Um em cada cinco estudantes brasileiros do ensino fundamental está atrasado na escola. No ensino médio, pelo menos três em cada dez alunos também estão nessa situação. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2010 sobre as taxas de distorção idade-série. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.
Pela legislação que organiza a oferta de ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos fora da série adequada para a idade registrou leve alta. Em 2008, a taxa era 22,1% no ensino fundamental, passou para 23,3% em 2009 e para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008, foi para 34,4% em 2009 e chegou a 34,5% no ano passado.
Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, essa estagnação é resultado do arrefecimento da política de progressão continuada. Muitas redes de ensino que tinham como orientação a não reprovação dos alunos nos primeiros anos do ensino fundamental mudaram essas diretrizes. Leia MAISCLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
4 comentários:
Aluízio,
Pela terceira vez a Google removeu o meu Blog Brasil Republicano.
Não perca tempo em acessá-lo.
Da minha parte, procurarei fazer comentários nas suas matérias, tentando dar as minhas contribuições.
Att. Madeiro
Aluízio, é uma grande verdade este comentário.Tenho duas irmãs que trabalham na rede pública de São Paulo e não acreditam no aluno brasileiro.A maioria não estuda e os adolescentes só pensam em sexo.Muitas meninas ficam grávidas com idade entre 13 e 14 anos.O professor não pode mais reprovar e todos saem da escola analfabetos Há também a questão da droga que corre solta na frente das escolas.Os professores são penalizados pela falta de edução dos alunos.Hoje o professor apanha não só do aluno mas de seus pais também.No Brasil "nós vai , nós qué", inclusive no MEC`.É a diretriz da burrice.É o método Lulês!...
Aluízio,
A questão é muito mais séria do que pensamos.
Não se esqueça de que nós temos 60% do território da Amazonia. E que esta é a reserva extratégica em termos globais, isto é de interesse mundial, com particularidade das nações hegemônicas. A ONU, como se pressupõe, faz parte desse papel ridículo.
Quando, trás da Nova Ordem Mundial, há um Lobby Internacional, o grupo dos Iluminatis, com fortes interesses na Amazônia, daí as reservas para índios.
Estando o Brasil sobre o controle desse grupo, com projetos de nós impor uma Sociedade Ditatorial e Anti-Cristã, com a liberação do Direito de Aborto, do Casamento Gay, etc.
O Brasil é a bola da vez. Quando será uma nação em ebulição e de quinta categoria, sob comando dos PTralhas. E, como tudo indica, que o Lula e a Dilma Rousseff cumprem órdens do referido grupo, dos Iluminatis.
Att. Madeiro
Caros amigos, faço pós-doutorado na Unicamp, e dias desses estava a vagar pelas depend~encias do ciclo básico enquanto aguardava a biblioteca central abrir quando me deparei com um painel que expunha trabalhos premiados de alunos da pós do instituto de artes visuais daquela instituição.Olhando vários, entre alguns interessantes e outros meros lixos politicamente corretos modernóides,me deparei com um trabalho de um projeto arquitetônico até que interesante, porém no título do mesmo a autora lascava lá um "PROGETO", isso, com G mesmo. Achei que fosse um erro de digitação, mas eis que encontro o mesmo "progeto" mais duas vezes no texto de apresentação e mais um um inusitado "tratasse" (trata-se).Pois senhores, um trabalho premiado de uma pós na considerada segunda melhor universidade brasileira. Como disse um amigo meu dias desses: antes estávamos indo para o buraco, agora é o buraco que já vem até nós (apud bueiros explosivos do Rio cabralino).
Abraço
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