Já está disponível no YouTube um seqüência de vídeos com discurso completo de José Serra, na Convenção Nacional do PSDB, realizada em Salvador, na Bahia e que oficializou sua candidatura à Presidência da República. Em post mais abaixo transcrevi o discurso na íntegra.
O vídeo acima é o primeiro da série. ClicandoAQUI vocês acessam o YouTube e lá poderão ver toda a seqüência. Este discurso de José Serra é um texto de importância histórica, porquanto analisa o quadro político e institucional brasileiro sob o governo petista e alerta para ações que ameaçam os fundamentos da democracia brasileira. Tanto é que já na abertura de seu pronunciamento o candidato tucano faz uma defesa intransigente da liberdade de imprensa, à qual não concede adjetivos, enquanto frisa não ver condições de desenvolvimento econômico e social em uma Nação quando lhes são sonegadas as liberdades democráticas.
Por tudo isso e para que fique registrado aqui no blog, decidi, além da publicação da íntegra do discurso já postado mais abaixo, oferecer aos leitores a possibilidade de ver os vídeos. Uma coisa é ler, outra é ver José Serra dando vida ao texto que concluiu na última semana enquanto amargava um desses resfriados de começo de inverno. Tanto é que há pouco, pelo Twitter, quando ele avisava que os vídeos já estavam disponíveis, lamentou a rouquidão.
Apesar desse contratempo gripal, Serra deixa transparecer aquilo que é a característica mais importante para concorrer a um cargo eletivo, sobretudo dessa magnitude, que é a vontade! A vontade de ser o Presidente do Brasil. Dois componentes devem ser analisados nas ações empreendidas pelos seres humanos: a inteligência e a força de vontade. A primeira, a inteligência, indica o caminho certo a percorrer; mas é a segunda, a força de vontade, que leva os seres humanos a irem à frente, a vencerem os obstáculos e, por fim, trilharem vitoriosos o caminho certo apontado pela inteligência.
Serra reúne, sem qualquer dúvida, esses dois componentes que se concluem com mais um formando o tripé que confere atributos fundamentais a quem deseja alcançar o cargo mais importante do país: a inteligência, a vontade e um terceiro super importante, que é a perseverança. Estas são também as qualidades inerentes aos líderes.
Recomendo que prestem a atenção nas palavras de José Serra. Reflitam e analisem, debatam com seus familiares e amigos, retransmitam este post por email, usem também as redes sociais, como Orkut, FaceBook, Twitter. O Brasil pode mais e só depende de cada um de nós.
Esta eleição presidencial, mais do que tudo, decide o futuro institucional do Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário