TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 04, 2012

APAGÃO ATINGE QUATRO REGIÕES DO BRASIL

Ainda voltaremos a usá-lo...
Cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte foram atingidas por um apagão na noite desta quarta-feira – é a segunda falta de energia prolongada em menos de um mês no país. Por ao menos meia hora, a pane atingiu regiões do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Rondônia, além de cidades no Centro-Oeste.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi causado por um incêndio em um transformador da subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A pane no equipamento causou diminuição da carga de Itaipu, o que levou à perda de 3.500 megawatts dos 60.000 produzidos pela usina. Assim que o problema foi detectado, foi enviado às distribuidoras de energia um pedido de alívio na carga.

No Rio de Janeiro, o apagão deixou sem luz bairros da capital e municípios da Baixada Fluminense e região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo. Segundo a concessionária Ampla, que atende Niterói, São Gonçalo e região dos Lagos, a interrupção no fornecimento na região começou às 20h55. A Ampla afirmou que em 80% das cidades atingidas a falta de energia durou aproximadamente 15 minutos e, no restante, cerca de 30 minutos. O abstecimento foi restabelecido pouco antes das 21h30.

Na área da concessionária Light, a queda de energia atingiu subestações no Rio, Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense. De acordo com a Light, a interrupção não chegou a atingir a zona sul nem o centro do Rio.
Em Minas Gerais, a concessionária Cemig informou que a falta de luz atingiu um total de 21 cidades, entre elas Sete Lagoas, Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Lavras, Caxambu e Ribeirão das Neves. No Paraná, bairros de Curitiba, região metropolitana e cidades do litoral ficaram sem luz por mais de 30 minutos, afetando pelo menos cerca de 115.000 pessoas. 

Falha anterior – Há menos de duas semanas, em 22 de setembro, outro apagão atingiu diversos estados nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Ministério das Minas e Energia, o problema foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA). A pane levou ao desligamento programado de algumas linhas de transmissão, até que o sistema interligado pudesse reconfigurar as cargas de energia para esses pontos. Do site da revista Veja

Um comentário:

Aqui não, jacaré! disse...

Tinha que voltar aquela campanha do carro a álcool, só que adaptada: Lampião, você ainda vai usar um!