TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 05, 2012

CHÁVEZ TERIA DESMAIADO ANTES DE EMBARCAR PARA CUBA, SEGUNDO VERSÃO QUE CORRE PELAS REDES SOCIAIS

O caudilho Hugo Chávez permanece internado na UTI do hospital CIMEQ, em Havana, capital cubana, mas como das vezes anteriores o governo venezuelano não fornece boletins médicos. Sabe-se apenas que Chávez estaria em Cuba. Todo esse segredo em torno do câncer que acomete o tiranete, transformou a Venezuela numa usina de boatos.

Uma das últimas versões informando sobre o que motivou a transferência do caudilho em caráter de urgência para receber tratamento médico em Cuba, diz  que Chávez sofreu um desmaio enquanto concedia entrevista exclusiva para o canal árabe Al Jazeera sobre a sua reeleição em 7 de outubro.

A versão difundida por meio da conta @Sangarccs no Twitter linka para a ferramenta Twitter Longer, que comporta textos que vão além dos 140 caracteres que cabem nas postagens normais do Twitter. 

Diz o texto que enquanto concedia a entrevista a Al Jazzera o caudilho sofreu um mal súbito e desmaiou aos pés da repórter enviada especial à Venezuela. Imediatamente, os seguranças cubanos de Chávez socorreram o tirano e sequestraram todo o material da equipe de reportagem.

O suposto faniquito sofrido pelo tiranete acendeu a luz vermelha. A segurança cubana tratou de despachar a repórter árabe para Londres, enquanto o caudilho era preparado às pressas para viajar a Cuba, onde permanece internado até agora.

Se isto é verdade ou mentira só o tempo dirá. Dado ao fato de que o câncer de Chávez é tratado como segredo de estado, e também não se pode afirmar com todas as letras que o caudilho está mesmo em Cuba. Já se falou, inclusive, que teriam levado o tirano para a Rússia, onde oncólogos russos estariam aplicando um tratamento esperimental para salvar Chávez.

E, finalmente, correm versões afirmando que Chávez está em Cuba insinuando que está muito mal para sensibilizar os eleitores venezuelanos que irão às urnas no próximo dia 16 eleger os governadores dos Estados. O plano do chavismo pretende a vitória total, ou pelo menos na maioria dos Estados, de forma a permitir que seja implantado o "Sistema Comunal", um eufemismo para suavizar a implantação do comunismo do tipo cubano com o consequente fim das liberdades civis.

Transcrevo a notícia no original em espanhol que informa sobre um suposto desmaio de Chávez que determinou sua transferência urgente para Cuba. Leiam:

EN ESPAÑOL CHÁVEZ SE DESMAYA Y SALE A LA HABANA:*** VERSION ORIGINAL. Una reportera del canal Al Jazeera, enviada a Venezuela a una entrevista exclusiva con el presidente Chávez por su reelección del 7-O, habría sido testigo de la gravedad de su estado de salud. Ocurrió que mientras lo entrevistaba en su despacho y ya cumplido más de la mitad del trabajo reporteril, de pronto el Jefe de Estado se habría desvanecido y convulsionando cayó en sus pies. De inmediato personal de Palacio lo recogió y lo llevó a un salón contiguo, mientras otros ayudantes, aparentes mercenarios cubanos de seguridad, despojaron a la periodista de su cámara y vaciaron su contenido, que recogía por supuesto todo el episodio, y hasta la obligaron a quitarse los zapatos y entregarlos por sospecha de grabaciones ocultas. Luego insup facto la invitaron a abandonar el país, la montaron junto a sus acompañantes en un vehículo de Miraflores, los pusieron de patitas en Maiquetía y en vuelo directo de British Airways fueron regresados a Londres. El cuento lo tiene en caliente la colega Lourdes Urbieta, de una publicación especializada en Miami, quien lo recibió de boca de la propia enviada acreditada del canal árabe. Después a Chávez lo sacaron para La Habana donde aún permanece. No se sabe en cuáles condiciones.Twitter Longer

Nenhum comentário: