TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, agosto 27, 2010

MOVIMENTO 'SUL É O MEU PAÍS' JÁ PLANEJA LANÇAR CURTA METRAGEM QUE ENFOCARÁ A HISTÓRIA DO SEPARATISMO SULISTA

1° congresso do movimento em Taquaras (RS) e o protótipo da bandeira
O novo presidente do Movimento Sul é o Meu País, Celso Deucher, de Brusque (SC) está anunciando no site dessa organização que nos próximos meses a entidade lançará um documentário em filme curta metragem a respeito das propostas e ações desse movimento que postula a independência do Sul do Brasil. A intenção é utilizar a plataforma do YouTube e demais mídias digitais para postagem do documentário concedendo, assim, amplo acesso também aos internautas.

O filme consistirá numa narrativa da história do ideal independentista que tem sua origem no século XVI com a luta de Sepé Tiarajú, índio Sulista que pela primeira vez gritou ao mundo que “esta terra tinha dono” e foi massacrado com o seu povo por este ideal.

"Sepé é sem dúvida o pai de nossa causa e Anita Garibaldi, mais tarde, veio a ser a mãe da Pátria Sulista”, diz Deucher. O curta fará uma viagem no tempo dando ênfase para os momentos em que floresceram na América Portuguesa este sentimento, até a criação oficial do Movimento o Sul é o Meu País, em 1992.

Também será produzido um documentário com cerca de vinte minutos de duração com enfoque especifico para as propostas do Movimento. Para essa tarefa Deucher indicou e a Assembléia Geral aprovou o nome do primeiro vice-presidente nacional Israel Martins, que já atua profissionalmente no setor. Martins comprometeu-se a dar inicio imediato a essas ações. “Em seis meses é possível que já tenhamos pronto o documentário sobre o Movimento”, disse Israel. Para ler mais sobre O Sul é o Meu País clique AQUI  


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

27 comentários:

Rodolfo Bauer disse...

Já está mais do que na hora. Depois desta eleição aí, com o resto do Brasil elegendo o PT, ficou claro que nós sulistas queremos um outro país.

Anônimo disse...

Sou nordestina,paulista de coracao,filhos paulistas, me incluam nessa aí.Estou com voces.

Karin disse...

Pergune para os separatistas se eles não podem incluir São Paulo neste Sul?

Anônimo disse...

Estou com a Karin: São Paulo pode fazer parte do Sul?

Aluizio Amorim disse...

Karin e Anônimo:
recomento que vocês entrem em contato com o pessoal do movimento Sul é Meu País lá no próprio site deles. Eu estou apenas noticiando esse movimento que não deixa de ser algo interessante e que realmente precisa ser pensado. Obrigado.

Anônimo disse...

alô Aluizio
tenho a declaração de "ESTA TERRA É NOSSA" arquivada em AGENDA,mas não sabia a origem e creio que é esta que citas no texto.
Vai ela aqui em linguagem que suponho seja ORIGINAL:

"NHANDE COIVE ORE RETAMA"
Não me pergunte de onde veio que faz tanto tempo que "nem me alembro"
Deveria ser até o "mote" da campanha.

abraços
karlos

Anônimo disse...

Muito bom - mais que na hora. Me lembro de uma outra campanha de separação nos anos 80. Não por acaso tenho uma revista publicada pelo movimento até hoje...

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Sou nordestina, paulista de coração, filhos paulistas, me incluam nessa aí. Estou com vocês.

27 Agosto, 2010
Karin disse...

Pergunte para os separatistas se eles não podem incluir São Paulo neste Sul?

27 Agosto, 2010
Anônimo disse...

Estou com a Karin: São Paulo pode fazer parte do Sul?

Não só podem como devem -- a idéia é deixar o que é ruim para trás e ir em direção ao progresso...

Anônimo disse...

Eu só não sabia que o sul do país é a terra livre de toda e qualquer canalhice, da honradez imaculada. Não é com separatismo que o Brasil se tornará melhor, seja a parte do "norte" ou a parte do sul. Parece-me muito mais um movimento racista.

Aluizio Amorim disse...

CANALHICE? Eis a qualificação da quebra de sigilo da RECEITA FEDERAL! E os petralhas aplaudem! E para variar acusam o SUL de racismo. Isto é uma tremenda mentira. Justo aqui no Sul que há colônias alemãs, italianas, polonesas, japonesas e por aí a fora e todos são respeitados e nunca houve racismo. A sua acusação é mentirosa! Pode-se não concordar com o movimento separatista, mas não há nada de racismo nisso aí.

