TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 09, 2010

WIKILEAKS: QUANDO UM CRIME DE ESPIONAGEM PODE VIRAR UM NEGÓCIO RENTÁVEL NA INTERNET

Site já está na web e comercializa busca do material vazado
O WikiLeaks já começa a se desdobrar em outro sites paralelos e o estoque dos'cables já está sendo utilizado comercialmente, como por exemplo nessa ferramenta de busca CableSearch. O site é mantido pelo Centro Europeu de Pesquisa Assistida por Computador Eccar juntamente com a Associação Holandesa-Flamenga para Jornalistas Investigativos VVOJ.  

O site se propõe a fornecer os documentos à medida que o WikiLeaks vai procedendo o vazamento e formando um banco de dados. A ferramenta procura facilitar o acesso ao material pelos jornalistas, conforme consta na apresentação do serviço.

O esquema é o seguinte: o interessado inscreve seu email e passará a receber notificações das informações que solicita. O site oferece gratuítamente alertas com resumo semanal ou diário. Já para receber os resumos a cada quatro horas por email o interessado terá que pagar 10 euros por mês; a cada duas horas o custo se eleva para 20 euros/mês e a cada hora 25 euros/mês. Para ter a informação na hora em que é desovada pelo WikiLeaks terá que desembolsar 50 euros/mês. 

Como o WikiLeaks afirma possuir mais de 250 mil cables para vazar e calcula que uma pessoa para ler todo esse material levaria 70 anos, um fabuloso esquema comercial pela internet que começa a ser montado em torno desse crime de espionagem. Veja AQUI como funciona o CableSarch


5 comentários:

Anônimo disse...

É a banalização total da seriedade na condução da política e do 'stablishment' ocidental que existiu até há alguns anos. É a liquefação de países hegemônicos. É a subversão, inversão, deterioração dos Estados ocidentais. O assalto às soberanias. Há uma passagem no livro Apocalipse onde o SENHOR diz que todas as nações invadirão Israel, mas serão destruídas no vale que lá se chama Megido. Talvez seja o fato de que só Israel existirá como nação democrática e não seguirá a decadência que estamos assistindo.

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Também postamos para você este comentário que fizemos para o Blog da Lilicarabina, a respeito das recomendações do Lula ao seu Ministro da Justiça, para conceder Cidadania Brasileira ao Bandido Césare Battisti:

Lilicarabina,

As FARC, como tudo indica são a grande resposta.

O Césare Battisti deve saber ¨coisas¨do Lula que ainda não sabemos. É bandido protegendo bandido, buscando uma desculpa artificiosa pelo simples fato de ocupar à Presidência dessa República Petralha instalada no Brasil, apoiada por uns brasileiros sem escrúpulos e sem éticas, do tipo do SR. José Sarney, Presidente do Senado.

O STF se quiser ser independente realmente conforme à Constituição, deve postar-se na defesa intransigente da Legalidade e da Legimitidade, dentro dos fundamentos de uma Democracia consolidada e de uma nação civilizada. Devendo exigir que o SR. Lula Caterva, hoje, na Presidência da ¨República¨, extradite o bandido Césare Battisti, assassino cruel e que matou cidadãos italianos, dentre eles um açougeiro pai de família.

Infelizmente, este é o ônus que estamos pagando por reagir contra esses terríveis fatos praticados por Lula e sua Caterva do Poder, contra às nossas Instituições Democráticas, dentre elas o STF e a Justiça do Brasil.

Att. Madeiro.

Atha disse...

Lula critica prisão de Julian Assange. 'O rapaz foi preso e não estou vendo nenhum protesto pela liberdade de expressão', diz presidente. Será por quê? Por quê será que Lula passou a fingir que é pela Liberdade de Extressar, se Franklin Martins diz o oposto? Como se sabe, Martins foi à Europa copiar o que ainda existe de sensura para impor acá aquí.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um veemente discurso de protesto contra a prisão do de Julian Assange, fundador do site Wikileaks, responsável pelo vazamento de 250 mil telegramas diplomáticos do departamento de Estado dos EUA. Ao encerrar a solenidade de balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lula cobrou uma reação dos veículos de comunicação em defesa da liberdade de expressão.

"O rapaz (Julian Assange, fundador do site) foi preso e não estou vendo nenhum protesto pela liberdade de expressão. Não tem nada. O rapaz apenas colocou "no site" o que leu. O culpado não é quem divulgou, mas quem escreveu (os telegramas)", afirmou Lula, arrancando risos e aplausos.

Se Lula for à Suica e se encontrar com o Prezidenti, vai defender que Assange deve ser prezo porque desrespeitô as/os autoridades dezautorizados.

Atha disse...

Será que isso é efeito Assange? Se for, estão confundindo Alios com Bubalhos.

Manifestantes atacam carro do príncipe Charles em Londres.
Lata de tinta foi atirada ao veículo, quebrando uma janela; o príncipe e a sua mulher não se feriram.

Manifestantes em Londres que protestam contra o aumento nos custos do ensino universitário atacaram o carro em que o príncipe Charles e sua mulher, Camilla, trafegavam.

A BBC apurou que os manifestantes atiraram uma lata de tinta no veículo, quebrando uma de suas janelas, enquanto ele se deslocava até o tradicional teatro London Palladium, no centro da cidade.

O príncipe e Camilla não se feriram e mantiveram os planos. Ao chegar ao teatro, os dois aparentavam tranquilidade.

Por que agredir o Rei Charles se é apenas fugurativo dos tempos passado?

Atha disse...

EUA dizem a Lula que prisão de Assange não está relacionada ao WikiLeaks. Lula vai dizer: "eu não sabia".

A prisão do criador do WikiLeaks, Julian Assange, aconteceu por acusações que não têm relação com os vazamentos de documentos secretos dos Estados Unidos. A declaração é do porta-voz do Departamento de Estado em reação a crítica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"As acusações pelas quais Assange foi preso não têm nada a ver com WikiLeaks", afirmou o porta-voz, Charles Luoma-Overstreet, em uma mensagem enviada à AFP.

Nesta quinta-feira, Lula disse que deveria haver protesto contra a prisão de Assange. Ele afirmou que o erro não é dele que divulgou, mas dos diplomatas que fizeram os documentos.

"O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão. Não tem nada contra a liberdade de expressão de um rapaz que estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram", disse, durante balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), no Palácio do Planalto. (durante Balanço do PAC que Balança ms não cai, ou já caio e ninguém vio?).