TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, maio 13, 2011

FEDERAÇÃO ISRAELITA MANIFESTA TEMOR PELOS ATAQUES ANTISSEMITAS DISSEMINADOS NO BRASIL DEPOIS DA PIADA DE DANILO GENTILI NO TWITTER

Nesta matéria do Estadão o Presidente da Federação Israelita de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, manifesta o temor pelos ataque antissemitas que são disseminados no Brasil, depois que o humorista Danilo Gentili resolver sarrar em cima dos judeus e o Holocausto, postando piada a respeito no Twitter. Fiz postagem mais abaixo sobre o caso e o retomo porque é importante ouvir o presidente da Fisesp. Ao final desta matéria reproduzo comentário feito pelo jornalista Reinaldo Azevedo em seu blog que está muito bom. Vale a pena ler:
A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) disse nesta sexta-feira, 13, que observa com "bastante preocupação" os ataques antissemitas desencadeados na internet com as mudanças do Metrô em Higienópolis. A associação pede aos usuários do Twitter que não repliquem nem respondam aos comentários, por entender que as ações ajudam na divulgação das ofensas. "Isso nos mostra que existe um antissemitismo enraizados em algumas pessoas", afirmou o vice-presidente da entidade, Ricardo Berkiensztat.

Ele disse que a Fisesp está "monitorando as redes sociais" e avalia medidas judiciais para que os envolvidos nos ataques sejam punidos pela justiça, e as mensagens retiradas da internet. "Vamos seguir a legislação brasileira. Quando nos sentirmos atacados, vamos requerer uma ação da justiça, porque isso configura discriminação e racismo", acrescenta.

Na quinta-feira, o humorista Danilo Gentili envolveu-se em uma polêmica na rede ao fazer piada com os moradores de Higienópolis. Berkiensztat, porém, disse não ver Gentili como antissemita. "Ele tentou fazer uma piada, mas foi extremamente infeliz e irresponsável. Falar algo entre uma roda de amigos é uma coisa, mas com um milhão e meio de seguidores (no Twitter) é outra", acrescentou. "O Holocausto é um tema muito sensível para nós, mexe com emoções e passado."
Segundo o vice-presidente, a entidade não pensa em processá-lo. Em vez disso, quer se encontrar com o humorista. "Vamos tentar agendar um encontro com Gentili para mostrar o que o Holocausto significa para o povo judeu", disse.
Ao Estadão.com.br, o humorista afirmou que seu comentário "de forma alguma" foi antissemita. "Estou tão acostumado a esse ambiente de comédia que acabo o estendendo ao Twitter. Tudo o que eu falo é para dar alegria a alguém", comentou. Ele disse conhecer o Holocausto "dos livros de história", mas adiantou que aceita o encontro com a federação israelita. "E se a comunidade judaica quiser, também faço um show para eles", concluiu. Do portal do Estadão
COMENTÁRIO DO REINALDO AZEVEDO: 
Já escrevi aqui que a boçalidade, o preconceito, o ressentimento, o rancor e, por que não?, o anti-semitismo vêm de uma mesma matriz. A partir de matérias alopradas publicadas pela imprensa, surgidas do que chamei aqui de “pobrismo”, todas as indignidades vieram à luz. Como Higienópolis é um bairro que reúne um grande número de judeus, o anti-semitismo aflorou.

