TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, setembro 18, 2011

CAMINHADA NO CÉU! NOS EUA ÍNDIOS TOMAM DECISAO INTELIGENTE E REFUTAM A ANTROPOLOGIA POLITICAMENTE CORRETA.

Clique s/ a imagem p/ ampliá-la e ver melhor a foto
O jornal Ilha Capital, um tablóide mensal editado em Florianópolis com distribuição gratuíta tem se destacado pela sua ótima qualidade editorial e reportagens exclusivas. Em sua última edição, por exemplo, traz uma matéria na contra-capa intitulada Caminhada no céu, narrando a história de uma comunidade indígena norte-americana que transformou sua reserva num ponto turístico excepcional e dele consegue auferir os recursos necessários para manter a aldeia. Transcrevo a parte inicial com link ao final para leitura completa desta reportagem, bem como de toda a versão digital da publicação:
Quando a tribo Hualapai (Arizona-EUA) emcampou a idéia do empresário David Jin e resolveu estender um deque de vidro sobre o vazio do Grand Canbyon, enfreou as ascusações de praxe: crime de lesa-tradição indígena, perturbação do solo sagrado e exploração e agressão à natureza. Nos Estados Unidos os índios são consideradods indivíduos comuns, com os mesmo direitos de livre escolha de todos os cidadãos, inclusive para viver longe das agruras do primitivismo e perto dos benefícios das civilização moderna.
A indiarada não se intimidou com o assédio dos intelectualóides politicamente corretos. Os chefes da tribo fincaram pé na necessidade de geração de renda para combater a pobreza dos dois mil residentes nos 4 mil km quadrados das terras Hualapai, vizinhos do Grand Canyon Hational Park. Clique AQUI para ler a reportagem completa.
...
Fosse no Brasil os índios estariam pendurados nas tetas do Estado, conduzidos pela Funai e bebendo cachaça em completo abandono. Nos Estados Unidos até os índios são diferentes.

2 comentários:

Marcos Pontes disse...

Assisti a um documentário na NatGeo sobre esta construção. Coisa fantástica.

Aluizio Amorim disse...

Valeu, Marcos!
Grande abraço!