TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, julho 22, 2011

CHINÊS CONDENADO À MORTE POR CORRUPÇÃO

Zhang: acusado de corrupção
O ex-subdiretor-geral da companhia estatal China Mobile Zhang Chunjiang foi condenado nesta sexta-feira à morte por corrupção, mas a pena pode ser comutada por cadeia perpétua se for comprovado bom comportamento durante dois anos, informou a agência oficial "Xinhua".

Um tribunal da província de Hebei ordenou ainda a privação de seus direitos políticos e o confisco de todos os ativos pessoais do ex-subdiretor da China Mobile, a maior companhia de telefonia celular do mundo por número de assinantes.

Segundo a sentença, Zhang, de 53 anos, aceitou suborno no valor de 7,46 milhões de iuanes (US$ 1,15 milhão) entre 1994 e 2009 em diversas acusações, incluindo a do chefe do Partido Comunista da China (PCCh) na companhia.

Zhang poderá ter a pena convertida em cadeia perpétua por ter confessado seus delitos e porque todo o dinheiro do suborno foi recuperado.

O ex-subdiretor foi demitido de seu cargo na China Mobile em janeiro e também expulso do Partido Comunista da China para poder ser julgado.

Outro diretor da China Mobile, Shi Wanzhong, de 51 anos, também foi condenado à morte em junho por ter aceitado US$ 5,06 milhões de suborno da multinacional alemã Siemens.
Do site UOL

7 comentários:

Atha disse...

Enquanto aqui nessas paragens garagens, o Big Bik Bica e come tudo. A Trneira do Torneiro está aberta e vaza Beto Bento Vento e dá uma Betânia Bentania Ventania de Inventos.

O Brazborte mudado pra TrazBorte TrazMorte Traz Porte e Traz Porta. Pronunciado Braz em Branz dá em Franz Franc Franci France França Franga com muita Frangueza Franqueza Franga Franca. e Braz em Traz Traz borte Traz Morte e Tranzborte Tranzmorte Tranzporte Tranzmorta Tranzporta.

É isto que sucede no Bobento Momento prezenti prezenti mente, todo mundo quer tirar um pedaço da Bolte Borte Morte Forte Tranzportada e roubam tudo que acham, quando não conseguem invade Propriedades e o Palácio montado na Boto Moto que dá Voto.

Homem tenta invadir Palácio do Planalto a bordo de motocicleta
Após subir rampa com a moto, invasor jogou o veículo no espelho d'água e seguiu correndo até ser capturado por seguranças.

Na tarde desta sexta-feira, 22, um homem subiu em uma motocicleta a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília. Antes de atingir a vidraça da portaria do prédio, jogou a moto no espelho d''água do local. Mesmo sem a moto, o homem continuou correndo em direção à entrada do Planalto, quando foi agarrado e preso pelos seguranças da Presidência.

O homem aparenta ter cerca de 30 anos e no momento está preso numa sala do térreo do Palácio. A Presidência ainda não informou a identidade do homem e nem os motivos que o levaram a entrar no Planalto dessa maneira.

Parece que não carregava Bomba Pomba.

Anônimo disse...

SONHO!
Se a moda pegasse por aqui, que maravilha! Seria uma assepsia profunda e ainda todo o produto do roubo, seria recuperado!
Mas..."sonho de uma noite de inverno"!
Eduardo.45

Gabriel Nunes disse...

Por pior que um crime de corrupção seja, não há por que condenar o réu à pena de tirar-lhe a vida. A pena de morte não é para todo e qualquer crime, é somente para alguns crimes hediondos.

Anônimo disse...

Para: Gabriel Nunes

Como não meu caro Gabriel?

Você não acha um crime hediondo, um político roubar/desviar milhões em dinheiro público que deveria sim ser aplicado em prol da população, em forma de serviços públicos descentes e que por causa de corrupção deixam muitas pessoas sem atendimento médico, sem remédios e exames, acabando por morrerem nas filas dos Hospitais Públicos como animais?

Ou será também que para você não é um crime hediondo, roubarem o dinheiro público e deixarem as pessoas sem segurança pública, a sua própria sorte, sendo assaltados e mortos a mercê das armas e da violência e todo tipo de bandidos?

E também, não é crime hediondo, deixar a população morrer, ou correr risco de vida em estradas mal conservadas, e/ou precárias pois o dinheiro foi todo dividido entre corruptos de toda a ordem?

Imagino que essas coisas fúteis nunca aconteceram com nenhum familiar, amigo ou pessoa próxima de você, não é verdade?

Afinal, eu gostaria muito de saber o que para você é um crime hediondo?

Gabriel Nunes disse...

Anônimo que me escreveu,

Em primeiríssimo lugar, um país que não tem democracia como a China jamais poderia ter pena de morte, sequer uma constituição, seria legítimo se os diferentes grupos da sociedade pudessem decidir o que é bom ou ruim para suas vidas através do jogo democrático. Então, eu já desconsidero o caso a priori.

Se as consequências indiretas de crimes mais brandos também serão consideradas crimes hediondos, bom, isso é uma abordagem completamente estratosférica. Ademais, ninguém chega a uma conclusão honesta sem analisar o caso detalhadamente, quem garante que foi o dinheiro roubado que fez com que faltasse a adrenalina que não foi injetada na veia do paciente cardiopata causando a morte do mesmo? Teria sido talvez má gerenciamento de recursos, ou mesmo um erro administrativo na aquisição do hormônio. Apesar, ressalto, da corrupção se tratar de crime intencional e a má gestão não. Agora as conclusões passaram a ser genéricas e prévias? Isso soa tão absurdo, mas tão absurdo. Seria uma mutação jurídica digna da Rainha de Copas do livro Alice no País das Maravilhas.

Para saber o que é hediondo, leia o conceito da palavra no dicionário, o que eu entendo por hediondo é aquilo. E, lembrando, eu disse que a pena de morte era somente para alguns crimes hediondos e não todos.

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Fazer uma ofensa desmotivada, de forma direta ou indireta a outra pessoa, já é uma forma hedionda de convivência social. Atingir propositalmente uma pessoa que não nos cometeu mal algum.

Isto permeia a mente de uma pessoa de mau caráter. Que ofende por ofender e sente-se bem com isto, deleita-se do sofrimento dos outros, da vítima.

Todavia a sociedade encontra formas de legislar e de definir os gráus da ofensa, atribuindo-lhes penas corretivas ou reparadouras.

No entanto, roubar dinheiro público é um crime grave, por resultar em severas consequências sociais, como mortes de levas de pessoas inocentes e como exemplo citamos os pacientes do SUS, de outras vítimas de falhas na infraestrutura das cidades, como no caso das enchentes ou mesmo acidentes por estradas mal conservadas.

O patrimônio público é para servir ao povo e não ao político. Este sendo corrupto pratica um crime hediondo.

Todavia a pena de morte, traduz um poder totalitário do Estado, acima da vida e da morte. E vida é um dom divino e sòmente a Deus cabe o direito de ceifá-la.

Att. Madeiro

Gabriel Nunes disse...

Quando li o artigo do link abaixo, me lembrei instantaneamente do comentário que deixei aqui há algum tempo. O que está nesse artigo é exatamente o que penso.

Eu vos convido a ler e refletir, especialmente o Anônimo que me endereçou mensagem.

http://www.midiasemmascara.org/artigos/direito/12382-a-corrupcao-e-mesmo-um-crime-hediondo.html