TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 13, 2012

MÉDICOS LUTAM PARA SALVAR A VIDA DE CHÁVEZ. MÉDICO DIZ QUE CAUDILHO TEM 50% DE CHANCE DE SOBREVIVER.

HERRAMIENTA DE TRADUCCIÓN EN LA COLUMNA DE LA DERECHA
Hugo Chávez continua na UTI do hospital Cimeq (Centro de Investigações Médico Cirúrgicas), em Havana, onde uma equipe de médicos luta para manter a vida do caudilho, depois da cirurgia a que foi submetido anteontem quando os cirurgiões extraíram duas vértebras cancerosas e implantaram próteses e parafusos, já que o câncer fez metástases em direção à região lombar desde a pelve. Tal procedimento procura evitar a pressão tumor na medula espinhal que poderia ocasionar paralisia.

Todas essas informações chegam à imprensa por meio da conta do Twitter do médico venezuelano radicado nos Estados Unidos, José Rafael Marquina, já que da parte do governo os comunicados não detalham os procedimentos médicos  aplicados para salvar a vida do caudilho. 

Em sua conta @marquina04, no Twitter, o Dr. Marquina fez uma série de postagens no transcurso de uma hora atrás. É o único médico que analisa e filtra informações do que vem ocorrendo na UTI do Cimeq. Marquina calcula que a chances de Chávez sobreviver é de 50%. No entanto revela que o caudilho continua entubado e assim permanecerá pelo menos nos próximos 5 a 7 dias, fato que facilita o trabalho dos médicos. O jornal russo Pravda em matéria veiculada ontem (quarta-feira) afirmou que Chávez estaria com seus dias contados.

Marquina diz que embora esteja um pouco mais estável do que ontem, em geral a situação de Chávez é muito grave e crítica por causa da infecção que acomete o paciente.

- Creio que a origem da febre e da septicemia é a infecção dos parafusos implantados - estima o médico. Alerta também que o aumento da creatina nos exames que realizaram nesta quinta-feira no sangue do caudilho poderia indicar uma falha renal.

O Dr. José Rafael Marquina vive e exerce a medicina na cidade de Naples, na Florida, Estados Unidos e desde que Hugo Chávez sofreu a primeira intervenção cirurgia no ano passado em Havana, passou a analisar o quadro clínico do caudilho transformando-se na única fonte médica que dá detalhes sobre a evolução do câncer do tiranete, já que até hoje não sabe exatamente a parte de seu corpo que foi atacada pelo tumor. 

Embora tivesse oportunidade de se tratar nas melhores clínicas dos Estados Unidos, Chávez optou por Cuba, já que é o único lugar onde o segredo sobre a doença de Chávez é mantido por obras da tirânica repressão de Fidel Castro. 

Quando Chávez é internado no Cimeq esse hospital cancela todos os internamentos para prevenir qualquer vazamento sobre o verdadeiro estado de saúde do paciente. No entanto, o Dr. Marquina tem fontes privilegiadas, haja vista a riqueza de detalhes de suas informações.

Na Venezuela só o próprio caudilho poderia comentar sobre a moléstia e o segredo continua sendo mantido na base de truculenta repressão, a mostrar que a o chavismo já transformou a Nação venezuelana numa nova Cuba.


OS TWITTES DO DR. MARQUINA
Hacer click s/ la imagen para ver más grande

5 comentários:

Anônimo disse...

E agora?
Quem vai ser o novo líder da America Latina?

mj

Alexandre, The Great disse...

Parece que nem o rabudo quer este novo inquilino. Vai virar zumbi, igual "The Talking Mummy"...

Anônimo disse...

Confirmado, Chaves tem a mesma doença petismolullístíca : SARCOMA.
Sarney + Collor + Maluf = INCURÁVEL !

Anônimo disse...

Que o chifrudo está fazendo um puxadinho para receber o xexelento bolivariano todos sabem. O problema é que depois que o sujeito morrer os seus apaniguados vão se recusar a cumprir a constituição do país que prevê uma nova eleição se o eleito não assumir em até 30 dias. Capriles já cantou essa pedra.

Anônimo disse...

Ahhh... 50%?!!! eu pensava que era menos... com certeza vai estar aí por muuuuuuito tempo... torrando o saco de todo mundo...