TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, janeiro 03, 2011

CUIDADO! ERRO NO PREENCHIMENTO DE CHEQUE PODE TRAZER ABORRECIMENTOS E MULTAS. LEMBRE-SE QUE ESTAMOS EM 2011!

Neste comecinho de 2011, os lojistas voltaram a conviver com um erro comum dos consumidores na hora de preencher o cheque.

Patrícia, nesta segunda-feira (03), pagou com cheque a instalação de um som no carro. Foi cuidadosa pra não escrever 2010 em vez de 2011. Ela já errou em outras viradas de ano e foi chamada pelas lojas.

“Fala assim: ‘olha, você errou a data, vamos trocar e tudo’. Tem que recorrer à loja, trocar o cheque, fazer outro cheque”, conta a psicóloga Patrícia Sanavia.
De acordo com uma lei federal, os cheques só podem ser descontados até seis meses após a data preenchida. A desatenção na hora do pagamento pode dar muita dor de cabeça.

Se o cliente não for localizado pela loja pra trocar o cheque com data errada, que tenha sido devolvido pelo banco, o nome dele pode ser incluído na lista de devedores do SPC.

“É fundamental que o consumidor também coloque no verso do cheque algum tipo de contato. Porque, a partir do momento em que se caracteriza e se confirma esse equivoco, o lojista tem condição de entrar em contato com ele para poder se substituir esse cheque por um com data atualizada”, explica Gilberto Dias, gerente do Procon de Minas Gerais.

O uso de cheques tem caído no país. Em 2002, eles representavam metade dos pagamentos. Em 2009, apenas 15%. Mas ainda são muito usados para compras a prazo. É o conhecido sistema do cheque pré-datado.

Alessandra chegou a preencher pré-datados pra quitar prestações de um imóvel. Como o contrato com a imobiliária prevê multa por atraso no pagamento, a devolução de um cheque por causa da data pode custar caro.
“Você tem que parar e pensar pra poder colocar a data correta. Na hora de preencher, eu tenho de parar e raciocinar “2011” pra não errar”, revela a advogada Alessandra Lopes. Do portal G1

Um comentário:

jânio disse...

O comerciante que aceita cheque com data errada também tem culpa. É obrigação dele conferir os dados do cliente e do cheque.