TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, novembro 11, 2012

HOMEM-BOMBA DO MENSALÃO VOLTA A ASSOMBRAR O PT: PROMOTOR ACREDITA QUE VALÉRIO PODE AJUDAR A ESCLARECER CASO CELSO DANIEL.

Mais de uma década após o brutal assassinato do prefeito petista Celso Daniel em um episódio nebuloso, que até hoje assombra o PT, investigações relacionadas ao caso podem receber um "empurrão" graças ao empresário Marcos Valério, o operador do mensalão que foi condenado a 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa é a opinião do promotor Roberto Wider, responsável pela promotoria criminal de Santo André, para quem um novo depoimento de Valério pode ajudar a ligar "pontas soltas", reforçar provas e responder perguntas em diversas investigações que foram conduzidas pelo Ministério Público na esteira da morte de Celso Daniel.

Edição de VEJA da semana passada mostra que Valério revelou em depoimento à Procuradoria-Geral da República que Ronan Maria Pinto, um empresário ligado ao antigo prefeito, estava chantageando o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para não envolver seu nome e o do ex-presidente Lula na morte de Celso Daniel. O teor exato da ameaça permanece uma incógnita. 

Empresário com diversos negócios na região do ABC paulista, Ronan é apontado pelo Ministério Público como um dos participantes do esquema de corrupção instalado em Santo André durante a administração de Celso Daniel. Já Carvalho ocupou, à época da administração de Celso Daniel, as secretarias de Comunicação e de Governo da prefeitura. De acordo com a reportagem, Valério disse que a cúpula petista pediu sua ajuda no episódio para ajudar a liquidar a fatura, mas ele não quis se envolver. O operador, no entanto, afirma que a chantagem foi paga. Agora, a promotoria quer entender melhor essa história. 

“Não tenho preconceito em ouvir o Valério. Ele pode ter sido condenado a 40 anos de prisão, pode estar desesperado, mas só vamos saber se o que ele disse ou pode dizer vale alguma coisa se formos ouvi-lo. Se chegarmos a Minas Gerais e ele não quiser falar, paciência. Pelo menos tentamos”, disse ao site de VEJA. 

Wider propôs as duas ações relacionadas ao caso que correm na Justiça. Uma delas é na esfera criminal, contra o bando que sequestrou e executou o prefeito e, Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, apontado como mandante - e até hoje nunca julgado. A outra é uma ação de improbidade administrativa que corre paralelamente, proposta após as investigações do assassinato revelarem que um esquema de desvio de verbas havia sido instalado na administração de Celso Daniel. 

A promotoria afirma que Valério pode ajudar a reforçar esses processos e até mesmo sustentar a abertura de novas ações. Os resultados de um eventual depoimento de Valério no caso Celso Daniel só podem ser especulados, mas, segundo a promotoria, podem implicar ainda mais o PT e Gilberto Carvalho. Leia MAIS

2 comentários:

Wendell disse...

AVALIE SEMPRE O QUE O PARTIDO DELE DEFENDE POR LEMA, NUNCA POR BELOS DISCURSOS ARREBATADOS PARA SEDUZIR MULTIDÕES!
O PT é especialista em seduzir, lavar ou sujar alguém: depende do momento e necessidade; por se tratar de um partido cuja ética é o oportunismo cabe bem qualquer coisa que interesse ao momento, ao poder; afinal “todos os meios justificam os fins” e andam sob o dito do satanista Marx; “nada existe de absoluto, definivo e sagrado”.
Porém, é interessante que o PT – por palavras – sempre apregoa o melhor para cada um, defendendo as causas dos empobrecidos, parecendo serem outras pessoas e partido. Mas são muito ao contrario.
Conclusão: nunca avalie pessoas ou partidos pelo que falam, pelos mais belos discursos que sejam, MAS O QUE O PARTIDO DELE DEFENDE, QUAL É A CONCEPÇÃO DE ÉTICA, MORAL E FÉ A QUE SE APEGA; aí sim, v fará um correto diagnóstico de quem sejam na realidade.
No caso o PT, materialista e ateu e anti Cristo, implantando muitas mazelas morais e éticas na sociedade: que possui dentro de si partido e membros senão o vazio, o niilismo?
Se v confia nele e em pessoas de cabeças ocas e ainda vota mostra que é da mesma estirpe, a alienação em pessoa.

Atha disse...

Alô STF, tem mais sujos pra ser abulados Apulados Apurados. Governo do PT segue fazendo distlibuition de Leta Lenta Reta Renta Rentábel que dá muitas Rentabilidades.

Veja-se, a propósito, a penúltima da Presidência da República: sob Dilma Rousseff, torrou R$ 135,6 mil para fazer propaganda oficial em jornais que não existem. Não, você não leu errado. É isso mesmo: o Planalto gastou parte da grana que tomou de você para alardear seus feitos em jornais fantasmas.

Presidência destinou verba a jornais que não existiam.

A Presidência da República gastou R$ 135,6 mil para fazer publicidade oficial em cinco jornais de São Paulo que não existem.

As publicações fictícias são vinculadas à Laujar Empresa Jornalística S/C Ltda, com sede registrada num imóvel fechado e vazio, em São Bernardo do Campo (SP).

Essa empresa aparece em 11º lugar num ranking de 1.132 empresas que, desde o início do governo Dilma Rousseff, receberam recursos públicos da Presidência para veicular propaganda do governo em diários impressos.

Embora esteja à frente de empresas responsáveis por publicações de ampla circulação e tradição no país, como o gaúcho "Zero Hora" e o carioca "O Dia", a Laujar não publica nenhum jornal.

Os cinco títulos da empresa beneficiados pela Presidência inexistem em bancas do ABC Paulista, onde supostamente são editados, não são cadastrados em nenhum sindicato de nenhuma categoria do universo editorial e são completamente desconhecidos de jornalistas e jornaleiros da região.

Também não aparecem em cadastros municipais de jornais aptos a fazer publicidade de prefeituras.

Além disso, exemplares enviados à Presidência como provas de que as publicações existem contêm sinais de serem forjados.

A Laujar mandou as supostas edições do dia 15 de março do ano passado do "Jornal do ABC Paulista", "O Dia de Guarulhos", "Gazeta de Osasco", "Diário de Cubatão" e "O Paulistano".

Leia muito mais na Folha Poder.