Anônimo disse...

Petralhossauro na área!Deve ser militante da stella e da ideli (argh!). Vade retro e não chegue por aqui.
Fogo nelle!
Eduardo.45

Anônimo disse...

É racismo, sim ! E eu não sou petralha! Votarei em Serra e jamais votei em Lula, que é apenas um calhorda. Todas as colônias que você citou são de europeus.
O caminho para a construção de um Brasil cada vez melhor e mais forte é a união entre todas as regiões e o combate à safadeza que se espalha. O movimento separatista já é tradicional no Sul, embora também já tenha acontecido em Pernambuco, por exemplo. Todos os separatistas se sentem melhor do que os demais irmãos brasileiros, especialmente os que nasceram acima do Estado de São Paulo. Partem do pressuposto de que o MAL só existe nos estados que não contam com uma grande colônia europeia. Os estados do Sul são de pessoas puras, honradas, enquantos que as demais regiões só contam com salafrários. Aliás, aqui no Brasil, com em outros países ( vide o caso da Itália ), as regiões mais ricas querem sempre se livrar das mais pobres. O Brasil é uma federação e todos os entes desta federação devem se esforçar para que o progresso atinja todas as regiões. Todos, do sul ou do norte, leste, oeste ou nordeste, devemos nos irmanar para que o país se torne melhor para todos, combatendo as injustiças e a corrupção que o acometem. Não é com secesssão que nos tornaremos melhores. Aliás, o próprio termo "botocudo" que o senhor usa para qualificar os demais habitantes do país é extremamente precoceituoso.
Sou um leitor assíduo do seu blog e no geral concordo com suas análises. Só não posso concordar com sua defesa de separatismo.

Anônimo disse...

A proposta de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é ótima.
São Paulo já um país.

Aluizio Amorim disse...

Pode discordar do separatismo, só não pode é lançar sobre o Sul e pecha de racismo. Isso não corresponde à verdade.

Manoel Francisco Gomes disse...

Quero deixar claro que não lancei sobre o Sul a pecha de racista.Não é o Sul -- compreendendo todos os seus habitantes -- que deseja se separar do Brasil. O senhor é uma pessoa culta e sabe ler muito bem. Suas análises políticas costumam ser boas. Chamo de racista o movimento que evidentemente congrega uma minoria de sulistas.
O Brasil é meu país e unido PODE MAIS, inclusive para eleger José Serra presidente (diga-se de passgem, é também de esquerda, embora seja uma pessoa decente, além de ter experiência e competência para governar o país; daí meu voto ) e mandar pro inferno de uma vez por todas os calhordas comunistas distribuídos nas siglas partidárias PT ( o pior de todos os partidos de esquerda, justamente porque está no poder), PSB, PCO, PSTU, PSOL, PCB, PCdoB, além da base alugada.
Mais uma vez afirmo que não sou petralha, e em nenhum momento escrevi qualquer coisa que ofendesse os sulistas, a quem respeito, como respeito os habitantes da outras regiões. A eleição de petistas não se deve apenas aos habitantes acima do Sul. Lembro que o PT ficou 12 anos na prefeitura de Porto Alegre e ocupou o governo do RS com Genro e Dutra. Neste momento, Yeda Crusius, que faz um governo que colocou a economia gaúcha nos trilhos, corre o risco de perder para o PT ( Tarso Genro) ou o PMDB, justamente os partidos que arruinaram a economia do Estado, e que foi saneada, repito, pela atual governadora, uma paulista competente que abraçou o Rio Grande do Sul como se fora sua terra natal, assim como eu, que sou nordestino, adotei São Paulo , onde estudei, trabelhei e muito e onde me aposentei e continuo a viver.
Este comentário segue com o meu nome completo, ao contrário dos anteriores que constam como anônimos. Tenho dezenas ou talvez centenas de comentários publicados em diversos blogs, especialmente no Geração Y, e também no Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e outros menos cotados, nos quais deixo claro minha posição anticomunista. Ser contra a separatismo não é sinônimo de ser petralha. Nada impede que o movimento separatista esteja repleto de petralhas. Por que não ?

Anônimo disse...

Entre as colonias citadas que escolheram o Sul para viver, evidentemente nemtodas são de origem europeia. Relendo o texto, percebi que fora citada a colonia japonesa. A maior colonia japonesa está em São Paulo, e orgulho-me de ter tido entre os integrantes, ótimos colegas de trabalho, bons vizinhos e até amigos. Também tive bons colegas do RS e de Santa Catarina, descendentes de italianos e de alemães, sendo deste último estado um de meus mais queridos amigos. Graças a Deus não alimento qualquer tipo de preconceito quanto a cor, etnia, origem ou gênero. Para mim o importante é que sejam seres humanos decentes.

