![]() |
HACER CLICK => Acá esta la mejor explicación de la cirugía de hoy y cáncer de Chávez |
Segundo o médico José Rafael Marquina, a cirurgia à qual se submeteu o caudilho no hospital CIMEQ, em Havana, a capital de Cuba e que teve uma duração de pelo menos seis horas, foi complicada. Em sua conta no Twitter @marquina04 , esse médico venezuelano que trabalha em Naples, Florida, Estados Unidos, é a única fonte médica que tem informado sobre a saúde do caudilho nos últimos tempos. O governo chavista continua sonegando informações aos cidadãos venezuelanos, sem emitir boletim médico oficial.
Segundo o Dr. Marquina, os médicos realizaram uma vertebrectomia em Chavez, com a finalidade de evitar compressão da medula espinhal. Revela que foram retiradas duas vértebras da coluna de Chávez que já haviam sido alcançadas pelo tumor.
Ainda segundo o médico, no lugar dessas duas vértebras os cirurgiões implantaram próteses (pequenos tornos - figura acima) e fizeram enxerto de osso na pélvis, também invadida pelo tumor. Esse procedimentos, segundo explica o Dr. Marquina, destinam-se a dar melhor estabilidade para o paciente. Anota que a cirurgia não é curativa, isto é, não debela o câncer, mas pode melhorar o estado de saúde de Chávez e mitigar as dores.
Segundo o médico, baseado em fontes exclusivas, o tumor que acomete Chávez mostrou uma grande invasão em várias vértebras e também na área muscular da espalda o que tornou a cirurgia muito complicada.
A última informação do Dr. Marquina é de que Chávez se encontra na sala de recuperação do hospital CIMEQ em Havana, e permanece estável.
OS TWITTS DO DR. MARQUINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário