Barack Obama aproveitou o recesso parlamentar para pisotear o Senado, nomeando uma pessoa que propôs como titular de uma nova “agência de proteção ao consumidor”. Trata-se de mais um golpe de marketing de Obama, cujo governo é muito parecido com os dos tiranetes latino-americanos que fazem gato e sapato da instituição parlamentar. Isto fica evidente na Venezauela, Equador, Bolívia e Argentina, sob o furor das baionetas.
No Brasil acontece o mesmo, sob o governo do PT, mas de forma mais "suave”, ou seja, com o adesismo voluntário do bando de puxa-sacos dos petralhas.
Causa espécie, no entanto, que Obama quebre uma tradição da democracia americana e se utilize de um subterfúgio legal que - segundo fonte anônima citada pelo jornal El Nuevo Herald - permite ao Presidente da República que nomeie algum funcionário de alto escalão do governo por um ano em virtude do recesso.
Os dirigentes republicanos consideram a nomeação ilegal e adevertiram que será derrubada pela Suprema Corte.
Essa agência criada por Obama à revelia do Congresso objetiva a proteção financeira dos consumidores e irá supervisionar as companhias hipotecárias, cobradores de dívidas e outras partes implicadas em operações finananceiras, acusadas de solapar a economia.
Esses casos remotam à crise de 2008, ou seja, a bolha podre subprime, que surgiu ainda no governo Clinton, quando este decidiu resolver o problema de moradias para os ditos excluídos com ações afirmativas baseadas no pensamento politicamente correto. O estopim da crise foi o fato de que duas grandes empresas hipotecárias americanas, para-estatais foram incumbidas pelo governo democrata de promover a “inclusão social”. Resultado: emprestaram dinheiro para quem não podia pagar!
Essas empresas, segundo denúncias à época, foram doadoras das campanhas do então candidato ao Senado Barack Obama e de Hillary, a mulher de Clinton. A reportagem do El Nuevo Herald pode ser lida na íntegra AQUI e AQUI você fica sabendo sobre a origem da bolha podre subprime.
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quinta-feira, janeiro 05, 2012
BARACK OBAMA PISOTEIA O CONGRESSO NUM GOLPE DE MARKETING ELEITORAL
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Postado por
Aluizio Amorim
às
1/05/2012 07:39:00 PM
Marcadores:
BARACK OBAMA,
GOLPE CONSTITUCIONAL,
MANOBRA
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2 comentários:
Aluísio,
Concordo com a sua análise, em teoria. Na prática, entretanto, a crítica dos Republicanos é só propaganda para a galera desavisada. A própria Fox News - que é a rede "porta-voz" do GOP, divulgou uma estatística mostrando que presidentes anteriores usaram com muito mais intensidade esse recurso de nomeações indesejadas durante o recesso parlamentar do que o Obama. A estatística divulgada envolve o democrata Clinton e os republicanos Reagan, Bush pai e Bush filho. Não tenho a estatística agora em mãos, mas se oportuno, poderei obtê-la.
Aluísio,
Complementando o meu comentário anterior, tenho agora a estatística parcial a que me referi. Assim, temos as seguintes quantidades de nomeações durante o recesso parlamentar (as chamadas "recess appointments"):
Bush filho.........171
Clinton............139
Obama.............. 32
Por aí se vê que a prática é generalizadamente utilizada como recurso pelos presidentes para "driblar" a resistência do Congresso em aprovar as nomeações sugeridas por eles. É recurso usado fartamente à direita e à esquerda do espectro político. A prática pode ser condenável, como vc bem colocou, mas acusar o Obama de ter "pisoteado o Congresso" acho que é um exagero.
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