O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recusou convite do presidente Lula para visitar o Brasil antes da eleição de 3 de outubro. Lula gostaria de usar a viagem para vitaminar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).
Segundo a Folha apurou, Lula atribui a recusa a dois fatores: divergências na política externa entre Brasília e Washington e uma suposta interferência dos Clinton para que Obama não fizesse uma visita que pudesse virar ato eleitoral pelo PT.
A diplomacia americana argumenta que seria inusual para a política externa do país uma visita do presidente dos EUA às vésperas de uma importante decisão eleitoral.
Mais: a política externa americana não tem como prioridade para o segundo ano de governo de Obama uma visita ao Brasil.
INFLUÊNCIA
Segundo um ministro, o governo brasileiro acredita que o bom relacionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e com a atual secretária de Estado, Hillary Clinton, frearam uma aproximação maior de Lula com Obama.
Na versão desse ministro, houve gestões do PSDB com os Clinton para evitar o encontro antes das eleições e, por extensão, um benefício eleitoral a Dilma.
A recusa provocou decepção no governo brasileiro, que via na oportunidade uma forma de demonstrar o prestígio de Lula no mundo e na América Latina.
Também foi entendida como um recado do presidente americano de que, se o Brasil vai se contrapor aos EUA em assuntos como o Irã, o país deverá arcar com alguma retaliação política da maior potência do planeta.
Apesar das negativas oficiais, Lula e sua chancelaria trataram com líderes mundiais e outras diplomacias do futuro do petista.
Publicamente, Lula trata com desdém a possibilidade vir a ser secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) ou presidente do Banco Mundial.
Nos bastidores, porém, acalenta esperança de ter uma função de relevo na política internacional. Da Folha de S. Paulo desta terça-feira
MEU COMENTÁRIO: Obama pode ser tudo. Menos tolo. É o presidente da Nação mais importante do mundo.
Tudo isso parece piada. Mas os jornalões e seus jornalistas obsequiosos tratam toda essa galhofa com seriedade.
E os galhofeiros ainda têm a coragem de acusar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Bom, um governo que fez um dossiê contra a falecida esposa de FHC sob a coordenação da Dilma, é capaz de tudo.
Toda essa prática de Lula e seus sequazes é ridícula.
CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
terça-feira, maio 25, 2010
OBAMA RECUSA CONVITE DE LULA PARA VISITAR BRASIL. PETRALHAS CULPAM FHC...HEHEHE
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
5/25/2010 04:25:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Afinal qual seria vantagem do Obama vir ao Brasil?
Lula não deve desanimar. Pode convidar para visitar o Brasil e prestigiar a Dilma diversas otoridades, por exemplo: O beiçola de Caracas, O ditador da Coréia do Norte.
Concordo totalmente. Esses palhaços acham que Obama é otário como eles mesmos. Engano grosseiro: Obama nunca foi vagabundo de sindicato...
Então até os petralhas concordam que o FHC é verdadeiramente "o cara".
Falta de proteína na infância dá nisso.
Por que Lula não convida um presidente africano? O do Gabão, por exemplo.
hehehe!
E por que não convidar o ET de Varginha?
O PT e o ET... tudo a ver!
Divertido rsrsrs FHC tá podendo rsrs
O megalomaníaco não se toca que a" politica externa" dele, se MACOMUNDO com toda sorte de bandidos tem conseguencias?
Essa gentalha do PT é mesmo salafraria e sem vergonha, a politica economica herdada não é creditada a FHC e sim a Itamar
(esse coitado) agora toda mancada deles é " culpa do HOMEM?
Era só o que faltava: lula querer transformar Obama em cabo eleitoral da boneca inflável. É um ridículo mesmo. Que vontade de dar-lhe um pontapé no traseiro...
Postar um comentário