TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, outubro 22, 2010

É A DEMOCRACIA, ESTÚPIDO! {Sobre o editorial da Folha de S. Paulo

Editorial da Folha de são Paulo desta sexta-feira não pode ser mais calhorda e mentiroso ao querer igualar Serra e Dilma, afirmando que teríam pontos programáticos similares. Tenta também comparar o atentato sofrido por José Serra no Rio de Janeiro com um saco d'água atirado sobre o capô do veículo da candidata em Curitiba. Ora, todos sabem que o comportamento dos tucanos nunca foi de confronto e de ataques em bandos contra adversários. O episódio do Rio de Janeiro é inaudito na história das campanhas eleitorais no Brasil antes do PT chegar ao poder. A oposição não costuma agir nunca dessa forma abjeta, mas tem sido vítima dessa solerte e truculenta prática do PT.

As reportagens veiculadas pelo Jornal Nacional e Jornal da Globo desta quinta-feira simplesmente foram ignoradas pelo editorialista, ainda que o próprio jornal no seu noticiário de primeira página faça alusão àquilo que foi sim, um atentado cometido pelo PT contra o candidato José Serra e que Lula zombou. As reportagens da Rede Globo não deixaram nenhuma dúvida sobre o atentado a Serra. Está provado.

A Folha de São Paulo tornou-se um jornal ridículo. Ou o editorialista e os filhos do falecido Frias estão fechando os olhos oportunisticamente para o solapamento da democracia que o PT e Dilma tentam a levar adiante, ou são simplesmente idiotas e cretinos. É claro que a última hipótese não é plausível.

O que move a Oposição e seus milhares de militantes na internet, fato que assombra o PT e a própria Folha de S. Paulo, é a questão de ordem política. Pontos programáticos são apenas uma moldura a enquadrar a interrogação sobre o futuro da nossa democracia e da nossa liberdade. Esta é a questão que não pode ser desprezada porque é real. A democracia defendida pelo PT é a mesma de Hugo Chávez e demais tiranetes latino-americanos.Tanto é que Lula já afirmou várias vezes que há democracia até demais na Venezuela, onde os bate-paus de Chávez fazem diariamente o que fez o PT nesta quarta-feira no Rio de Janeiro.

Todos sabem que o PT deseja reformar a Constituição ao seu modo destruindo as liberdades democráticas. Está aí o PNDH3 que defende o controle da mída, eufemismo que significa o amordaçameto da Imprensa. Sem imprensa livre tem-se uma ditadura pura e simples. A censura é a primeira providência tomada por qualquer tipo de tirania logo que toma o poder.

Dito isto, só me resta proclamar: "É a democracia, estúpido!"

Transcrevo o editorial da Folha de S. Paulo, onde toda a estupidez é afirmada com a costumeira arrogância desse jornaleco que se acha acima do bem e do mal e que se transformou num bajulador dos coveiros da democracia. O título é "Descontrole" e o PT e oposição são colocados no mesmo patamar, o que é uma deslavada e afrontosa mistificação. Leiam:

Os incidentes ocorridos nesta quarta-feira, durante caminhada do candidato José Serra (PSDB) no Rio de Janeiro, e com a candidata Dilma Rousseff, do PT, ao desfilar ontem em carro aberto em Curitiba, constituem sinais de que a campanha eleitoral ameaça atingir um novo grau de exacerbação.
 
Não houve maiores consequências, felizmente, nos dois episódios. Serra foi atingido, sem ferir-se, por um objeto na cabeça, ao passo que um balão de água foi jogado sobre o capô do automóvel que transportava Dilma.


É todavia preocupante uma situação na qual candidatos se vejam ameaçados em sua integridade física ao circularem pelas ruas e buscarem contato com o eleitor.
 
Antes mesmo que um arremesso alcançasse o candidato do PSDB, militantes de seu partido e ativistas do PT entraram em conflito. Um candidato derrotado a deputado estadual pelo PT, ao lado de um sindicalista da área de saúde, chamava Serra de "assassino", supostamente por discordar de sua política de combate a endemias; cabos eleitorais tucanos rasgaram cartazes; petistas avançaram; o tumulto terminou envolvendo cerca de cem pessoas.

 
Ganha configuração real, assim, um processo que, no mundo virtual e midiático, já ocorria de forma desenfreada. A violência simbólica -organizada em máquinas de rumores, insultos, panfletos e imagens a serviço dos dois candidatos- atingiu na atual campanha presidencial um nível de exaltação poucas vezes registrado no país.

 
O mais curioso, nesse fenômeno, é que as paixões políticas não parecem encontrar, no perfil das duas candidaturas à Presidência da República, razões suficientes para se desencadearem com tal vigor. Entre Dilma e Serra, há provavelmente mais áreas de concordância do que pontos de genuíno conflito programático.

 
Adeptos de uma e outra candidatura projetam, sobre ambas, um conteúdo ideológico que, no plano das alianças e compromissos reais, nenhuma delas se dispõe a explicitar, nem dá mostras de possuir. Descolados da realidade, ou movidos pela conveniência pessoal mais mesquinha, militantes e cabos eleitorais se entregam a uma cruzada de intimidação e truculência.

