O fim do mundo estaria mais próximo, segundo cientistas. |
Após um ano de discussão, cientistas decidiram adiantar em um minuto o 'relógio do apocalipse', instrumento simbólico criado em 1947 para apontar o risco de uma catástrofe provocada por armas nucleares, mudanças climáticas ou tecnologias emergentes. A informação é do Boletim de Cientistas Atômicos (BAS, na sigla em inglês).
O fator que mais contribuiu para a decisão dos pesquisadores foi o desastre nuclear de Fukushima, no Japão. A tragédia foi causada por um terremoto seguido de um tsunami em março de 2011. Além de Fukushima, os cientistas também veem com preocupação crescente os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte.
O relógio toma a meia-noite como a hora simbólica do apocalipse. Entre 2010 e 2011, o instrumento indicava seis minutos para a meia-noite. Com a percepção de que o mundo está hoje mais vulnerável, o relógio passou a apontar cinco minutos para o apocalipse, mesmo 'horário' cravado entre 2007 e 2010.
O momento mais crítico na história do relógio - dois minutos para meia-noite - foi apontado em 1953, auge da Guerra Fria, e o mais seguro - 17 minutos para a meia-noite -, em 1991, ano em que EUA e Rússia assinaram o tratado de redução de armamento. Do site da revista VejaCLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER
2 comentários:
Eu acho essas previsões do fim do mundo no mínimo estravagantes. Nenhum método científico ou crença religiosa sem respaldo de revelação divina pode definir essas coisas.
O mundo agora está tão perigoso ou mais que na época da crise dos misseis em Cuba. O pior é ainda as mudanças imorais na politica de adoção de medidas anti-éticas que atentam a moral humana.
Postar um comentário