Anônimo disse...

É legítima a aspiração do movimento " O Sul é o meu país".
Este é um desejo antigo e histórico baseado em ideais comuns, divergentes do racismo.
A natureza nos dá exemplos diários da sua diversidade inteligente.
Os botocudos ou similares existem queiramos ou não, dentro da diversidade, o problema é quando há desequilíbrio a presença deles se torna preponderante, o que não faz parte do propósito da diversidade inteligente, é uma anomalia.
Com certeza, se os botocudos prevalecerem, será outro caos, não o país do nosso ideal.

Aqui não, jacaré... disse...

Essa é exatamente a máxima de Stalin: Acuse-o do que você faz, xingue-o do que você é...

Anônimo disse...

Eu sou contrário ao preconceito, ao bairrismo e eu concordo que o sul nao é superior a nenhuma regiao desse país. No entanto, para que um povo e uma naçao se desenvolva é necessário uma identificaçao cultural com a sua gente, com os seus costumes e com as suas aspiraçoes e necessidades. A centralizaçao histórica política e administrativa do país, e a fragmentaçao que decorre disso, distorce por completo um sentido de comunidade que nós deveríamos ter. Eu já morei na Europa e eu sinto que é isso que falta para o Brasil, esse senso de comunidade que existe mesmo em países cosmopolitas como a frança. Portanto, sou a favor de uma autonomia maior das regioes. Afinal, porque me preocupar com o conjunto se ele é tao diferente assim da parte? Eu quero que o dinheiro do meu trabalho seja investido na minha regiao e nao injetado no nordeste por exemplo. Pode parecer egoísmo, mas eu estou simplesmente defendendo os interesses da minha regiao, da minha cidade, da minha comunidade e dos meus filhos. Sou a favor do movimento.

Anônimo disse...

Eu sou contrário ao preconceito, ao bairrismo e eu concordo que o sul nao é superior a nenhuma regiao desse país. No entanto, para que um povo e uma naçao se desenvolva é necessário uma identificaçao cultural com a sua gente, com os seus costumes e com as suas aspiraçoes e necessidades. A centralizaçao histórica política e administrativa do país, e a fragmentaçao que decorreu disso, distorce por completo um sentido de comunidade que nós deveríamos ter. Eu já morei na Europa e eu sinto que é isso que falta para o Brasil, esse senso de comunidade que existe mesmo em países cosmopolitas como a frança. Portanto, sou a favor de uma autonomia maior das regioes. Afinal, porque me preocupar com o conjunto se ele é tao diferente assim da parte? Eu quero que o dinheiro do meu trabalho seja investido na minha regiao e nao injetado no nordeste por exemplo. Pode parecer egoísmo, mas eu estou simplesmente defendendo os interesses da minha regiao, da minha cidade, da minha comunidade e dos meus filhos. Sou do Sul e sou a favor do movimento!

Anônimo disse...

sou nordestino e concordo com o separatismo; não apenas entre o sul e o ne, mas entre os nordestes e entendo ate que o rs queira ter um movimento independente do sulino, por que se acham a parte na região, nos "suis"; do mesmo modo que existem diferenças regionais no ne tambem; o norte do ma-pi, o sertão setentrional/central/do so-semi-cerrado, o reconcavo-grande recife, etc..são regiões muito distintas no aspecto etnografico/etno-cultural e afins; e mesmo na divisa de certas áreas como o ne de pe e se da pb há bem mais afinidades que por exemplo entre o so de pe e o sul do ce..ou seja, o sertão setentrional de pe tem mais a ver com o sertão meridional do ce que com a zona da mata pernambucana que fica no mesmo estado..só pra citar um exemplo!quem mais votou na dilmeca e a elegeu: am, pi, ce, ma, ba, pe, mg e rj..

Anônimo disse...

eles só falam de rascismo por que a grande maioria do sul é branca daí já arramjam desculpas.
são paulo já fez parte da região mais o ibge o incluiu no sudeste.
são paulo tem um movimento separatista próprio ou dois.
viva o sul! de cada 100 reais que são paulo entrega para brasília só 11 voltam!!1 e sp consegue ser o que é só com 11%, imagina com os 100%!!!!! primeiro mundo em 20 anos ou menos. o sul tmb!!

nossa cultura não aparece na TV nem nesta novela a vida da gente, que tem gente até com sotaque carioca!!
a maioria odeia samba, carnaval, mumba meu boi essas porcarias. gostamos é de chimarrão! ( não todos não estou generalizando mas todos que conheço adoram chimarrão.

