TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, abril 15, 2011

DE VOLTA ÀS CAVERNAS

Depois de dar um passada de olhos na Folha de São Paulo e de resto os demais veículos da grande imprensa brasileira, torna-se uma tarefa enfadonha estruturar algum tipo de análise política que se refira ao Brasil. O tom do noticiário desta sexta-feira reflete apenas uma frase do Fernando Henrique Cardoso que recomenda ao seu ondulante PSDB que não gastar vela com defundo ruim, ou seja, não adianta tentar ser simpático para os bolsas-família que, por ironia, foi um estamento por ele próprio criado. 
Tem razão. Os bolsas-família não representam apenas um eleitorado cativo do PT, mas mas a essência e a razão da existência de toda essa boçalidade que tipifica o petismo. Se o Brasil um dia crescer economicamente e sua população praticar o exercício de pensar o primeiro partido que desaparecerá do cenário político brasileiro será o PT.
Minha análise sobre o Brasil e a América Latina não pode ser explicada através de conceitos da filosofia política. O certo é que se for para encontrar o fio da meada que deu origem à sociedade brasileira tem-se que compulsar compêndios de zoologia.
O tipo brasileiro encaixa-se perfeitamente entre os animais ruminantes, quadrúpedes e orelhudos, sendo o burro ou o jegue o modelo padrão. 
O que afirmo pode ser chocante, mas é honesto. 
A evolução da espécie, segundo Darwin, não significa progresso mas sim mutações em razão de adaptação ao meio. Esse processo evolutivo não tem solução de continuidade e, por isso, continua e continuará ocorrendo enquanto o planeta não virar poeira cósmica.
Por uma miríade de infinitas variáveis no curso desse processo evolutivo certas espécies de chimpanzés se transformaram no que os otimistas designaram como 'homo sapiens'. Surpreendemente pequena parcela da humanidade conseguiu diferenciar-se dos quadrúpedes e foi essa diminuta espécie quem deu a conformação para denominada cultura ocidental.
Ocorre que a evolução prossegue e esse ramos de humanos dotados de inteligência podem estar se adaptando ao meio ambiente social que é constituído de maioria completamente estúpida e com o cérebro atrofiado por razões que a própria razão que resta desconhece. O impacto de infinitas variáveis determina a evolução da espécie e parece que a humanidade já iniciou o caminho de volta às cavernas.
Apenas em algumas regiões do Globo percebe-se ainda a existência de 'homo sapiens' mas no geral predominam espécies completamente irracionais.
No Brasil e no resto da América Latina há fortes indícios de que suas populações sequer chegaram à condição de 'homo sapiens' permanencendo numa espécie de 'limbo' evolutivo. Ergueram apenas as duas patas dianteiras, mas o cérebro continuou embotado. O mesmo se pode dizer com relação às sociedades afro-asiáticas.
O exemplo mais eloqüente que dá consistência à minha intuição decorre do conteúdo veiculado pelos órgãos de comunicação, justamente por que são o mecanismo que reflete a média do pensamento e interesse da sociedade. 
Tudo o que afirmei pode parecer absurdo. Mas se pensarmos bem há evidências de sobra indicando que o retorno às cavernas já foi iniciado.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

12 comentários:

Sergio disse...

Todos os dias ao ler os jornais, nos deparamos com noticias distorcidas e tendenciosas de jornalistas que nos tratam como estupidos.os seres humanos parecem estarem indo mesmo de volta as cavernas,exemplarmente temos o presidente da maior naçao do mundo fazendo papel de idiota e capacho de paises islamicos .

Anônimo disse...

Dr. Aluizio esse texto e' um primor...que infelizmente reflete a realidade gritante do cenario mundial e em especifico o Brasil.
Como eu odeio essa comunistada maldita.

Anônimo disse...

Alô Aluizio
e o Tio Sam continua a fazer das suas:
http://www.youtube.com/watch?v=7ziaJI0C5xk&NR=1

para terminar a semana em bom astral.

abraços

karlos

Anônimo disse...

Grave!!
Como o nobre blogueiro é advogado, sugiro-lhe; e a seus leitores a leitura do artigo no LINK abaixo.

Abs

http://www.youpublic.com/noticia/alguem-ai-quer-bater-o-recorde-do-assassino/

Anônimo disse...

BOLÍVIA: PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO ÀS CAPITAIS BLOQUEADAS! CONFLITO SE TORNA VIOLENTO!

(La Razon, 15) La huelga general indefinida convocada por la Central Obrera Boliviana (COB) ingresa hoy a su noveno día y las protestas de los sectores afiliados al ente matriz de los trabajadores se tornan más violentas. Los bloqueos y las marchas, además, se extendieron a todo el territorio nacional.

(El Deber, 15) Sobe a tensão social e não há diálogo. Os protestos da COB -confederação obrera boliviana- contra a política econômica do Governo, chegam ao nono dia. Os bloqueios de ruas e rodovias aumentam e se agrava o problema.

(El Dia, 15) Protestos por salários fazem Evo Morales fugir de Tarija. Trabalhadores cumpriram sua advertência e bloquearam estradas em todo o país. Presidente teve que escapar de uma violenta manifestação em Yacuiba. Ex-Blog do Cesar Maia

Anônimo disse...

Animais falantes Aluizio...apenas animais falantes....

Anônimo disse...

