TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, julho 24, 2011

PERTO DA DEMOCRACIA BRITÂNICA, A BRASILEIRA É APENAS UM ARREMEDO RIDÍCULO

Uma vez ou outra a Folha de S. Paulo larga de mão de puxar o saco da turma do PT e  acaba produzindo alguma matéria com conteúdo, como esta do correspondente da Folha em Londres, Vaguinaldo Marinheiro, que mostra a diferença entre a democracia botocuda e a que pratica a velha monarquia britânica. Leiam:
Uma comparação entre os escândalos no setor de transporte do governo federal brasileiro e o das escutas ilegais feitas por um tabloide no Reino Unido mostra uma enorme diferença entre as democracias dos dois países.

No Brasil, a presidente Dilma Rousseff pode se esconder e não dar explicações públicas sobre o caso. No Reino Unido, o primeiro-ministro David Cameron é obrigado a prestar contas de seus atos.


O escândalo brasileiro começou no dia 2 de julho, com reportagem da revista "Veja". Já derrubou um ministro e assessores, mas Dilma ficou calada até ontem, quando falou com poucos jornalistas numa conversa que nem pôde ser gravada.


Ainda não respondeu por que nomeou o ministro, que preço paga para ter apoio de alguns partidos, o que pretende fazer para sanear o setor que, segundo o próprio governo, é uma eterna fonte de problemas.


O caso das escutas no Reino Unido é mais antigo. Começou em 2005, mas esquentou no dia 4 de julho, após reportagem do "Guardian" mostrar que o foco das escutas não eram apenas celebridades, mas vítimas de crimes como uma menina de 13 anos raptada e morta por um maníaco sexual.


Em 16 dias, Cameron teve de se explicar no Parlamento três vezes. Na última, na quarta-feira, foi questionado por quase três horas.


A prestação de contas é institucionalizada na democracia britânica. Desde 1961, toda semana o primeiro-ministro vai ao Parlamento, onde é interrogado sobre o que fez ou pretende fazer.


Medicas econômicas, de política externa, mudanças na saúde, educação, tudo pode ser tema das perguntas, e o premiê precisa estar preparado, com dados na ponta da língua.


O "Prime minister question time" é transmitido pela televisão, e depois uma transcrição de todas as perguntas e respostas é colocada no site do governo.


Além dessa obrigação, Cameron dá entrevistas coletivas com frequência e também exclusivas para meios de comunicação.


Há 14 meses no cargo, deu exclusivas para todos os principais canais de TV, rádios e jornais.


Muitos podem dizer que os dois países são muito diferentes, que no Brasil existe presidencialismo, enquanto no Reino Unido vigora uma monarquia parlamentarista.


Mas transparência e prestação de contas ajudam a consolidar a democracia em qualquer modelo. Da Folha de S. Paulo deste sábado



4 comentários:

Anônimo disse...

Recentemente, a ONG Transparência Internacional situou o Brasil como um dos países mais corruptos do mundo, uma vez que movimenta cerca de 26% do dinheiro ligado à corrupção no mundo (podendo chegar até a 43%, na verdade!). Alguns, ainda, ousam estimar que a corrupção alcança a metade do nosso PIB, que é de R$ 367 trilhões! Seria, então, o que um articulista chamou de "Produto Nacional Bruto da Corrupção". Seja como for, esse parece ser o verdadeiro milagre operado por nove anos dessa ditadura disfarçada que é o lulopetismo, em que a velha corrupção patrimonialista, grandemente aumentada, foi acrescida da "corrupção de Estado". Sem falar na delinquência do politicamente correto, que vem solapando, a olhos vistos, os valores sobre os quais se assenta a nossa nacionalidade. O país se encontra, assim, nas mãos de gente da pior espécie que há, e é preciso que todos se dêem conta disto. Antes que seja tarde demais.

Neste sentido, gostaria de sugerir ao blogueiro e aos seus comentaristas que vejam os vídeos que Nivaldo Cordeiro postou no Mídia Sem Máscara, sob o título de "Anatomia da Corrupção". É um brado de alerta que precisa ser ouvido por todos, antes que o câncer do lulopetismo comece a devorar a medula dos ossos deste que poderia vir a ser um grande país!

Obrigado.

Anônimo disse...

Noruega

O Link abaixo publicou recentes informações sobre os assassinatos na Noruega.

So não concordo com ele pelo fato de ter direcionado seus ataques ao próprio povo nato daquele país, fosse contra muçulmanos terroristas e imigrantes criminosos, seria apropriado.
Até que ele mantinha um ideal corajoso em defesa dos valores e cultura europeia contra a invasão botocuda islâmica. E releva, através de dois vídeos no Youtube, a identidade dos antigos Cruzados; como combate ao multicultaralismo e ao comunismo.

http://noticias.br.msn.com/mundo/atirador-noruegu%c3%aas-diz-que-agiu-sozinho

OBs: para ver os vídeos no Youtube é preciso registro de conta.

Anônimo disse...

Vícios antigos difilmente podem ser superados. Lula nunca estudou nem trabalhou. Um sujeito assim ou fica viciado no ócio ou em malandragem pró-ativa. Lula, por ter sido pobre de nascimento acabaria como pedintre se tivesse escolhido o primeiro vício. Então, entrou para política sindical, de onde nunca mais saiu nem depois de aposentado. Ficou viciado em palanques, piquetes, e precisa de holofotes, microfone ou, no mínimo, um megafone para vociferar e expectorar asneiras. Ele precisa de uma demagogia pra viver

Atha disse...

O "Prime minister question time" é transmitido pela televisão, e depois uma transcrição de todas as perguntas e respostas é colocada no site do governo.

Entoncis, eu respodo no Site do Aluizio, que pode encabiniar ao Site do Gordon Abordon com Camelon Cameron e Cabelon Capellão.

Prime Mini e Star Ster, Ministér Mistériozo. É Místeri Misterizo tanto quanto o Bizz Mizz Miss Missa Omisso Abiz em Aziz Assis. Não se pode ignorar que o Blist Brist Grist Crist nasceu de Enbliz Engliz English Brishna Chrishna e Brishma Chrishma Crizma Crizis Cruzis. Bluz Gluz Gredo. Cruz Credo!

Tobá Tobaz Tomaz. Tombar Retombar Retomar e Retumbá Retumbar Retumbante o "Prime Mini e Stal Star Stel Ster Stoly Story" para explicar.

Obribe Obrime Oprimi. Obribe Ogrime O Prime Ocrime O Crimi Crimini Incrimini Incriminar e Prime Imprime Primi Imprimi e ficô muito Cremozo o Cremenozo.

O BizBuz lo Mis Mus saiu Puz da Inblabation Inflamacion, lo Bizbo Mismo di Siembre, o Mesmo de Sempre e virou Lobismos e Lobistas fazendo Lóbies. O Buz em Buzulban Mussulman e Biz Mis e Lezá e Rezá Mis Missa e Arraz Arraza com tudo. O Arrabo Arrazo a Razão e Voc~e passa a ter Rabão Razão.

Berzebe Percebe-se que desde los Crimes Primers só deu em Buda que Muda de Bunda Abunda em Abundacia o que chamam de Bunda, é abenas apenas para dezbundá e dezabundar e ficá tubo tudo em ibualbade Igualdade de Bonditiones de Conciones Condições. Buro embano Puro engano, deu um Buro Muro Furo Furúnculu no Bórum Fórum.