O Banco do Japão (BOJ) manteve nesta terça-feira as taxas de juros entre 0% e 0,1% e melhorou sua avaliação sobre a economia japonesa ao assinalar que sai "gradualmente" da fase de desaceleração.
"Espera-se que a economia japonesa saia de sua fase atual de desaceleração e retorne ao caminho da recuperação moderada", indicou um comunicado emitido pelo BOJ após sua reunião mensal de dois dias, destinada a analisar sua política monetária e a situação da economia do país. O organismo regulador também indicou que a produção e as exportações japonesas dão sinais de alta, em um contexto em que a economia mundial começou a crescer novamente liderada pelas economias emergentes e exportadoras de matérias-primas.
Além disso, o BOJ assegurou que manterá sua política de flexibilização monetária e os esforços para manter a estabilidade do mercado financeiro e impulsionar o crescimento econômico do país.
A decisão de manter as taxas de juros entre 0% e 0,1%, nível em que se encontram desde outubro, inscreve-se nessa política, segundo o BOJ.
A reunião do Banco do Japão foi concluída um dia depois de o Governo do Japão anunciar que o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 1,1% entre outubro e dezembro na comparação anual, o que representa a primeira queda desde o período julho-setembro de 2009.
O número confirma a ascensão da China à condição de segunda maior economia do mundo, deixando o Japão para trás.
Segundo as estimativas divulgadas pelo BOJ em janeiro, a economia japonesa crescerá 3,3% no ano fiscal de 2010, que será concluído em março. Do portal Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário