TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 23, 2010

TRIBUTARISTAS AFIRMAM QUE ESQUEMA DA NOTA FISCAL BRASILEIRA DE SERRA É VIÁVEL. CONSUMIDOR TERÁ IMPOSTOS RESTITUÍDOS

O candidato tucano ao Planalto, José Serra, afirma que, se eleito, criará a nota fiscal brasileira nos moldes da Nota Fiscal Paulista, implantada em sua gestão no governo de São Paulo (2007-2010).

Para o advogado tributarista Walter Cardoso Henrique e o consultor tributário Clóvis Panzarini, a ideia é aplicável. "Viável é, porque a Receita já tem software para esse tipo de acompanhamento eletrônico", diz Henrique.

"Não é difícil, e a vantagem é que reduz carga tributária que recai sobre o contribuinte. Se o presidente quiser devolver [imposto], pode fazer isso", diz Panzarini.

O programa Nota Fiscal Paulista começou em 2007 e restitui ao consumidor, via nota fiscal com CPF ou CNPJ, 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento comercial.

Os créditos podem ser usados para desconto no IPVA ou transferidos para conta corrente ou poupança.

O programa pode ser usado para a restituição de outros impostos, diz Serra. Da Folha de São Paulo desta quarta-feira

4 comentários:

Escatopholes disse...

Agora os estados estão esfolando os cidadãos através do esquema da substituição tributária, que nada mais é do a cobrança dos impostos antes que o fato gerador ocorra, e tudo isso abençoado pelo planalto. O esquema da substituição tributária é a forma sublimiada de aplicar pesados aumentos de impostos sem necessidade de aprovação nas câmaras estaduais, como era no tempo em que era necessário discutir o aumento do ICMS e isso gerava um grandes desgaste aos governantes.
Aí, para não dar muito na vista e para que o sempre-ingênuo povão exerça o seu papel de "fiscal do Sarney - versão 2.0", restituem uma esmola como se fosse o pagamento por exigir nota fiscal de tudo.
Brevemente, quando esse esquema da substituição tributária for totalmente implantado, o povão irá ver quanto as mercadorias irão custar devido aos impostos velados que cedo ou tarde aparecerão no preço final do produto.

Anônimo disse...

Sou fã deste projeto. Quando vou para a Europa sempre aproveito para receber parte dos impostos de volta nos embarques de retorno e invejava os Europeus. Grande Serra!!!
Parabéns Aluizio pelo blog, sempre nos informando com seriedade e rapidez.

Anônimo disse...

Sou adpto do Programa Nota Fiscal Pta desde 2007,
ano passado paguei parte do IPVA do meu Gol, esse Ano paguei total do Gol e da Moto 125cc,
e nesse ano já enviei p minha C/C mais de 350 reais, e ainda tenho uns trocadinhos lá, portanto está provado que é Bom e Funciona,
Leigos dizem:
é uma forma do Gov saber qto ganho,
meu dinheiro Não é Roubado, Não sou Político nem recebo dinheiro de nenhum,
declaro IR como manda o Figurino,
Por que temer???

Cactus disse...

Isto é uma pilantragem. Nós pagamos impostos para que o governo fiscalize os comerciantes. O governo não contrata funcionários e nem fiscaliza como deveria, só desvia dinheiro, aí faz a população de idiota fiscalizar para ele pagando uma esmolinha ridícula. Eu não peço essa desgraça de "paulista". Ô povo burro.