TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 20, 2012

MÉDICO DESMENTE RUMORES SOBRE MORTE DE CHÁVEZ, MAS AFIRMA QUE SEU ESTADO DE SAÚDE CONTINUA GRAVE.

HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA
Durante toda esta quinta-feira se registrou um absoluto silêncio a respeito da evolução do estado de saúde do caudilho Hugo Chávez, que se encontra há mais de uma semana internado na UTI do hospital Cimeq em Havana, capital de Cuba, depois de sofrer a quarta intervenção cirurgica para deter o avanço do câncer.

O governo venezuelano, por sua vez, continua sonegando informação. Até hoje jamais foi liberado um boletim médico completo, destacando a realidade do tratamento contra o câncer que o caudilho recebe há um ano e meio, quando foi detectada doença. Não se sabe, a rigor, qual exatamente o local do corpo do tiranete que se iniciou o tumor. A doença é tratada como segredo de estado e usada politicamente, como foi na recente eleição de governadores.

Depois de veicular fartamente pela imprensa informações vazadas desde Cuba, dando conta de que Chávez contraiu uma infecção respiratória no pós-operatório, só nesta quinta-feira o governo confirmou o fato. Mas o pretenso "informe" lido por Nicolás Maduro, o vice de Chávez, não passou de uma frase: "Ele se encontra bem, se encontra consciente" - afirmou Maduro.

A principal fonte de informações sobre o estado de saúde de Chávez continua sendo o médico venezuelano José Rafael Marquina que vive e trabalha em Naples, Florida, Estados Unidos. Todas as notícias e detalhes que possui o Dr. Marquina transmite através de sua conta no Twitter. Tanto é que o médico que possuia pouco mais de 100 mil seguidores no Twitter, agora conta já com mais de 180 mil pessoas que o seguem sequiosos por informações. Marquina tem sido entrevistado pelos maiores veículos internacionais de comunicação.

PROGNÓSTICO NÃO É BOM
Na tarde desta quinta-feira o Dr. Marquina afirmou pelo Twitter @marquina04, que o fato de Chávez não ter vencido o perído pós-operatório indica um prognóstico ruim. Todavia disse que os rumores sobre a morte do caudilho não falsos. Mesmo afirmou que o governo venezuelano deve reconhecer esta noite a seriedade do quadro clínico de Chávez.

É justamente pela falta de informações oficiais claras é que proliferam boatos e rumores dentre eles que o caudilho já teria morrido. Este fato entretanto não procede, como bem observou Marquina, mas o médico alerta que o estado de saúde do tiranete é grave.

2 comentários:

MikePernambuco disse...

Dr. Marquina afirmou pelo Twitter @marquina04, que o fato de Chávez não ter vencido o perído pós-operatório indica um prognóstico " ruim ". Dr. Marquina ta' completamente enganado,,,,ISSO E' UM PROGNO'STICO EXCELENTE

Alexandre, The Great disse...

Nem o capeta quer este inquilino. Caracas!!!(ops...)