![]() |
Ministro Joaquim Barbosa |
A proposta do relator tem o poder de aumentar a pena de oito dos 12 condenados por corrupção passiva. Desses oito, três passariam do regime semiaberto para o fechado. Além de Valdemar, estão nesta situação o deputado Pedro Henry (PP-MT) e o ex-assessor do PP João Cláudio Genu. Os outros cinco são: os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE), José Borba (PMDB-PR), Bispo Rodrigues (PL-RJ) e Romeu Queiroz (PTB-MG), além do ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas.
O relator propôs a revisão durante o exame da situação do presidente do PTB, Roberto Jefferson, condenado a corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Joaquim considerou a atenuante de réu colaborador ao fixar a punição, mas defendeu a aplicação da lei mais severa no caso dele e de outros condenados por corrupção passiva. Isso porque, embora os réus tenham acertado o recebimento de propina enquanto a lei antiga estava em vigor, o pagamento foi efetivado depois de editada a nova norma.
- A prática da ação de solicitar vantagem indevida e da ação de receber não configura mais de um crime de corrupção passiva. Mas, quando há também o recebimento, o momento a ser considerado é este, e não o da solicitação da vantagem - explicou Joaquim, completando: - O réu Valdemar Costa Neto recebeu mais de R$ 10 milhões. Pelos critérios do plenário, que considero equivocados, foi aplicada pena de dois anos e seis meses de reclusão (por corrupção passiva), que, ao meu sentir, é o absurdo dos absurdos. Entra em contradição com tudo o que o STF vem decidindo nesse plenário e nas turmas. Leia MAIS
3 comentários:
Como assim rever penas aplicadas? Já não decidiram no tribunal? Se decidiram como agora querem fazer uma revisão? E se a decisão tivesse sido "pena de morte" e já tivesse sido aplicada, como iriam voltar atrás?
Caros funcionários do povo brasileiro na função de juízes do supremo: os senhores não podem rever nada. As decisões que os senhores tomam tem que ser justas e corretas e sem necessidade de revisões. Assim paira a dúvida sobre o modo como as decisões foram tomadas!!!
Mais uma "estrepolia" do HD! Isso mesmo, srs Ministros! Não revejam nada, ignorem os Recursos, Embargos de Declaração e Infringentes! Aliás: ignorem a CRFB! Pra que mesmo, né?
eu já disse,internem o hd,ele é esquerdoentidiota cronico.
Postar um comentário