Danilo Gentili é um humorista. Sua profissão é fazer graça. O humor patrulhado pelo politicamente correto vira aula de educação moral e cívica. Mas atenção! Isso não significa que tudo lhe seja permitido — ou, para dizer de outra maneira, pode até ser, mas o humorista não está acima da lei. Se estivesse, teríamos quatro Poderes na República; Legislativo, Executivo, Judiciário e o Humorismo. E esse quarto Poder seria o único soberano. Gentili, segundo sei, num misto de jornalismo e humor, circula pelos corredores do Congresso para apontar comportamentos condenáveis dos políticos.
Ele já esteve presente ao lançamento de um livro meu. Fez graça, tentou estereotipar autor e leitores presentes, fez lá a sua onda. Respondi com pilhérias no limite do que me é possível — o humorista é ele, não eu. Por isso, ao tratar da mensagem boçal que ele postou no Twitter, não concorro de novo na área em que ele é especialista.
“Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez que chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz”. Foi isso o que ele escreveu. Não dá! É inaceitável. É um comentário anti-semita, sim, Danilo. A ser verdade que tudo o que você fala “é para dar alegria a alguém”, a quem você tentava alegrar quando escreveu isso?
Reitero: o humor não é inimputável. O que vai acima agride direitos protegidos pela Constituição, e Danilo deve saber disso. Louvo, e acho positiva, a disposição de Berkiensztat para o diálogo. Não vou ficar aqui arbitrando se Gentili teve ou não uma intenção anti-semita — até acho que não, mas isso é irrelevante. Ele tem de saber que não compõe o Quarto Poder da República.
Não sei se Berkiensztat aceitará a sua oferta para um show. Não represento nenhuma entidade judaica. O que sei é que os judeus não precisam de shows gratuitos; precisam é de respeito. Tenho pra mim que sua oferta busca banalizar o peso de seu agravo.
Gentili é um bom humorista. Precisa tomar cuidado para não ser engolido pela piada. mas isso é com ele. Do Blog do Reinaldo Azevedo

2 comentários:

Atha disse...

O coment acima, do "P", que pode ser PT, disse que "nós estamos acostumados com isso", eu não tenho os que no passado foi chamado de "Baus Bostubes" em Maus Gostumes Costumes de mau gosto.

Na História, os Biniacios Inicios em Vinícios do Bício Vício Viciado e Abebinado Afebinado Afeminado, foi dito, "desvio de conduta". Porém, isso se dava em ambiente fechado, que hoje é chamado de Religião, os Babos Bagos Magos e chamado de a Babia Magia.

No decorrer do tempo, o Babo Bago Mago Pago pagão e apagão, é chamado até de o Magistrado e a MagisTratura. Os afeminados infames, chamados de Biados em Viados que hoje é enviados.

Em trezentos anos houve um grande crescimento, mas nos tempos mais recentes, aumentou muito o numero de Bobo Sebo e Homo Sezo e, com um "X" no "Z" de SAezo muda pra Sexo variando a Sezariana e Sezários.

Isso não é o que chamam de Obtion em Option e Opção, como é aceito, o "X" da questão, se refere aos que desde muitos são camados de mortos que hoje são os chamados inbibibeis em "inviziveis" que induz a erros e dezvios. Os possuidos por esses "espiritos", são iduzidos a agir como os mesmos agiam a faziam.

Esse processo de dezvios, começa assim que o menino nasci, mas só vai sentir os efeitos muito mais adiante. Quer prova disso? vá uma igreja dita "pentecostal" e o que domina o indefezo, é esbulso em expulso e o Homosex muda completamente e não o sentirá mais o que hoje sente, porque o que se apossou é expulso e o ex-possuido passa a ser protegido por um de "bom comportamento", como dizem.

O chamado "mundo dos espíritos", age em todo o mundo sobre os desprotegidos. Isso é fato consumado.Religião, hoje de modo genérico, se combatem no mesmo Ambiente, tem tudo a ver com isso, uns buscando destruir os outros.

Anônimo disse...

Ora, ora. A Fiesp está monitorando as redes sociais para tentar tomar medidas judiciais cabíveis contra os antisemitas, mas segundo o vice-presidente da entidade, não vai tomar medidas judicias contra Gentili. O que é isso afinal? Um circo armado?! Quer dizer que contra o cabeça do ato criminoso não se toma providências enquanto isso pretendem processar alguns outros internautas antisemitas.

É a mais pura palhaçada de circo.

É a cara do Brasil.
O país da EMPULHAÇÃO.