"O fato de que nosso Universo pareça milagrosamente ajustado em suas leis físicas, para que possa haver vida, não seria uma demonstração conclusiva de que foi criado por Deus com a intenção de que a vida exista, mas um resultado do acaso", explicou um dos tradutores da obra, o professor de Física da Matéria Condensada David Jou, da Universidade Autônoma de Barcelona.
Há 22 anos, em seu livro "Uma Nova História do Tempo", Hawking via na racionalidade das leis cósmicas uma "mente de Deus". O cientista inglês acredita agora que as próprias leis físicas produzem universos sem necessidade de que um Deus exterior a elas "ateie fogo" às equações e faça com que suas soluções matemáticas adquiram existência material.
Assim, aquela "mente que regia nosso mundo" se perde na distância dessa multiplicidade cósmica, segundo o tradutor.
MEU COMENTÁRIO: Sei para que as pessoas que crêem numa dinvidade que concebeu o universo e o governa é muito difícil conceber esta realidade, ou seja, a inexistência desse ente. Como já afirmei aqui inúmeras vezes sou ateu. Para os ateus a assertiva de Hawking é o mesmo que nada. Entretanto, saliento que como democrata e libertário jamais irei censurar os que crêem. Compreendo que, para os crentes, a hipótese da inexistência de tal divindade implique um sentimento de brutal abandono.
19 comentários:
Esse Stephen Hawking, precisava de dar uma conversada com o Olavo de Carvalho. Sairá de lá convencido de que Deus precede a matéria. Logo...
Isso mesmo, afinal tá dentro do alinhamento das direitas alimentar o messianismo religioso. Portanto como demotucano é bom ir se adequando a volta a Idade Média.
SC = Saudações Chavistas
O chavista aí está cantando de galo. Tomara que o novo-velho governo petralha não repita Collor, ou seja, não congele poupanças e demais investimentos. É só o que está faltando. Panamericano já acendeu a luz vermelha...
É impressionante, quando o sujeito deixa de acreditar em Deus começa a acreditar em tudo: estória da carochinha, papai noel...
Minha inteligência,não me permite o exercicio da fé religiosa,mas entendo os menos afortunados.
ABRAÇOS FRATERNOS
E mesmo In God I trust, se ele tivesse umas aulas com Olavao sairia de la atordoado e negando todas as suas conviccoes. Sera que ele nao percebe que a fisica nao haveria se nao houvesse Deus? Vai ver que ele tambem se acha um ser superior, so porque conhece muito da Fisica.Como voce sabe, nos que conhecemos Lula, que tambem se considera um ser superior, sabemos que ele e so um saco de m...@.
È por isso que as mentiras petralhas são assimiladas pela maioria da população. Uma mentira como essa de que Jesus é filho de Deus se sustenta há mais de 2000 anos. Como podemos esperar ceticismo ao petismo ?
Eh, Márcio ...! Que comparação capenga, hein?
Já imaginaram um mundo criado à imagem e semelhança de Hawkins?
Como você, meu caro Aluizio, também sou ateu. Igualmente, respeito a liberdade de crença, claro, desde que o crente não queira me converter. Odeio isso. Outra coisa de que não gosto é o fervor público, a necessidade que muitos crentes têm de demonstrar que são dessa ou daquela religião, que acreditam em deus, etc. Eu sou ateu e não saio por aí batendo no peito por causa disso. Cada um acredita no que quiser, ou não. Tudo deve ser respeitado, desde que não se misture com políticas de estado ou contrarie a lei. O grande problema é justamente este: os carolas querem que o Estado adote seus valores baseados em crenças religiosas.
O Dawkins tem uma polêmica (hipó)tese de que a ideia de Deus é científica, ou seja, que pode ser falseada, colocada à prova. Ainda não me convenci disso, pelo simples fato de que os crentes sempre poderão colocar deus antes matéria, como observou alguém anteriormente.
