TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, agosto 19, 2011

CHIP SE COMPORTARÁ COMO CÉREBRO HUMANO


Por enquanto 256 'neurônios'
A IBM anunciou nesta quinta-feira o desenvolvimento de um chip que imita o funcionamento do cérebro humano e que no futuro vai equipar computadores capazes de aprender com a experiência do usuário. A empresa americana garante que este novo tipo de computador consumirá menos energia e será mais compacto que os aparelhos atuais.

Os computadores equipados com este chip serão programados da mesma maneira que os tradicionais. Contudo, diz a IBM, aprenderão com suas experiências, saberão encontrar correlações, desenvolver hipóteses e lembrar resultados, imitando o cérebro humano.
Dois protótipos de chip foram fabricados e passam atualmente por testes. Os núcleos foram gravados com uma linha muito fina de silício, de 45 nanômetros de espessura (2.000 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo), e possuem o equivalente a 256 "neurônios". A IBM está testando dois tipos de estruturas para esses chips: uma com 262.144 "sinapses" (zonas de contato entre as células nervosas) programadas, e outra com 65.536.

O objetivo em longo prazo da IBM é fabricar um complexo de componentes com 10 milhões de 'neurônios', ainda muito atrás do cérebro humano, que possui 100 bilhões. O desejo é criar 100 trilhões de "sinapses" consumindo até um quilowatt de eletricidade, anunciou a IBM.


Um computador "cognitivo" será capaz, por exemplo, de lançar um alerta de tsunami, analisando informações de diferentes sensores marinhos e coletando dados sobre temperatura, pressão e altura das ondas. Também poderá ajudar os pequenos distribuidores a gerenciar seus estoques de produtos frescos graças ao sentido do "olfato".


Para a segunda fase do projeto, chamado SyNAPSE, a IBM solicitou a ajuda de várias universidades: Columbia, Cornell, Califórnia e Wisconsin. O projeto receberá o financiamento de 21 milhões de dólares da DARPA, a agência americana que financia empreendimentos de alta tecnologia no campo da defesa. Do site da revista Veja


MEU COMENTÁRIO: É por essas e outras que jamais o vaticínio do esquerdismo politicamente correto que antevê a decadência dos Estados Unidos se concretizará.

Enquanto os cães comunistas ladram, a caravana da ciência e da tecnologia passa e avança registrando apreciável desenvolvimento em todos os campos do saber concedendo aos seres humanos uma vida melhor em todos os sentidos.
Há muito tempo - relativamente nem tanto - ninguém pode imaginar mais a vida sem a participação dos computadores. 
Ao mesmo tempo em que a ciência e a tecnologia aceleram permitem maior longevidade para os seres humanos com melhor qualidade de vida mesmo em idade avançada em decorrência da descoberta de novos medicamentos no combate às mais diversas moléstias e extermínio de predadores variados. Isto determinha um apreciável crescimento populacional do planeta. Mas é a mesma ciência e a tecnologia que pari passu oferece a essa extraordinária massa humana espalhada pelo planeta possibilidade de mobilidade e interação de forma cada vez mais rápida e produtiva.
A única coisa que atrapalha a possibilidade dessa vida de paz para todos os humanos é a maldição da ideologia comunista que alimenta essa onda de idiotia que nega a realidade e os valores da civilização ocidental ao defender um 'outro mundo possível', embora em todos os lugares onde essa malta de estúpidos conseguiu implementar essas maluquices houve o sequestro da liberdade, da individualidade e da criatividade. Em nenhum desses "outros mundos" a ciência e a tecnologica avançaram. Em nenhum desses lugares se descobre e produz um único chip, uma única vacina, um único medicamento capaz de curar ou mitigar o sofrimento humano.
O anúncio que a IBM faz neste momento poderá ter um impacto extraordinário na organização sociedade humana e no seu funcionamento. Dá um passo excepcional no âmbito da inteligência artificial cujos maiores beneficiários serão os humanos do futuro.
De outra parte, permite antever agora que num tempo muito próximo as máquinas - ainda bem! - serão tão inteligentes que superarão a cretinice humana.  
E, quem sabe, até lá a engenharia genética auxiliada por super-computadores acabará descobrindo os mecanismos e medicamentos capazes de curar uma das doenças mais atrozes que acomete os humanos, que é a burrice e a estupidez.
Oxalá pudesse estar vivo para viver nessa nova era que vai sendo construída de forma silenciosa e perseverante nos centros de pesquisa e laboratórios norte-americanos, apesar do Obama, dos politicamente corretos, dos ecochatos e bobalhões de todos os matizes.
Cabe aqui o velho e surrado chavão: quem viver, verá!

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER 

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito, caro Aluízio. É uma pergunta que faço sempre a meus conhecidos: com exceção do AK-47, me mostre uma só invenção ou remédio ou vacina que você conheça ou use no dia a dia que tenha sido criada em um país comunista.