TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, setembro 20, 2012

DILMA CONVIDA HENRIQUE CAPRILES, O OPOSITOR DE CHÁVEZ, PARA UM ENCONTRO EM BRASÍLIA, REVELA JORNALISTA VENEZUELANO.

Em sua coluna Runrunes, o jornalista Nelson Bocaranda, dos mais importantes e bem informados da Venezuela, dá com exclusividade uma nota que tem muito a ver com o Brasil, num momento em que Lula se vê abatido pelas denúncias que o envolvem com o mensalão e a dona Dilma sem ter o que dizer, enquanto as notícias que chegam da Venezuela estariam antecipando a morte do chavismo, ainda que Chávez sobreviva. Dilma, segundo Bocaranda, quer se encontrar com Henrique Capriles, em Brasília.

Mesmo assim, Dilma sai correndo atrás do prejuízo, porque a União Européia, Rússia, China e até mesmo Cuba já iniciaram contatos com o oposicionista que parece estar crescendo muito ante um Chávez abatido pelo câncer enquanto a campanha bolivariana não decolou. Até mesmo João Santana, o marketeiro do Lula, parece que já resolveu abandonar o QG bolivariano de campanha.

Oxalá esses rumores se transformem em fatos rompendo o cerco do totalitarismo esquerdista que asfixia o continente latino-americano. Bem entendido: caso Capriles não seja contaminado pela guinada nebulosa de seu eventual futuro colega colombiano Juan Manuel Santos em direção às FARC.

Em tradução livre do español este é o comentário desta quinta-feira da coluna de Nelson Bocaranda:

Henrique Capriles
"Aqui vou eu com um runrún fresquinho: o chancer do Brasil, Antônio Patriota chamou sua colega da Colômbia, María Ángela Holguín, para perdir-lhe um "favorzinho". O brasileiro solicitou que ela comunicasse a Henrique Capriles, o opositor de Chávez, seu interesse em conversar com ele para convidá-lo a Brasília de parte da presidente Dilma Rousseff antes do dia das eleições.
A Chanceler Holguín, boa amiga do chanceler venezuelano Nicolás Madura, lhe informou para que não caísse de surpresa. Este participou a informação ao comandante presidente (Chávez).

Dilma Rousseff
Recordemos que dois dos mais destacados publicitários e criativos de campanhas eleitorais do Brasil estão ajudando aos candidatos Chávez e Capriles. O prestigioso João Santana, de 59 anos, ancorou na equipe de campanha do presidente Hugo Chávez faz uns meses, enquanto a dupla Renato Pereira e Francisco 'Chico' Méndez trabalha em estreita colaboração com o opositor Capriles desde princípios do anos.

Por certo que há algumas semanas circula o rumor de que Santana teria se retirado, antes do tempo, após deixar suas peças de comerciais já elaboradas ante as disdrepâncias com a equipe do governo venezuelano. Sua frase mais conhecida foi: "não fazem caso às recomendações que lhe dou" e "são demasiado improvisados, a cada dia mudam as senhas".

Além da revelação dessas reuniões, há que recordar o que escrevi há dois dias: os governos da China e Rússia têm estabelecido pontes com a MUD (Mesa de Unidade Democrática) e assim fizeram saber ao governo venezuelano. Hoje soubemos que o presidente cubano Raúl Castro, acompanhado do primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, e um alto oficial militar recebera informalmente três enviados da oposição venezuelana apenas na semana passada. A conversação girou em torno da cooperação cubana futura. 

Os governos dos três países mais importantes da União Européia já permitiram reuniões técnicas entre os funcionários na área da saúde, segurança, habitação, agricultura e finanças com enviados específicos da Mesa de Unidade Democrática (MUD). O enfoque em todas as reuniões tem sido o da cooperação e assessoria ao novo governo que poderia se instalar a partir de fevereiro de 2013.

Enfim, por tudo aqui comentado, a imagem triunfador de quem foi em seu momento deputado, prefeito e governador se vai perfilando a cada dia com mais possibilidades de alcançar o triunfo em outubro."


EN ESPAÑOL - Aquí me voy con un runrún fresquecito: el canciller de Brasil Antonio Patriota llamó a su colega de Colombia, María Ángela Holguín, para pedirle un “favorcito”. El brasilero quiso que ella le participara a Capriles su interés en conversar con él para invitarlo a Brasilia de parte de la presidenta Dilma Rousseff antes del día de las elecciones. La canciller Holguín, buena amiga del canciller venezolano Nicolás Maduro, se lo informó para que no les cayera de sorpresa. Éste participó la información al comandante presidente. 