Enfim, acho que a tese do Dawkins e do Hawking ainda é claudicante, empiricamente quanto formalmente: não se pode falsear a existência de deus, nem se tem uma demonstração lógica de sua inexistência.
Paulo Henrique,
sua observação é procedente. abs
Resumindo: Crer em Deus e não crer em Deus, ambos são apenas crenças...
Alguém criou isso tudo que existe, tudo que vemos, conhecemos e sentimos. Isto é fato, não depende de filosofias, crenças, leis, inteligência ou a falta dela.Quem criou tem 100% de sua inteligência funcionando, poder que nenhum humano tem.Esta constatação não depende de ateus ou religiosos. É assim e ponto.A partir daí, aconteceram todas as coisas.E que maravilhas foram feitas por Deus! Pena que o homem, querendo ser o próprio Deus, tem acabado com quase tudo...estamos morrendo juntos: pelo mal uso das águas, excesso de lixo, morte aos animais, dizimando matas...
Minha inteligência, por isto, me permite o exercício da fé religiosa: agradeço a Deus por tudo e peço perdão a Ele pelos menos afortunados.
Marcio, TODOS somos filhos de Deus, ateus, religiosos, céticos, não céticos. Vá a Israel e depois refaça seu pobre e infeliz comentário sobre Jesus. Somente para lhe adiantar: uma mentira dura um tempo, mas não se sustenta por 2000 anos na Terra inteira!! A curiosidade me levou a buscar lá em Israel tudo o que se comenta aqui...
Claro, há que se deixar de acreditar em Deus para que se passe a acreditar em assassinos como chavez, fidel e outros... Pelo jeito esse tal de SC se encontra em estado terminal: a ponto de, não só lamber as botas do ditador, como ir de site em site para postar pérolas como essas...
Toda ordem e inteligência manifestadas no universo só poderiam ter origem em uma inteligência maior. Ou teremos que admitir que a ordem surge do caos e a inteligência surge da idiotia ou, ambas surgiram do nada...
A ciencia e sabedoria humana não chega aos pés da ciencia e sabedoria de Deus.Toda a filosofia,ciencia,etc.. do homem é insignificante;para se chegar a Deus precisa de fé, sem ela não tem como encontra´-lo. E entre o que o homem pensa e o pensamento de Deus, eu fico com Deus.Verdade absoluta.E a Biblia é a palavra de Deus.
Hawking acabou de criar um novo deus: o ACASO. Uma caneta não surge por acaso. Mas o Universo, com sua "pouca" complexidade, pode surgir por ACASO. É fantástico!!!
Minha inteligência me permite crer em Deus e, para mim, é uma das provas de sua existência, mas entendo os menos afortunados.
ABRAÇOS FRATERNOS
Um anônimo aqui já disse: crer em Deus, não crer em Deus são apenas crenças.
Racionalmente, é impossível provar a existência de Deus, assim como também é impossível provar sua não-existência. Logo, ser ateu é apenas uma questão de fé, ou uma forma de fé, tanto quanto crer em Deus. Não entendo por que ateus se julgam superiores, como um pobre infeliz aí, que se auto-intitula afortunado porque sua "inteligência" não lhe permite ter fé religiosa. Tem apenas fé anti-religiosa, que não sei por qual motivo, considera superior.
Talvez devesse meditar um pouco nas palavras de Benjamin Franklin: "Acreditar que o Universo, com tudo que contém, seja simples fruto do acaso, é o mesmo que acreditar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
Ao anônimo que postou:
"Minha inteligência,não me permite o exercicio da fé religiosa,mas entendo os menos afortunados."
Sua inteligência também não lhe permitiu aprender que não se coloca vírgula separando o sujeito do verbo, não é? Então faça um esforço maior desta vez: 'Minha inteligência não me permite...' (sem vírgula, tá?)
Quem sabe aprimorando a sua inteligência, ela acabe lhe permitindo enxergar além de seu próprio umbigo.
Postar um comentário