O Parlamento Europeu pediu nesta quinta-feira, 20, que o Brasil que 'revise a decisão' de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti para a Itália, segundo informou a agência AFP. A resolução foi adotada em sessão plenária em Estrasburgo, França .
Os deputados pediram que o Brasil encaminhe o novo pedido do governo italiano de revisar a extradição de Cesare Battisti e estude formas de garantir a correta interpretação do Tratado de Extradição entre os dois países. O texto aprovado por 83 votos a favor, um contra e duas abstenções.
Os deputados também pediram ao serviço diplomático da União Europeia que estabeleça um diálogo político com o Brasil e garanta que todas as decisões adotadas respeitem plenamente os princípios fundamentais do bloco.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu no dia 31 de dezembro, seu último dia de governo, não extraditar o ex-militante de esquerda Cesare Battisti, condenado por assassinato e considerado "terrorista" pela Justiça italiana. A decisão causou uma série de protestos na Itália, que chamou seu embaixador a Roma para consultas. A disputa voltou para o Supremo Tribunal Federal, que deve analisar a situação do italiano em fevereiro.
Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos quando integrava o grupo radical Proletários Armados pelo Comunismo na década de 1970. O julgamento aconteceu à sua revelia. Battisti está preso desde 2007 em Brasília a pedido das autoridades italianas. No último dia 6, o presidente do STF, Cézar Peluso, negou pedido de soltura de Battisti e reabriu o caso. Do portal do EstadãoCLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
2 comentários:
E não é a primeira vez, Amorim. Em 2009 houve uma reunião no Parlamento Europeu sobre a recusa em extraditar Battisti e eles lá estavam furiosos com a decisão do Brasil. Na época tive acesso, pela net, à palavra de cada participante dessa reunião. Mas não me lembro mais como consegui entrar, foi por acaso.
Veja a resolução no documento:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2010:067E:0146:0147:EN:PDF
http://en.alleanzanazionale.it/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=123
Deixa o terrorista assassino rsrs aqui é lugar deles.
Vai ganhar um empregão no governo federal, talvez assessor de assuntos terminais , quem sabe...
esse governo precisa de uma assassino profissional, os nosssos não podem dar as caras.
celso Daniel...
Falar nisso, cadê Franklin Martins?
Somos um país de sem vergonha governados por sem carater...
Postar um comentário