 
A esse tipo de comportamento, o presidente Lula deu um indireto estímulo. Enquanto a candidata Dilma Rousseff repudiou formalmente a agressão cometida contra José Serra, o presidente da República saiu-se, bem a seu estilo, com acusações e tiradas de humor primitivo, que mais caberiam a um arruaceiro presente no episódio do que a alguém imbuído das responsabilidades de seu cargo.

 
Não é novidade esse tipo de comportamento; a novidade é que, com esse gênero de exemplo, seus correligionários dão mostras de se sentirem autorizados para superar, em grosseria e descontrole, as lições do mestre.


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

11 comentários:

Anônimo disse...

Nem vou ler, é mais um lixo da Folha.

Ferreira Pena disse...

Aluizio, o que está acontecendo é que as versões que o PT cria sobre os fatos são tidas como verdadeiras por muita gente. E pouco adianta expor a verdade. A Farsa fala o que quer, agride tudo e todos, e fica por isso mesmo. Dá nojo ver a Farsa interpretando seu papel, numa peça teatral contra a democracia. O que parte da igreja católica ajudou a criar, com sua versão de justiça social, foi esses dois monstros que agora nos assusta, o PT e a Farsa. E pior, estão fora de controle: querem agredir, mentir, querem sangue, se for necessário à vitória deles. Serra Presidente!

Anônimo disse...

Prezado Amorim,
Primeiro, cumprimento-o pela sua cruzada em defesa da democracia.
Cruzada esta que é de todos nós.

Segundo: gostaria de saber da possibilidade de publicação em meu jornal virtual de São Paulo (zona Norte) da matéria do Dr. Nilson Borges F° sobre pesquisas eleitorais.
Cordialmente Morais
morais@jornalvirtualnorte.com.br

Honório Salgado disse...

Aluísio,

dado este editorial infame, vamos dar crédito ao instituto de ajeitamento estatístico da Folha? Se o Grupo Folha está engajado na campanha da medusa petista, mentindo em editoriais, dando guarida a calúnias em suas folhas impressas e on-line, por que só o seu instituto de pesquisa é um exemplo de honestidade?

Anônimo disse...

O que a Folha não entende (pura conveniência), é que os petistas foram deliberadamente ao local em que Serra fazia a caminhada, para desafiar, intimidar e impedir o candidato de fazer sua campanha de forma civilizada, de acordo com o que assegura a Constituição Federal.
Elles não estão nem aí para leis, para a Constituição. Se acham no "direito" de impedir o Serra de fazer campanha, e ponto.

Anônimo disse...

É Aluizio, o chefe da quadrilha se julga acima do bem e do mal. Infelizmente o povo não abre os olhos e não enxerga o que vem acontecendo no país. É a democracia se autodestruindo lentamente, mas de forma gradual. Serão necessários anos e anos para consertar esse estrago ético e moral promovido pela turma do PT.

Alexandre, The Great disse...

O PSDB parece acometido da Síndrome de Estocolmo. Apenas "parece", pois pode ser algo bem pior. Não existe outra explicação para tamanha covardia. Bastaria mostrar os FATOS, sem "tergiversar", nem "assacar".

Alexandre, The Great disse...

O PSDB parece acometido da Síndrome de Estocolmo. Apenas "parece", pois pode ser algo bem pior. Não existe outra explicação para tamanha covardia. Bastaria mostrar os FATOS, sem "tergiversar", nem "assacar".

El Príncipe Da Treta disse...

É o brasil esta numa situação que me da tristeza, hj tinha um no busão falando mal do serra que ele foi pro hospital por causa de uma bolinha de papel.. pois é eu fiquei pensando: tem pessoas que gostam de ser feito de troucha e não busca a fundo a verdade sobre os fatos.
Eu ainda desejo de coração que serra vença, porque o brasil precisa de um governo que não esteja comprometido com o foro de são paulo e o comuno-fascismo que lula e o pt fazem parte.

João Theodorico disse...

Prezado Amorim
Você tem toda a razão. Porém se é que se pode afirmar tais situações nos colocam a oportunidade de desmascarar alguns atores na peça da democracia. Um deles é a Folha, em quem sempre acreditei pois entendia que os jornais quantos menos dependesse da propaganda oficial, tanto mais poderia divulgar notícias sem tendencionismo. A Folha pela sua venda de exemplares se coloca na forma que se coloca acredito que é mais por defeito de formação histórica democrática dos seus editores, ou por verdadeiro mercantilismo, que nada tem com o papel que se espera da imprensa. É lamentável vê-la no mesmo patamar da Record, UOL, SBT, Isto É, dentre muitas outras.
A democracia sangra primeiro, o povo sangra depois.
Um abraço
João Theodorico

Anônimo disse...

O bebado precisa ser internado com a máxima urgência antes que cometa algum desatino que nos coloque em risco maior!
Ninguém tomará uma medida drástica?
FFAA, PM´s, patriotas, homens de bem, pagadores bovinos de impostos?
Ou vamos continuar nos submetendo ao lamaçal, à podridão moral dessa canalha?
Haverá tempo?
Eduardo.45