TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, maio 06, 2011

MOVIMENTO 'O SUL É O MEU PAÍS' ARGUMENTA LEGITIMIDADE DO SEPARATISMO COM PARECER DE CONSTITUCIONALISTA

O site do Movimento O Sul é o Meu País voltou à carga em sua polêmica defesa da separação dos três Estados sulinos - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Acabaram de postar artigo do constitucionalista J. Nascimento Franco que argumenta favoravelmente ao movimento separatista que deseja criar uma 'nova pátria sulista'. Destaco os parágrafos iniciais do artigo com link para leitura completa. Vejam:
Quando a idéia separatista começou a ganhar impulso, algumas autoridades ensaiaram a repressão com base na Lei n° 7.170, de 1983 , que tem por objetivo punir os crimes contra a segurança nacional, a unidade territorial e a ordem política e social. Durante o Estado Novo, foi editado o Decreto-lei n° 431, de 18.5.38, cujo art. 2°, item 3, cominava a pena de morte para quem tentasse "por meio de movimento armado o desmembramento do território nacional", desde que para reprimi-lo fosse necessário o uso de operações de guerra. Tratava-se, evidentemente, de texto "ad terrorem", porque nenhum movimento armado estava ameaçando a unidade territorial do Brasil. Leis dessa ordem são típicas dos regimes de força. Disfarçando seus verdadeiros objetivos, que é amordaçar a liberdade de opinião e de sua comunicação, o legislador editou a Lei n° 7.170, que, segundo prestigiosas opiniões, ficou revogada pelos incisos seguintes, do art. 5°, da Constituição de 1988: a) IV e IX, que asseguram a livre manifestação de pensamento; b) VIII, segundo o qual ninguém será privado de direitos por motivo de convicção política; c) XVI, XVII e XVIII, respectivamente destinados à tutela do direito de reunião e de associação para fins pacíficos.

Referidos textos constitucionais são mandamentos que têm de ser respeitados e cumpridos. Contra eles é inoponível toda e qualquer disposição infra-constitucional, assim como atos em contrario de qualquer autoridade. Portanto, desde que se utilizem de meios pacíficos, todos os que vivem no território nacional têm direito de propagar suas idéias políticas, entre as quais a do separatismo, resultante da convicção política de que o país atingiu o ponto culminante do insucesso como unidade geográfica e administrativa. Mesmo entre os separatistas mais convictos esse desfecho histórico é constatado com pesar. 
Contudo, os povos têm direito de aspirar o melhor futuro e isso parece impossível através da unidade nacional de um país que tem, entre seus cento e quarenta milhões de habitantes, trinta e dois milhões de famintos; que apresenta analfabetismo ascendente, impressionante favelização urbana, confesso colapso da malha rodoviária, precaríssimo sistema ferroviário, elevado nível de insalubridade, de miséria, de criminalidade e, sobretudo, institucionalizada corrupção administrativa. E que nada faz com visão e objetividade para que esses fatos sejam superados. Para ler o ARTIGO na íntegra clique AQUI

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER 

6 comentários:

Anônimo disse...

Admiro a luta desses valentes cidadãos sulistas. Oxalá, os paulistas recobrassem o brio e partissem para um objetivo semelhante. O brasil dos vagabundos não merece o Brasil dos que trabalham.

Marcelo Delfino disse...

Ficarão com Tarso e Luciana Genro, Yeda Cruzes, Ideli Salvatti, Beto Richa, Roberto Requião e Jaime Lerner só pra eles? Ficarão tão ferrados como o restante do Brasil.

Ferreira Pena disse...

Pelo jeito o Aluízio apoia o movimento. Sou contra essa bobagem, e não me agradaria, de uma hora para outra, ler o Aluízio estrangeiro. O comentário de Marcelo Delfino é pertinente. Como se livrarão dessa corja? Vão enforcá-los? O problema brasileiro não é com sua gente, é com os aproveitadores, os ignorantes, os manipuladores, os descumpridores da lei e da justiça, os privilégios vergonhosos e a proteção de alguns, os sacanas de todas as origens, políticos safados como o Velhaco, a ignorância cultivada etc. O Sul, como o resto do país tá cheio de bandidos. O que nos falta é a aplicação da lei a ricos, políticos e pobres. O restante viria por consequência.

Anônimo disse...

É a solução! vamos nos livrar dessas pragas mas erradicando a prenda fugitiva e sua "filha"(RS), a maria louca (PR), stediles e outros vagabundos.
Só asim, poderemos trabalhar em paz, viver em paz e crescer muito.
Também erradicar a lili, fristch e os comunistas em geral.FOGO, MUITO FOGO NELLES!!!!
Eduardo.45

Anônimo disse...

Sugiro que o movimento "importe" o tal general que fe a "assepsia" em Singapura, porque, pelo jeito, não temos desse tipo aqui....

Anônimo disse...

Esses "gayuchos" não aguentam meia hora de cacete ! Sosseguem seus traseiros aí em pelotas!!
O único macho de verdade q tinha aí já morreu faz tempo a grande Anita Garibaldi.
Amadeu