TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, abril 20, 2011

MOEDAS NAZISTAS COMERCIALIZADAS NO BRASIL


Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas
Dia desses, depois de denúncias pela internet, a Renner retirou de suas lojas jaquetas contendo alusões ao nazismo, conforme noticiei aqui no blog. Agora aparece no site Mercado Livre a venda de um lote de moedas nazistas, como mostra os facsímiles acima. A discrição do produto é a seguinte: Alemanha Nazista Lote 10 moedas 10,5,1 Reichspfennig cunhadas pelo governo de Hitler nos anos de 1940/43. Informa também que as moedas procedente de um vendendo de São José dos Campos, São Paulo.
Em lestras miúdas informa o site: MercadoLivre não é vendedor deste produtos nem participa da negociação final entre comprador e vendedor, limitando-se a hospedar os produtos anunciados pelos usuários.
O que deveria ser deplorado é transformado em relíquia por esses fanáticos. O nazismo ocasionou a II Grande Guerra com milhares de mortos, sem falar nos 6 milhões de judeus que foram torturados selvagemente e queimados vivos nas fornalhas dos campos de concentração.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

17 comentários:

Gabriel Nunes disse...

Não entendi! Vender moedas da Alemanha nazista não é endossar ou praticar a doutrina nazista... Se eu tivesse um punhado dessas moedas eu as venderia de preferência a um museu como forma de preservar a história e não enaltecê-la. Qual é o problema? Tenho um amigo que como colecionador de armas tem uma pistola alemã da segunda guerra mundial com munição e tudo, eu mesmo já a empunhei, e ele nunca endossou nenhuma doutrina totalitária. Desde que as moedas sejam de origem legal, não existe nenhum problema em comercializá-las.

Joe Bass disse...

Olá Aluísio,
Concordo com o comentário de Gabriel Nunes de A à Z. Eu coleciono artigos da Segunda Guerra e tenho no meu acervo inúmeros ítens da ex-SS nazista entre várias outras relíquias das forças russa,japonesa, italiana, brasileira canadenses, inglesa, americana, norueguesa, além de relíquias das forças que serviram na África. Não simpatizo de forma alguma com nenhuma das doutrinas do eixo malígno da guerra e posso te afirmar que em encontros de colecionadores no mundo inteiro a compra, venda e troca de artigos das forças aliadas ou inimigas não é visto de modo algum como uma forma de idolatrar qualquer um dos lados mas sim como um apreço pela preservação da memória deste que foi o conflito mais sangrento da era moderna. Se você quiser pesquisar um pouco mais a respeito, posso te passar endereços de lojas especializadas em memorabilia da Segunda Guerra na Europa onde você pode encontrar até tanques de guerra completos, inclusives Panzers alemães além de uma infinidade de artigos das forças aliadas e inimigas. E são lojas estabelecidas legalmente, situadas em locais de grande importância histórica e que fornecem itens documentados e certificados.
Um Abraço

Anônimo disse...

Grande Aluizio
Numismatica e filatelia estão proibidas? caso sim, serei processado pois tenho selos nazistas, socialistas, e do resto do mundo. Até de governos que não existem mais.....

Boa Pascoa
patriota

Igor disse...

Texto confuso. Concordo com o companheiro acima. Estudar os objetos do nazismo é o papel natural de qualquer antropólogo, historiador, sociólogo e, inclusive, jornalista que você diz ser mas duvido bastante.

O Império romano matou centenas de milhares de judeus e cristãos, e aí, vai demolir o coliseu?

Zé mané!

Anônimo disse...

Tem gente que acredita que para apagar os erros cometidos no passado basta ocultar os fatos históricos. Meu prezado, a numismática é uma testemunha do passado, auxiliar da História. Não confunda colecionador com apologista do Nazismo. Mantenho em minha coleção algumas moedas alemãs do período nazista e reconheço o quão sinistro seja o símbolo que ela carrega, mas estamos longe de ser neo-nazistas. Como o Igor Guedes falou: "O Império romano matou centenas de milhares de judeus e cristãos, e aí, vai demolir o coliseu?" E informo que não coleciono apenas material numismático referente ao nazismo, mas também ao fascismo, comunismo, solialismo, capitalismo, etc.

Silvio disse...

Bem, na verdade acho tudo isso uma bobagem, a nazismo acabou a sessenta anos atras, e nao vai mais resurgir das cinzas.
Tenho algumas coisas sobre o nazismo, como marco de campanha com aguia e suastica, livros e gostaria de vender, se alguem estiver interessado.

luiz disse...

