Um grupo de 60 indígenas kaingangs de Iraí, no Rio Grande do Sul, ocupou o Parque Estadual do Rio Vermelho, no Norte da Ilha, em Florianópolis, na noite desta terça-feira. Eles teriam vindo à cidade para vender artesanato durante o verão. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma), responsável pela área, alega que não autorizou a entrada dos indígenas no local.
De acordo com Augusto Ope da Silva, do Conselho de Articulação Indígena, o grupo reuniu-se no dia 8 de novembro com o Ministério Público (MP) Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial de Florianópolis para conseguir uma área no Parque até março.
Silva diz que os indígenas receberam um documento da procuradora Ana Lúcia Hartmann, do MP, autorizando a ida do grupo para o local, mas antes eles precisariam falar com a coordenadoria da unidade de conservação, na Fatma.
Por volta do meio-dia desta terça-feira, os 60 indígenas chegaram de ônibus a Florianópolis e foram ao MP. Como a instituição está em recesso, o grupo se dirigiu à Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial do município, de onde entrou em contato com a Fatma. O órgão estadual teria se recusado a atender os indígenas, que resolveram então ocupar o Parque.
O presidente da Fatma, Murilo Flores, confirma o recebimento do telefonema. Ele alega que o órgão não foi comunicado com antecedência sobre a vinda dos indígenas e que se recusou a receber o grupo porque o camping, que fica a 20 quilômetros do Centro de Florianópolis, deve ser reaberto ao público pagante na próxima quinta-feira.
Flores adianta que deve entrar na Justiça nesta quarta-feira para pedir a retirada dos indígenas do local. Uma reunião entre Fatma, Funai, Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial de Florianópolis e Ministério Público deve ser agendada também nesta quarta-feira para resolver o impasse. Do portal do Diário Catarinense
Foto de Hermínio Nunes, do Diário Catarinense
CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
quarta-feira, dezembro 22, 2010
ÍNDIOS GAÚCHOS OCUPAM PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO EM PRAIA DE FLORIANÓPOLIS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
12/22/2010 02:12:00 AM
Marcadores:
florianópolis,
INDIOS,
OCUPAÇÃO,
PARQUE,
RIO VERMELHO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Aluizio,
Sabe o por quê desse nominados de Indios e Hindas serem brotegidos sob broteção divina e Imbunis Impunis e Imbunis Imunis?
Esses são os chamados de Ibibra em Imigra aumentado para Imigrantes da chamada Bindi em Hindi e Bindira Gand em Mindira e Mintira Grand que foi divinizada por ocidentais por ser das pimeiras Bistas Mistas do Babo Bago Mago Pago que já foi chamado de Bababisbo em Baganismo Paganismo e Babãos Bagãos Pagãos que faz Apagão.
Os hoje chamados Riros e Riruais, são cópias desses, os Abad Abadi que dominam os English, onde ainda tem Abadia do Abadi Agadi God. Os Abad mudados para Brad, Abrad Grand em Grande para que te Agrade e vá para Braz das Grades, Braz mudado para Traz e por isso, Atrazo, mas é Abrazo Abraço que só cobra e Combra Abrazo Compra a Prazo.
Com muito Brazer Prazer Prazeirozo, a hoje "Religião" é cópia de seus Babos Magos e Magias Mogia. A Sudamérica é ocupada por esses que são disfarçados para você não entender a se faz adoração, os chamados Baz Paz Maz Max em Marx. O Bázibo é o Mazimo Máximo.
O Brasil e seus imbróglios. E é daqui pra pior. Esse país não tem solução no médio prazo ( 40 anos). E isso só se terminarem com 85% da demagogia cretina que faz parte do DNA da nação.
Também indios? aí já é demais!!!
Chega de bombachas e chimarrão. Marinas já!!!
Eduardo.45
Indios gordos....vida mansa.
Postar um comentário