Eduque mal seu filho(a).
Dê-lhe tudo quanto é mordomia.
Não imponha limites morais, éticos ou sociais. (Nem religiosos! Sei que você se declara ateu Aluizio, porém é inteligente e sabe que a "boa" religião impõe "freios morais" válidos para a maioria dessa manada, não é mesmo?)
Junte tudo isso e verá a manada...digo, a sociedade brasileira.
Será o "grandioso destino" desta nação virar um misto de Cuba-Venezuela e África?!

Unknown disse...

FHC tem total razão em ser assim, como eu,ateu.Afinal,como acreditar em um deus que o fez:culto inteligente e visionário mas em um lugar estranho lotado de incultos e cegos

Anônimo disse...

Vivemos a Era da mediocridade, que tristeza!

Anônimo disse...

PERU: EM BASE A PESQUISA E RESULTADO, PROJEÇÕES PARA O SEGUNDO TURNO!

1. As pesquisas realizadas antes das campanhas eleitorais e da entrada da TV dão vantagem aos nomes mais conhecidos. A campanha -últimos 60 dias- já tem um eleitor sendo informado e passam a ser muito mais confiáveis. Não é assim em países com sistema binário e parlamentar, onde primeiro-ministro e líder da oposição são permanentemente candidatos potenciais e têm ampla visibilidade o tempo todo do mandato. Nos EUA, as primárias também dão a visibilidade requerida e as pesquisas posteriores já são confiáveis. Mas não é assim na América Latina.

2. Usemos no Peru a pesquisa Ipsos-Apoyo, de maior confiabilidade, realizada 60 dias antes da eleição. Nela, Toledo tinha 20%, Keiko 15%, Castañeda 11%, PPK 6%, Humala 8%. 40% não haviam se decidido. Na eleição, 10% foram votos brancos e nulos. Subtraindo, temos 30% de indecisos na pesquisa de fevereiro.

3. O resultado da eleição, incluindo brancos e nulos, foi: Humala 28%, Keiko 21%, PPK 17%, Toledo 14% e Castañeda 9%. Somando os três últimos que defendiam propostas convergentes de base liberal e de continuidade dos últimos 10 anos das gestões de Toledo e Garcia, temos 40%. Na pesquisa de fevereiro, eles somavam 37%. Portanto, pode se supor que o crescimento de PPK se deu na transferência de voto entre eles, especialmente de Toledo a PPK. Esses 3% de diferença ficam como margem de erro da pesquisa.

4. Dessa forma, todo o crescimento de Humala e Keiko se deu entre os indecisos que, uma vez informados na campanha, simplesmente passaram a marcar quase o mesmo que Humala obteve em 2006 (26% + esquerda que desta vez não lançou candidatos e apoiou Humala), e o que é considerado pelos analistas o voto duro do fujimorismo, ou 20%.

5. Portanto, o segundo turno ocorrerá por atração do voto duro liberal e de continuidade, que representam entre 35% e 40% do eleitorado. O mais provável é que a abstenção+branco+nulo, 20%, cresçam no mínimo para 30%, e que os votos disponíveis estarão na faixa dos 25% a 30%. Muito dificilmente haverá condução de voto, por conta do desmanche de Toledo e Castañeda. Já os 17% de PPK, tem uma faixa do eleitorado jovem que optou por ele por razões lúdicas e não políticas. Fiquemos com 15% do voto duro de PPK -liberal aberto, com sotaque norte-americano- que irá para Keiko.

6. Com isso, o primeiro movimento deverá ser engrossar Keiko, passando de 21% para 36%. Se for assim, e usando a média dos votos disponíveis, ou 27%, Humala estará disputando os votos de Toledo e Castañeda, ou 23%, menos os que não votarão, talvez uns 5%. Sobram 18%.

7. Para se igualar com Keiko + PPK, ou 36%, terá que agregar 8 pontos daqueles 18% ou 44% desses e disputar os restantes, ou 10%. Tarefa difícil para Humala, a menos que Toledo e Castañeda tornem abertas e explícitas e integradas as suas posições e saiam de cima do muro e justifiquem a seus eleitores o porquê. O longo segundo turno, de 55 dias, permitirá fazer projeções nas pesquisas Ipsos-Apoyo a partir do dia 25 de abril, quando decantar a eleição para os 23% de Toledo/Castañeda. Keiko parte como favorita, mas a dinâmica da campanha dirá se há como Humala se tornar confiável.

8. Finalmente, há o fator Alan Garcia, que fez um excelente governo, mas que só tem a confiança de 30% do eleitorado. O mais provável é que se omita e se guarde para voltar a se candidatar em 2016, como ele mesmo afirma.

EX BLOG DO CESAR MAIA

Anônimo disse...

Aluizio, esse Karlos com K de kamarada comunista é cheio dos querê...

Anônimo disse...

Busca
< VoltarBlog do editor
Magnho José


18/04/2011 16:44:23

Governo contrata blogueiro aliado

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão do governo federal, dispensou licitação para contratar por R$ 660 mil os serviços do jornalista Luis Nassif pelos próximos 12 meses. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, na edição deste domingo. A decisão é do dia 8 de abril e foi publicada nesta sexta-feira(15) no Diário Oficial da União. A presidente da EBC, Maria Tereza Cruvinel, é quem assina o "ato de inexigibilidade de licitação". Luis Nassif, dono de um blog pró-governo, será contratado, segundo a EBC, "para a prestação de serviços jornalísticos" com uma remuneração mensal média de R$ 55 mil. Ele vai trabalhar na TV Brasil, braço da EBC. (Claudio Humberto)