Idiota a pessoa que escreveu sobre as moedas. Não tem nada a ver, a historia
tem que mostrar os fatos como eles são, sendo bons ou ruins.Negociar moedas nazistas não é concordar com o nazismo.Querendo ou não o nazismo faz parte da história da Humanidade.

Anônimo disse...

concordo com o pessoal, nao defendo nenhuma dotrina nazista, porem, antes de julgar o que aconteceu naquela época, porque voce nao pesquisa a atualidade, pois se voce prestar atençao, em pouco tempo quantos milhares de inocentes morreram nas maos de bandidos, só aqui no brasil, quer mais nazista que assassino, estrupador, drogado e outros bichos mais que pode ate residir na rua da sua casa, alem de todas essas atrocidades que estao acontecendo nesse tal brasil de hoje em dia o coitadinho do ladrao de banco, traficante e estrupador, vai preso dando risada, pois ele tem direito a 916 reais de salario por filho, enquanto um pobre coitado que trabalhou anos por exemplo numa lavoura se aposenta com podre 622,00 reais,é justo, e a lei foi parar onde, na privada, pois direitos humanos so defendem bandido, hoje voce ve crianças criadas de nove dez anos saindo as ruas ouvindo funk, com palavriados que doutrinam a prostituição, drogas e outras coisas poluiveis a sociedade, tente pensar por esse lado, qual tempo é o 'mais nazista' néh, entao não podemos julgar uma simples venda de moedas nazistas, pois quem proporcionou a suastica foram os eua na primera guerra, todos aqui gostam da marca ralph laurem e outras de marca, os fabricantes destas roupas foram quem desenharam aas fardas nazistas e todo mundo usa ate hoje como utilizam tambem de inumeras tecnologias nazistas de capturados alemaes que ganharam cidadania nos eua para poderem produzir inumeras coisas, como a ida do homem a lua foguete espacial, vamos repensar um pouco mais antes de começarmos a julgar



grande abraço


ah pesquise bastente e tenha uma conclusao mais concreta, nao podemos deixarmos enganar e manipular coisas pela midia, procure conclusoes nas coisas menos significantes que a verdade aparece


ate mais

Anônimo disse...

silvio como faço p te contatar, como colecionador eu me interesso nos seus preodutos

Anônimo disse...

so fazendo uma correção nao foi ralph lauren e sim hugo boss

Anônimo disse...

Aluízio, por favor pare de escrever besteiras.

Anônimo disse...

caro escritor

desculpe, mas sua indignação é uma manifestação paranoica. Leia de novo seu artigo, e você verá até que ponto chegamos em aceitar mitos como verdades absolutas !! até as moedas !!! lamentável...
abraço

Anônimo disse...

Realmente o Jornalismo do Blog é Incorreto e Politico...

Prezado Aluisio Amorim, notou como é fácil deturpar os fatos? observe como manipulei o titulo de seu blog, apesar de uma opinião pessoal a mesma não deve ser usada com sensacionalismo...
Querer apagar o Holocausto ou o Nazismo é correr o risco de repiti-lo. Vamos aprender com a história e não tentar apaga-la.

Um pouco sobre a Suástica ou Cruz Gamada

A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços, apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que propriamente suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. Na China há um símbolo de orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas, bem como em outros países do extremo oriente.
Fonte: wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A1stica

Anônimo disse...

Adorei os comentários acima. Vamos lembrar que o Brasil também dizimou os paraguaios durante a Guerra do Paraguai. Vamos deixar de ser brasileiros por isso?

Unknown disse...

Postagem infeliz sobre um tema que, certamente, o "jornalista" desconhece: a numismática.

Anônimo disse...

E o que me diz de Che Guevara? Foi um homem tão cruel quanto Hitler e sua imagem é amplamente divulgada, se tornou marketing. Roupas, bebidas, etc; e ninguém fala nada, parece que o que ele fez foi até apagado da história. Agora moedas nazistas não pode, pq mimi mimi...

coelho disse...

Eu coleciono moedas, gosto daquelas que tem mais história, as nazistas e as do getto, tem muita histórias. Não faço apologias, mas é muito bom ter conversa falar de assuntos polêmicos, comparar a história, dentro de seu tempo é ser sábio. Serve de exemplo para melhorarmos mais, ajuda nos ensinamentos da vida, diferenciamos o que é bom e o que é ruim, esconder a verdade é a maior burrice da vida.