TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 19, 2011

JAPONESES MOSTRAM PLANO PARA EVITAR ENCHENTES EM SANTA CATARINA. CATARINENSES JÁ VIRAM ESTE FILME EM 1983/84

Um plano de ação para conter as cheias dos rios e evitar enchentes no Vale do Itajaí será apresentado na terça-feira, a partir das 15h, ao governador Raimundo Colombo. O relatório foi elaborado por especialistas japoneses da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que desenvolve e financia projetos relacionados a mudanças climáticas. Após a entrega do plano caberá ao governo do Estado buscar recursos e executar as obras.

Após as enchentes de 2008, o governo catarinense firmou um acordo com a Jica para a elaboração do plano diretor para a bacia do Rio Itajaí, com medidas para prevenção e mitigação de desastres causados por enchentes e sedimentos. Naquele ano, 135 pessoas morreram em deslizamentos provocados pela chuva que durou cerca de três meses e atingiu mais de 2 milhões de catarinenses.

As ações de prevenção que serão apresentadas na terça são para 10 anos e exigirão investimentos de R$ 200 milhões. Após a entrega do plano ao governador, os especialistas da Jica cumprem uma agenda de encontros com diversas autoridades no Estado até sexta-feira.

Plano elaborado após enchentes de 1983
Depois das enchentes de 1983 e 1984, durante a Jica também fez um plano de contenção de cheias no Vale do Itajaí, que não foi aproveitado. Os motivos apontados foram desde falta de verba a questionamentos às propostas. Do portal do Diário Catarinense


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

Anônimo disse...

Por orgulho nacional o governo não aceita sugestões de estrangeiros.
Pior, muitos brasileiros ainda criticam os japoneses pelo acidente em Fukushima, basta ver os blogs da época.
Enfim, o governo que temos não é de Marte, são filhos desta terra que foram eleitos pelo povo.

Escatopholes disse...

Já os catarinenses devem ter ido ao Japão apresentar o plano contra terremotos...........