TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, abril 27, 2011

BRASIL À BEIRA DE GRAVE CRISE ECONÔMICA

Esta é a capa da Folha desta quarta-feira. A matéria de economia está num cantinho. A manchete é um tema alternativo. É muito mais cômodo malhar o Congresso Nacional porque passa uma idéia de que o jornal é crítico e independente, ainda que Renan na Comissão de Ética seja uma excrescência. Mas o noticiário econômico é que deveria ser a manchete do jornal. O assunto no entanto foi ardilosamente desidratado mas todos sabem que o governo do PT está num beco sem saída. Li a matéria sobre a nervosa reunião da Dilma com empresários. É praticamente um press-release palaciano. Não há um artigo analítico sequer sobre a grave crise econômica que colocou o Plano Real num buraco com o retorno da inflação que já faz picadinho com os salários. Essa reunião do tal Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social esteve mais para um banquete de abutres. A capa da Folha de S. Paulo de hoje comprova o que tenho afirmado aqui no blog: a grande imprensa brasileira - salvo raríssimas exceções - é parceira do PT na arte de maquiar os fatos e de criar a falsa ilusão de um crescimento econômico que contrasta com os fatos. Abaixo, mesmo antes de ver a Folha escrevi o comentário que segue com base em matéria que está no site da revista Veja. A rigor foi o que encontrei de mais conseqüente e que permite antever o que pode vir por aí.
Reproduzo matéria que está no site da revista Veja e que vai diretamente ao ponto. A valorização do real decorre da diferença brutal entre as taxas de juros dos Estados Unidos e do Brasil.  Quem acompanha o blog deve se lembrar quantas vezes adverti que o índice de inflação no Brasil sempre foi maquiado com base no torniquete da taxa de juros que há anos é das mais altas do mundo.
Na minha modesta opinião qualquer medida adotada nestas alturas quando o caso é de crise econômica brava, não surtirá efeito.
O remédio terá de ser amargo para solucionar no longo prazo o problema. A responsabilidade por esse descalabro é do governo do PT. Usou e abusou do dinheiro público com gastos astronômicos para eleger o poste Dilma. Adivinhem quem pagará a conta? A verdade continua sendo escondida pelos grandes veículos de comunicação, mas o certo é que o Brasil está à beira de uma crise econômica profunda gerada pela megalomania do lulopetismo. Não foi por falta de aviso. Leiam e vejam o que pode vir por aí:
Apesar de todas as medidas que o governo vem adotando para segurar a queda do dólar, a moeda norte-americana não pára de cair. Nesta terça-feira, o dólar fechou em queda de 0,57%, cotado a 1,564 real, aproximando-se do piso estabelecido há mais de doze anos. "O dólar basicamente está mantendo sua tendência de baixa, e o ambiente melhor no exterior potencializa isso", comentou Ovídio Soares, operador de câmbio da Interbolsa do Brasil.
Grande parte da queda do dólar é explicada pela diferença entre o juro cobrado no Brasil e no exterior. Com taxas bem superiores no mercado interno, investidores captam no exterior e aplicam aqui. A diferença entre as taxas é o lucro.
"Enquanto o governo americano continuar com essa política de injetar dinheiro na economia, vamos ter muita liquidez e investidores ávidos por elevados retornos. E com 12%de juros ao ano, o Brasil permanecerá um paraíso para eles", disse Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora.
Investidores e analistas estão atentos à reunião do banco central americano (Fed) a partir de amanhã. Estará em discussão a eliminação do mecanismo de recompra de títulos do Tesouro americano em junho, como previsto inicialmente, e as medidas necessárias para enfrentar o período de maior oscilação previsto para os meses seguintes.
A principal decisão do Fed dirá respeito ao mecanismo de injeção de 600 bilhões de dólares na economia ao longo deste semestre, por meio da recompra de títulos do Tesouro. Trata-se do programa que afastou o risco de deflação nos EUA e estimulhou a retomada de investimentos no mercado de ações e em outros ativos com maior risco.
Ao final da reunião, o presidente do Fed, Ben Bernanke, dará sua primeira entrevista coletiva desde 2006, quando assumiu o posto. Há ainda a expectativa de sinalização da autoridade monetária americana sobre o aumento dos juros no curto prazo.
A decisão deve afetar o fluxo de dólares para os países, principalmente os emergentes, como o Brasil. Não por acaso, a principal recomendação do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial (Bird) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (PID), há duas semanas, foi de preparação dessas economias para uma eventual saída de capitais, em busca de retorno financeiro mais atraente e da segurança dos papéis americanos.
Se de fato isso ocorrer, o real pode até se desvalorizar frente ao dólar, o que deve pressionar ainda mais a inflação no Brasil.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu desejo é que essa folhinha,jornal chinfrim petralha, falisse.

Anônimo disse...

Aluizio presta atenção nos noticiarios da globo,essa semana eles insistem em falar pro cosumidor exigir nota fiscal atitude correta vale salientar,mas pq agora eles meio q subliminarmente kerem q o brasileiro pague mais impostos,sera falta de dinheiro nos cofres publicos? E tbm pq eles kerem q os estados arrecadem mais?sera q é pra tirar do gov.federal a maior carga nas reformas pra copa e olimpíadas? eu sou leigo posso ta falando besteira mas pq a globo tbm não cobra do Gov.federal mais transparencia com o dinheiro arrecada!
Amadeu

Nanda disse...

Eu imaginei que o brasil estava entrando em crise observando diariamente como o preço das coisas está aumentando. Pelo visto o brasileiro está cego, ainda tem muita gente comprando que nem louco e fazendo muitas dividas por ai, eu já tô é me preparando para o pior....

Anônimo disse...

Bom,era o que esperavamos de um governo perdulário.O povo vai custar a perceber que esta sustentando uma casta de marajas que gastam muito mais que arrecadam ,em festas,viagens,automóveis,caviar,vinhos,plasticas e remendos pelo corpo todo ,enfim...tão acabando com o BRASIL.
O Lula só falava essepaiz,acabou com todas as comemorações civicas e com a identidade do brasileiro,dividindo a nação entre raças e pobres e ricos.Agora juntar a massa falida que é o povo brasileiro,para colocar o Brasil nos eixos,esta cada vez mais dificil,dai só nos resta resmungar e esperar por algo surreal,para apear essa gente do poder...rs.
ABRAÇOS FRATERNOS

Anônimo disse...

caro, amigo tenho uma pequena loja de roupas e do mes 03 ate mes 05 deste ano vendi muito bem, mas no mes 06 e neste mes está muito fraco, será que já tem haver com alguma crise economica?