Anônimo disse...

são paulo já fez parte da região mais o ibge o incluiu no sudeste.

SIM, O CUDESTE É UMA FUSÃO DO SUL SETENTRIONAL COM O LESTE CENTRO-MERIDIONAL; ISSO FOI UM PROJECTO DE FURTADO E DE JUSCELINO; MAS SP HOJE EM DIA POUCO TEM A VER COM O SUL, JA NÃO É MAIS ITALIANO COMO ANTES..MAS TAMBEM NÃO PARECE COM O RIO E MINAS-ES, ETC..PARECE UMA TRANSIÇÃO

Anônimo disse...

viva o sul! de cada 100 reais que são paulo entrega para brasília só 11 voltam!!1 e sp consegue ser o que é só com 11%, imagina com os 100%!!!!! primeiro mundo em 20 anos ou menos. o sul tmb!!

NA VERDADE SP SÓ ARRECADA MUITO POR QUE RECEBE MUITO INVESTIMENTO POR CENTRALIZAR MUITAS SEDES DE EMPRESAS QUE IRIAM TER SEDES PROPRIAS NO RESTO DO PAÍS CASO ESTES VIRASSEM PAÍSES..O PESO DE SP DIMINUIRIA MUITO SEM OS OUTROS DE QUINTAL PRO CARTEL MERDIATICO DE SP E SEM SEUS MERCADOS SERVINDO DE BUCHA DE CANHÃO PRA SUSTENTAR O SUPERAVIT PAULIXO NO SETOR PRIVADO PARA QUE ESTE ARRECADE MAIS AS CUSTAS E EM DETRIMENTO ALHEIO..UM MERDIL SEM DATENA, FAUSTÃO E OUTRAS MERDAS = PARAÍSO - VÃO LOGO EMBORA KK

Anônimo disse...

nossa cultura

MAS QUE CULTURA?..O CHICO BENTO?..O JECA TATU DO MAZZAROPPI?..KK..VC´S SÃO TÃO COLONIZADOS QUE É TIPO ASSIM: A BAHIA EXPORTA O SAMBOSTA PRO RIO E VC´S PLAGIAM UM PLAGIO DE UM PLAGIO NO DESFILE DAS ESCOLAS..DEPOIS NA FLORIDA OS NIGGERS DETURPAM A MUSICA ELETRONICA E CRIAM O MIAMI BASS..OS FLUMERDENSES COMO SEMPRE ROUBAM TUDO DOS OUTROS TIPO COMO A CALÇADA DE MANAUS-LISBOA E A COPACABANA DA BOLIVIA-ANDES..DAI AGORA OS PAULIXOS TIPO AQUELE QUE O IRMÃO MORREU DE MENOR FICAM PAGANDO PAU PRAS FAVELAS VIZINHAS..KK..E OLHA QUE VC´S TEM CARTEL PROPRIO, TEM POPULAÇÃO MUITO MAIOR MAS NÃO CONSEGUEM GERAR NADA PROPRIO TAL COMO A BAHIA O FEZ, O RS, PE, ETC..

Anônimo disse...

PORRA, SE ESTADOS COM CULTURA PROPRIA TIPO BAHIA E PERNAMBUCO TIVESSEM METADE DO SUBSIDIO CARTELOIDE QUE VC´S TEM O LIXO DE JANEIRO QUE TAVA DANÇANDO AXÉ E FUNK..SE SÓ COM UM PEDAÇO DO CARTEL DE VC´S DIVULGANDO O AXÉ BAIANO NOS 90S ATE A MULHER MELANCIA TEVE COMO INFLUENCIA A CARLA PEREZ IMAGINA SÓ COM CARTEL PROPRIO..VC´S TEM A FERRAMENTA MAS NÃO TEM CONTEUDO..KK

Anônimo disse...

VC´S NO MAXIMO CONSEGUEM METER SERTANOJO UNIVERSITARIO NO HINTERLAND DO NE NA ZONA DO FORRÓ MAS POR QUE ALI ELES NÃO SE DÃO AO VALOR..NÃO PERCEBEM QUE VC´S INVADEM A ZONA DELES SEM DEIXAR O MERCADO DE VC´S SER INVADIDO..SÓ NO SUPERAVIT ARTIFICIAL