Recordemos que los dos más destacados publicitas y creativos de campañas electorales de Brasil están ayudando a los dos candidatos Chávez y Capriles. El prestigioso João Santana, de 59 años, ancló en el equipo de campaña del presidente Hugo Chávez hace unos meses, mientras que la dupla de Renato Pereira y Francisco ‘Chico’ Méndez trabaja codo a codo con el opositor desde principios de año. Por cierto que desde hace unas semanas circula el rumor de que Santana se habría retirado, antes de tiempo, tras dejar sus piezas de comerciales ya elaboradas ante las discrepancias con el equipo del gobierno venezolano. Su frase más conocida fue: “no le hacen caso a las recomendaciones que les doy” y “son demasiado improvisados, cada día cambian las señas”.

Adicional a estas reuniones planteadas hoy hay que recordar lo que aquí escribí hace dos días: los gobiernos de China y Rusia han establecido puentes con la MUD y así se lo dejaron saber al gobierno venezolano. Hoy supimos que el presidente cubano Raúl Castro, acompañado del primer vicepresidente cubano, José Ramón Machado Ventura, y de un alto oficial militar habría recibido informalmente a tres enviados de la oposición venezolana apenas la semana pasada. La conversación giró en torno a la cooperación cubana a futuro. Los gobiernos de tres de los más importantes países de la Unión Europea ya han permitido reuniones técnicas entre sus funcionarios en el área de salud, seguridad, vivienda, agricultura y finanzas con enviados específicos de la Mesa de la Unidad Democrática. El enfoque en todas las reuniones ha sido el de la cooperación y asesoría al nuevo gobierno que podría instalarse a partir de febrero de 2013.

En fin, por todo lo aquí comentado, la imagen triunfadora de quien fuera en su momento diputado, alcalde y gobernador se va perfilando cada día con más posibilidades de lograr el triunfo en Octubre. Haga CLIC AQUI para leer los rurunes completos

6 comentários:

Anônimo disse...

Cuidado, Sr. Capriles. Esta é capaz de tudo para ajudar as hostes comunistas. Eu disse, TUDO! Entendeu Sr. Capriles, ou é preciso desenhar?

Anônimo disse...

Prezado Aluízio Amorim. Bom dia!
Continuo a bater na tecla de não nos deixarmos enganar por Capriles.
É bem certo que com a saída de "Huguito" as coisas possivelmente melhorem. Mas acho precipitado dizer que tudo ficará às mil maravilhas.
Já me reportei que o "socialismo mundial" (da qual FHC é membro) não aceita mais aventureiros e idiotas do tipo Chávez e Lula. Embora sejam populistas, parece que a "EXPERIÊNCIA" vem dando errado.
Afinal, ainda que o povo seja tachado de inocente, sem deiscernimento, para que servem as redes sociais, facebook e assemelhados?
Ou estou tão errado assim?
Abraço e fiquemos de olho!

Anônimo disse...

Será que eles querem converter o Capriles? Eu não me espantaria.

Anônimo disse...

Não é bom sinal ser chamado pela comuno-terrorista.

Anônimo disse...

Ahh... como eu queria estar no lugar de Capriles numa hora dessas...

... mandaria a assessoria dizer que não iria a tal encontro, já que não conheço tal pessoa, pois a mesma nunca quiz falar comigo antes, quando seu kolega estava por cima da carniça!!!

Anônimo disse...

Isso aquina Venezuela é um CAOS!!! As pessoas são obrigadas por meio0 de listas a acompanhar os comicios do Chavez, todos que estão nesse cabide de empregos temem não votar por ele pq n inguém aqui acredita no voto secreto, já que circula uma antiga lista de pessoas, nomes e números que não votaram por ele e ditas pessoas nunca conseguem trabalho ou algum tipo de cupo em nada!!!! É um CAOS! Obvio que o Capriles não vai ser o salvador da pátria, mas com certeza vai diminuir a racha que existe aqui, as pessoas brigam de foice!!!! Familiares se separarm!!!! Tudo por política!!! Só estando aqui pra entender o que significa a vitória de Capriles... N4ao vai ser o salvador pq encontrará um país totalmente desestruturado e quebrado, na minha opinião vão mais de 5 anos apenas pra ajustar as coisas e começar de novo!!!