TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, setembro 11, 2011

CÁPSULA RADIOATIVA ACHADA NO LIXO EM BRASÍLIA

Um morador de Brasília encontrou neste sábado uma cápsula com selo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) jogada no lixo. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram chamados e fecharam o acesso a uma quadra do setor Sudoeste, em Brasília, onde estava a embalagem. A área foi isolada por orientação da própria CNEN, que vai abrir uma investigação para descobrir como o objeto foi parar no lixo.
De acordo com a CNEN, a embalagem era de iodeto de sódio 131, produto radioativo usado na medicina para o diagnóstico de doenças da glândula tireoide. Técnicos da CNEN informaram que a embalagem estava vazia e com prazo de validade vencido. A indicação no selo era de que a embalagem era de 2008. O contato com o iodeto pode provocar queimaduras e até o surgimento de câncer
A embalagem foi levada para perícia. A CNEN vai rastrear a origem do produto a partir das informações do selo.
Na tarde de sexta-feira, o porteiro Francisco Aquino, que trabalha na quadra, chegou a manusear a embalagem. Um exame foi feito no porteiro, mas não foi constatada contaminação.
Em 1987, catadores de lixo encontraram uma cápsula de césio 137 em Goiânia. O material radioativo estava em um equipamento médico abandonado em um hospital desativado da cidade. Depois de retirado da máquina, o césio 137 foi vendido para o dono de um ferro-velho. Várias pessoas que tiveram contato com o produto morreram.
Os donos do instituto de radiologia onde estava o equipamento foram condenados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). O material contaminado foi transferido para um depósito especial em Abadia de Goiás. Do portal de O Globo

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Nenhum comentário: