TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, janeiro 11, 2012

FIM DO MUNDO ESTÁ MAIS PRÓXIMO. CIENTISTAS JÁ ADIANTARAM O "RELÓGIO DO APOCALIPSE"

O fim do mundo estaria mais próximo, segundo cientistas.
Após um ano de discussão, cientistas decidiram adiantar em um minuto o 'relógio do apocalipse', instrumento simbólico criado em 1947 para apontar o risco de uma catástrofe provocada por armas nucleares, mudanças climáticas ou tecnologias emergentes. A informação é do Boletim de Cientistas Atômicos (BAS, na sigla em inglês).
O fator que mais contribuiu para a decisão dos pesquisadores foi o desastre nuclear de Fukushima, no Japão. A tragédia foi causada por um terremoto seguido de um tsunami em março de 2011. Além de Fukushima, os cientistas também veem com preocupação crescente os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte.
O relógio toma a meia-noite como a hora simbólica do apocalipse. Entre 2010 e 2011, o instrumento indicava seis minutos para a meia-noite. Com a percepção de que o mundo está hoje mais vulnerável, o relógio passou a apontar cinco minutos para o apocalipse, mesmo 'horário' cravado entre 2007 e 2010.
O momento mais crítico na história do relógio - dois minutos para meia-noite - foi apontado em 1953, auge da Guerra Fria, e o mais seguro - 17 minutos para a meia-noite -, em 1991, ano em que EUA e Rússia assinaram o tratado de redução de armamento. Do site da revista Veja

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

Gabriel Nunes disse...

Eu acho essas previsões do fim do mundo no mínimo estravagantes. Nenhum método científico ou crença religiosa sem respaldo de revelação divina pode definir essas coisas.

Anônimo disse...

O mundo agora está tão perigoso ou mais que na época da crise dos misseis em Cuba. O pior é ainda as mudanças imorais na politica de adoção de medidas anti-éticas que atentam a moral humana.