TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, novembro 15, 2012

VERBA PARA MODERNIZAR PRESÍDIOS ESTÁ PARADA

José Eduardo Cardoso
Em encontro com empresários na última terça-feira, em São Paulo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, qualificou como "medieval" o sistema prisional brasileiro – e chegou a dizer que preferia morrer a ficar preso no país por um longo período. De fato, a situação nas cadeias brasileiras é precária. E o déficit de vagas no Sistema Penitenciário chega a 200.000.

Apesar do quadro – e do ministro ter tentado justificar a escalada da criminalidade pela situação nas prisões -, o governo federal não investe a verba disponível para o Fundo Penitenciário Nacional. É o que mostra levantamento da ONG Contas Abertas divulgado nesta quinta-feira.

Nesta quarta, Cardozo, insistiu que o sistema penitenciário nacional é "indigno". Disse, ainda, que a situação "resulta de anos de descaso" e reconheceu que tanto a União quanto os governos estaduais têm responsabilidade na questão. "O primeiro passo para solução de um problema é jamais escondê-lo debaixo do tapete", defendeu. "São tão péssimas as condições dos presídios que cumprir pena em muitos deles é mais pesado do que a própria a morte", comparou.

Apesar de o ministro reconhecer que o problema também cabe à União, levantamento revela que só 35,8% dos recursos previstos para o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) em 2012 foram reservados para futuros pagamentos - o que representa a primeira fase da execução orçamentária. Os valores efetivamente pagos representam somente 20%, ou 86,5 milhões de reais, do total. Ao todo, 435,3 milhões de reais estão orçados para o Funpen em 2012. Leia MAIS

4 comentários:

Anônimo disse...

Cadê a verba MENTIROSO! Alguém acredita que esse tal ministro (um dos cabeças do Foro de SP) e mesmo os mensaleiros, cumpririam pena em celas de presos comuns? Tanto esse tal ministro como toda bandalha PTralha, bem que poderiam ser jogados nessas masmorras pelo dano moral, intelecutal, financeiro e político, quem vêm praticando contra a nação. Seria um grande favor que nos faria, fosse esse tal ministro preso numa dessas celas comuns, eis que preferindo a morte seria menos um comunista FDP a enxovalhar a nação.
Certo estavam os militares de 64!
Bons tempos!

Anônimo disse...

Mas bonitinho, voce tinha a caneta nas mãos para modificar esta situaçao. E só pensa nela agora que os " amigos" estão se encaminhando para lá? Ser petista é pesado né? O povo que se dane, mas quando os petistas chegam ao nívelde povo a coisa aperta. Como é que vai fazer agora com os queridinhos, bonitão? O teu recado foi claro. Se matem. Foi recado do chefe? Melhor seria ele mortos não é? Sem falar. Vai que o Delúbio tenha um decúbito lombar e resolva realmente contar o que houve. Melhor mortos. lula adoraria. E o indecente ainda iria no enterro. O pt nunca teve moral. E jamais terá.

Anônimo disse...

O pt gosta de construir arenas.
È muito útil e só jogar os presos para os leôes e ai estaremos vivendo una era mediaval.
Ou cortariamos as mãos dos condenados por roubarem o dinheiro público.

Wendell disse...

8 ANOS DE GOVERNO LULLA + 2 ANOS DE GOVERNO DILMA: sr Ministro o sr. disse implicitamente que foram ineficientes e nada fizeram em prol da melhoria dos detentos e das casas de custódia, não é?
A explicação prá isso não é dificil não: consulte a cachoeira de centenas de milhões de dólares em que o PT se enfiou em constantes corrupções, baixaram as
penalidades par 1/6 para aliviarem os presídios e soltar mais rápido a bandidagem. E logicamente prenderem os cidadãos em casa, e ainda querendo censurar a internet para NÃO se comunicarem livremente os cidadãos. Estariam ensaiando aquilo, como e Cuba e na China, gostam de fazer como os capachos cidadãos brasileiros?
O PT é expert é criticar, atribuir problemas aos outros e sair pela tangente, e quando não dá conta acusar a oposição ou então como disse no caso ao problemas dos presidios: problemas buracráticos.
Mas não foram problemas “cachoeiráticos” de desvios de verbas, hem?
Não seria a oposiçao também dessa vez que atrapalhou?
Cuidado, gente: 2014 vem aí: cuidado como a coleira no pescoço e fecho éclair na boca se de novo o PT ganhar, gente!