TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, abril 12, 2011

DILMA MENTE AO IGUALAR DIREITOS HUMANOS NA CHINA E NOS ESTADOS UNIDOS

Para não falar besteira, às vezes é melhor ficar calado.Esse é o conselho que a diplomacia brasileira deveria ter dado à presidente Dilma Rousseff, antes de sua visita oficial à China. Nessa terça-feira, ela reuniu-se com o colega Hu Jintao e afirmou manter em relação ao país asiático uma postura semelhante a que apresentou em relação aos Estados Unidos durante a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, no mês passado. "Temos a mesma posição que tivemos com os Estados Unidos", disse Dilma à imprensa, sem dar mais detalhes. "Todos os países têm problemas ligados aos direitos humanos", acrescentou. Ou seja, a presidente Dilma, comparou as condições de direitos humanos na China e nos Estados Unidos.

Dilma fez referência ainda à nota que divulgou com o premiê chinês, Hu Jintao, após seu encontro. Nela, os dois países se comprometem a "fortalecer as consultas bilaterais,  promover o intercâmbio de experiências e boas práticas" e lutar pelos direitos humanos, principalmente no que se refere ao combate à pobreza.
A presidente deve ter esquecido que a China é acusada pelos grupos de defesa das liberdades fundamentais de violar sistematicamente os direitos humanos dos opositores e dissidentes. Os chineses também não hesitam em prender para fazer com que se calem. No início desse ano, uma ONG com sede em Hong Kong registrou mais de 3.500 casos de detenções arbitrárias na China em 2010. Segundo o Centro de Informação dos Direitos Humanos e da Democracia (CHRD), os militantes dos direitos humanos sofrem uma "repressão severa" no país e na internet, que é objeto de rígida censura.

O relatório do CHRD foi divulgado num momento em que as autoridades chinesas, preocupadas com a repercussão dos protestos pela democracia no mundo árabe, lançam novas medidas para reprimir os dissidentes políticos. A organização reiterou ainda o pedido ao governo de Pequim para que liberte todos os ativistas dos direitos humanos detidos no país, incluindo o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2010, Liu Xiaobo.


No relatório anual também são mencionados ataques contra os blogs e sites de ativistas. As autoridades chinesas estabeleceram o que é conhecido como a "Grande Muralha de Fogo" (Great Firewall) para vetar temas como Tibete e direitos humanos, além de bloquear endereços. Assim, os internautas chineses ficam sem acesso a páginas como Facebook, Twitter e YouTube.
O mapa a seguir, lançado pela organização Freedom House, mostra quais países do mundo respeitam as liberdades individuais e os direitos humanos e quais têm o direito à liberdade comprometido. A Freedom House é uma organização independente que defende a expansão da liberdade no mundo, apoiando mudanças democráticas. Desde sua fundação, em 1941, a organização é um proponente de valores democráticos e um oponente de ditaduras. Do portal da revista Veja

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER 

Nenhum comentário: