TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, abril 30, 2012

CIENTISTA EXPLICA POR QUE OS POLÍTICO MENTEM. E COMO MENTEM!

“Se compete a alguém mentir é aos líderes da cidade, nos interesses da própria cidade, em virtude dos inimigos ou dos cidadãos”, escreveu Platão em sua obra A República. “A todas as demais pessoas não é lícito esse recurso.”Não pela primeira vez, o assunto abordado pelo filósofo grego no século IV a.C. foi retomado recentemente pelo premiado autor John Mearsheimer, professor de ciências políticas e codiretor do programa de Política de Segurança Internacional da Universidade de Chicago. 
Seu livro Por que os líderes mentem foi lançado no Brasil recentemente, pela Editora Zahar. Diferentemente de obras anteriores que se propõem a ressaltar a dificuldade de dissociar política e mentira, Mearsheimer traz conclusões surpreendentes.
Os políticos, diz ele, usam a mentira de maneiras diferentes no contexto doméstico e internacional: se mentem com certa frequência ao seu povo, é bem mais raro que mintam entre si. Segundo Mearsheimer, os chefes de governo de países democráticos também mentiriam mais do que os autocratas. Confira a entrevista concedida ao site de VEJA

Nenhum comentário: