TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 28, 2012

EXTRA! A HISTÓRIA PROIBIDA DE FERNANDO LUGO.

Transcrevo após este prólogo, um excerto de artigo do jornalista e escritor paraguaio Chiqui Avalos, intitulado "A Guarânia do engano". Está traduzido para o português na íntegra na coluna do jornalista Augusto Nunes, no site da revista Veja.  É de leitura obrigatória. Avalos, que combateu a ditadura e Stroessner e apoiou a candidatura de Fernando Lugo, é editor de "Prensa Confidencial", influente boletim digital editado em em Assunção.
O artigo é arrasador e revela pormenores do ex-bispo católico que se tornou presidente do Paraguai. De certa forma explica a reação de Lugo quando foi destituído pelo parlamento paraguaio de acordo com a Constituição.
Repito: o artigo é arrasador. Mas deve-se assinalar que o autor, Chiqui Avalos, deixa entrever, no entanto, a sua ingenuidade (ou não) no que respeita ao fato de que acreditou na conversa do ex-bispo, que como todo comunista é mentiroso. Não foi por falta de aviso, haja vista os exemplos no próiprio continente latino-americano e, particularmente, na Venezuela! Isto, todavia, não tira o brilho e a importância do artigo. Recomendo que leiam na íntegra clicando no link abaixo.
(...) "Durante seus três anos de governo, não passou um mês sequer sem viajar a um país qualquer. Com razão ou sem nenhuma, tanto fazia, lá se ia ele, o alegre viajante para conferências esvaziadas ou cerimônias de posse de mandatários sem importância para o Paraguay. As pompas do poder o abduziram como a nenhum déspota de república bananeira do Caribe. Os comboios de limusines com batedores estridentes, as festas e beija-mãos, os eternos e maviosos cortesãos do poder, as belas mulheres, as mesas fartas, os hotéis cinco estrelas, a riqueza, a opulência, os “negócios”. O despojado ex-bispo tornou-se grande estancieiro, senhor de terras, plantações e gado. O presidente que tomou posse calçando prosaicas sandálias, símbolo de humildade, revelou-se um homem vaidoso e fetichista. Como que a vestir a mentira em que ele próprio se tornou, passou a envergar elegantes e bem-cortadas túnicas encomendadas a alfaiates da celebérrima e caríssima Savile Row, templo londrino da moda masculina. No detalhe, o estelionato (mais um): colarinhos eclesiásticos. Afeiçoou-se a lindas e jovens, digamos, “modelos”, que floriram sua vida e a imensa banheira Jacuzzi que mandou instalar na austera e velha residência presidencial. Muitas delas o precediam mundo afora, esperando-o em hotéis fantásticos e palácios, nas vilegiaturas internacionais. Viajavam com documentos oficiais. Kaddafi proporcionava passaportes diplomáticos a terroristas, Lugo, a prostitutas."(...) Clique AQUI para ler TUDO!

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

Atha disse...

Jornal Zero Hora, em cima da Hora. Ora ora!

Batalha fictícia entre argentinos e brasileiros chega ao ápice.
Mais de 1,1 mil militares e 210 viaturas participam de ação conjunta na Argentina. Bibulation Sibulatio Simulation para recondizí o Lubo Lugo alugo ao Poder alugado.

Os militares envolvidos na Operação Guarani - maior exercício conjunto entre Brasil e Argentina, desde o século XIX — vivem há três dias batalhas fictícias intensas.

Os exercícios, que envolvem cerca de 1.200 militares e 210 viaturas, simulam a entrada do Exército Brasileiro em território argentino para aliar-se ao país vizinho (Exército Azul), invadido por uma guerrilha (Exército Vermelho).

A ação ocorre no município argentino de Apostoles, província de Misiones, cerca de 100 quilômetros a oeste de São Borja (RS).

Num dos pontos culminantes, quarta-feira, o ataque veio do céu. Dois helicópteros equipados com metralhadoras abriram fogo contra dois blindados, um Urutu e um Cascavel, da tropa comandada pelo Aspirante Mossi, comandante do 3º Pelotão Cavalaria Mecanizada de Santiago (RS).

O contra-ataque foi rápido e eficiente. A munição era de festim, mas o combate foi real, compara Mossi. Os militares estão sempre de prontidão para bloquear o inimigo, mas sem informação alguma sobre quando e como os ataques vão acontecer.

Para nós que estamos aqui, tudo é muito real e o fator surpresa ajuda a aumentar nossa tensão. Além disso, momentos adversos são cruciais, como ataques noturnos, quando não sabemos de onde vem o inimigo— descreve o soldado Miguel, há quatros anos no Exército Argentino. Ele avalia que preparo psicológico e físico são fundamentais para uma operação como essa. Ele permaneceu 16 horas na mesma posição, com recomenações para não perder a atenção.

A Operação Guarani prossegue até sexta-feira, quando militares dos dois países farão visitas e ações de ajuda a uma escola de Misiones. Os dois exércitos também farão demonstração de dois ataques, para melhorar a integração entre as forças."

Os oficiais que coordenam a ação conjunta acreditam que o entrosamento está perfeito. A próxima edição da Operação Guarani deve ocorrer dentro de dois anos, em território brasileiro.

Ou seja, Agredí o Paraguayo desde Boz Voz Foz de Ibuabú Ibuzú Iguaçu.
Box Vox Fox.

Anônimo disse...

TUDO VIGARISTA!!!

Vocês se lembram, há dois anos, um dia antes das eleições, esse "kara" desembarca no Brasil para fazer exame de câncer e tal. Do jeito que veio, sumiu - creio que deve ter sarado com a "água milagrosa" daquele hospital de São Paulo, porque nunca mais se ouviu falar. O povo paraguaio já percebeu a manobra da onda vermelha e tratou de derrubar o indigitado. O paraguai pode até vender whisky falsificado mas fazem questão de presidente "lerritmo"!!!