Jato Lineage já foi pintado com as cores oficiais da Presidência |
Outros nove jatos foram negociados. Dois deles para servir ao Palácio do Planalto. Os outros para clientes que exigem segredo de suas identidades. O mais recente, um empresário da Jordânia, sentou no sofá de lã irlandesa de bordo no dia 3 de dezembro de 2010. Dilma fará isso nas próximas semanas.
Dilma Rousseff vai ter um avião de príncipe árabe no hangar do Grupo de Transporte Especial, o esquadrão da Força Aérea responsável pelo frota da Presidência da República. É um Lineage, o mais caro e o maior jato da Embraer, uma versão especial para 19 passageiros do modelo 190, que normalmente leva até 122 pessoas.
Salas de estar, refeições, reuniões e suíte com ducha, cama e TV |
Cheio de eletrônica e luxo, cada Lineage não sai por menos de US$ 50,4 milhões. Dilma, no entanto, não está comprando a aeronave, nem vai pagar pelo uso - a Embraer está emprestando o modelo para o GTE sem custos. Sob a matrícula FAB 2592, o grande jato será usado para substituir os dois Emb-190 comprados pelo ex-presidente Lula para viagens locais e regionais.
As duas unidades vão para a revisão ao longo deste ano. A presidente vai usar o Lineage nesse período. Coisa de um ano, talvez pouco mais que isso. O jato já foi pintado com as cores oficiais da Presidência e recebeu a insígnia.
Eletrônica de última geração: internet em toda a cabine |
Luxo e desempenho. O arranjo interno é soberbo. A cabine é dividida em cinco áreas. Tem quatro salas: de estar, de refeições, reuniões e uma ampla seção privativa. Há ainda uma suíte isolada, com ducha, cama e televisão. O bagageiro pode ser acessado em voo. Os passageiros dispõem de dois ou três lavatórios. A rede internet está disponível em toda a cabine. O conjunto eletrônico é de última geração - um sistema Honeywell Primus Epic, com cinco telas de controle multifunção em cristal líquido. Texto e foto do portal do Estadão
4 comentários:
Dizem que o problema de voar não é subir, mas descer. longe de mim...
Aluizio,
Essa foto que orna a matéria é antiga, do primeiro Lineage entregue à FAB.
Confira aqui:
http://moraisvinna.blogspot.com/2009/08/novo-embraer-190-bartolomeu-de-gusmao.html
E a configuração interna apresentada é material de propaganda da Embraer, muito diferente daquela dos Lineage da Presidência.
Pois se assim fosse, conforme apresenta o Estadão, a aeronave não comportaria o número de passageiros que transporta, conforme matéria da Veja do iníco de 2010.
Confira aqui:
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/aviao-fab-desembarca-brasileiros-estavam-chile
O Estadão escorregou feio ao ilustrar a matéria, comprometendo a crítica que seria cabível à negociata.
O Avião da notícia é igual ao da foto mas não é o da foto.
E a equipagem interna da aeronave é uma mera possibilidade proposta pela Embraer nos seus comerciais, sem qualquer relação com os exemplares fornecidos à FAB.
Jacutinga
Ela, pelo jeito, quer matar Lula de inveja.
Ao menos escolheu um avião brasileiro, da Embraer....
Postar um comentário