![]() |
O médico José Rafael Marquina |
O caudilho Hugo Chávez continua internado na UTI do Hospital Cimeq em Havana, a capital de Cuba, onde os médicos continuam lutando para colocá-lo em situação de tomar posse para um novo mandato de seis anos como presidente da Venezuela no dia 10 de janeiro de 2013.
Da parte do governo venezuelano, como sempre as informações sobre o real estado de saúde do caudilho são sonegadas. Nos curtos comunicados informam apenas que o tiranete estaria saindo da situação crítica pós-operatória.
Segundo o médico venezuelano Rafael Marquina, que vive e trabalha em Naples, Estados Unidos e que se transformou na única fonte médica que comenta publicamente sobre o câncer que acomete Chávez e seus efeitos, revelou em sua conta no Twitter no início desta madrugada de segunda-feira, que os médicos removeram o tubo endotraqueal e desconecataram o paciente do sistema de ventilação por meio do qual respirava desde que entrou no centro cirúrgico para sua quarta operação.
O Dr. Marquina continua afirmando que o câncer é terminal e que a expectativa de vida de Hugo Chávez não está muito além do mês de abril de 2013. Explica que a cirurgia a que o caudilho se submeteu em Havana, teve a finalidade de evitar que ficasse paralisado, já que o tumor pressionava a medula. O objetivo - segundo o médico - é permitir que Chávez consiga tomar posse no dia 10 de janeiro do próximo ano.
- É muito provável que muito debilitado e com dificuldades para caminhar tome posse no dia 10 de janeiro - diz Marquina - acrescentando que o câncer, todavia, continua progredindo e é incurável e muito agressdivo.
- O plano é diminuir os sedativos e iniciar a terapia de recuperação no final desta semana, enquanto deverão administrar antibióticos por pelo menos seis semanas, para contornar o processo infecioso que afetou o paciente imediatamente após a intervenção cirúrgica - informa o médico.
Marquina adiantou que Chávez tem períodos de lucidez e alerta durante o dia, mas está sedado com calmantes face a um quadro severo de dor.
OS TWITTES DO DR. MARQUINA
![]() |
Hacer click s/ la imagen para ver mas grande |
Nenhum comentário:
Postar um comentário