TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, dezembro 05, 2012

MORRE OSCAR NIEMEYER AOS 104 ANOS DE IDADE

Oscar Niemeyer morreu idolatrando o assassino Josef Stalin
Morreu nesta quarta-feira, às 21h55, o arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos. Segundo os médicos, Niemeyer morreu de insuficiência respiratória, rodeado pela mulher, Vera, e por outros familiares. Ele estava internado no Hospital Samaritano, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro, desde 2 de novembro, quando foi diagnosticado com desidratação. O mesmo motivo o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital. Neste período, ele teve duas hemorragias digestivas e apresentou quadro de insuficiência renal, motivo que o levou a fazer hemodiálise. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.

A razão do sucesso de Niemeyer está em sua ligação com um certo momento histórico do Brasil. “Sua carreira coincide com a modernização do Brasil. Ele foi um gênio no momento que a arquitetura queria se reinventar radicalmente”, diz Frederico Flósculo, professor de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB).

Ao mesmo tempo, na definição de Flósculo, “suas obras têm a mesma marca, uma força plástica e de expressão que ignora as necessidades dos demais seres vivos”. A ventilação ruim e a iluminação insuficiente são os problemas mais apontados. “O Museu Nacional em Brasília, por exemplo, é um pavor climático. É um prédio totalmente fechado e uma praça toda cimentada com cerca de seis hectares. Nos dias de hoje, isso chega ao limite da ignorância em relação ao clima e ao conforto”.
 
Dinossauro - A tenacidade com que Niemeyer  se aferrou aos seus cânones arquitetônicos só é comparável ao seu apego a uma ideologia inimiga dos homens. O arquiteto se tornou um dinossauro da esquerda, e morreu fiel ao comunismo e admirador de Josef Stálin, um dos maiores genocidas da história, que considerava “um estadista fantástico”. Em algumas ocasiões, levou ao desespero amigos conhecidos pelo radicalismo esquerdista, como o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que pretendia publicar em um jornal de seu país uma entrevista que Niemeyer dera ao Jornal do Brasil. Preocupado em preservar o arquiteto de críticas, Galeano sugeriu retirar do texto os elogios a Stálin. Ouviu um sonoro “não” e desistiu da ideia. “Ele disse que não pegaria bem para mim”, contou Niemeyer a Lauro Jardim, um dos redatores-chefes de VEJA, em 2001. “Mas eu digo o que penso, mesmo que possa estar errado. Não cobro posição ideológica de ninguém. Tenho até amigos reacionários. Eles sempre pensando que eu estou errado, e eu achando que quem está errado são eles.” Leia MAIS

20 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceram de mencionar que ele recebeu, em 1963, o Prêmio Stalin pela Paz!!! Piada? Não. Niemeyer foi um paradoxo vivo, adorava Stalino (o maior monstro da história moderna) sem perder a ternura. Por mim viveu té demais.

Adilson disse...

Aluízio,
Tenho um ex-colega da Varig que hoje tem 89 anos e trabalhou em Brasília antes da inauguração em 1960. Me contou das roubalheiras e das propinas recebidas por aqueles que construiram a capital. Além deste arquiteto e de seu colega (Lúcio Costa) tinha mais gente que depois se tornou famosa, como Joaquim Roriz, etc....

MikePernambuco disse...

COMUNISTA BOM E' COMUNISTA MORTO. ESSE CARA SO' SE DESTACOU POR CAUSA DO APOIO DE ESQUERDISTAS E NUNCA POR SUA INTELIGENCIA. SUA OBRAS NAO RETRATAM O OBJETIVO DA CONSTRUCAO. O PALA'CIO DO PLANALTO MAIS PARECE UM JARDIM BOTANICO. AQUELE MONUMENTO COM FORMA DE FOICE E' ABERRANTE DE FEIO. ADMIRAR O STALIN DIZ TUDO DE BURRO EM UM HOMEN. QUE ELE DESCANSE AO LADO DE STA'LIN,,,SERA' UM INFERNO PRA ELE

gutenberg j disse...

Algumas obras de Niemeyer passam a sensação de leveza. Contudo, Brasília, por exemplo, é a ideia do Sistema por exceleência. Sistemas são abstratos,pessoas são concretas.
Assim, Brasília, para mim, sempre foi algo ruim demais para as pessoas.A expressão de um pensamento-estética bem sistêmica-comunista, onde as pessoas, os indivíduos não contam e nem têm lugar.
Isso é a síntese de Niemeyer para mim.

Atha disse...

Por se declarar pró-Cobubisbo Comunismo, aparece em fotos com Lula, Fidel Castro, Chê Guevara, Zé Dirceu e muito mais. Confira no Jornal A Folha, Galeria de Fotos.

Renan disse...

LINDAS POR FORA...
OCAS POR DENTRO
Apreciaria suas obras apenas no arquitetônico, sem dúvida, porém pessoa que de uma forma ou outra aprove carniceiros como Stálin e o governo do PT e muitos idem, sinceramente é interiormente tão vazio como bola de árvore de Natal, embora sejam bonitas por fora.
Sua exterioridade sim, poderá estar aprovada, só, apenas, mas as lições outras mais anexas que deveriam ser repassadas à posteridade de concreto, nada.
Era um niilista a mais.
Agora um a menos.

Anônimo disse...

Particularmente nunca admirei esse senhor, não so pela arquitetura de péssimo gosto como também, pela sua posição ideológica. Sua fama deveu-se mais a essa última, que pelo "talento" decantado pelos esbirros de ditaduras comunas. O século XX produziu muitos intelectualóides revolucionários. Sua fama é fruto da esquizofrenia anti-capitalista e anti-estadunidense, e nada mais.

Anônimo disse...

Graças a Deus, menos um comunista entre nós!!!

Anônimo disse...

Bom, agora deve estar abraçando o Stalin lá no inferno! Nunca o considerei um gênio, suas obras refletem uma alma vazia e árida. Já foi tarde.

HD disse...

O Sr. Adilson (segundo comentário) falou das roubalheiras da construção de Brasilia.
De fato, nunca se viu tanta roubalheira!!!
A roubalheira começava na simples contagem das caçambadas de barro que era levadas para os aterros, em geral computava-se a mesma várias vezes, e seguia até a roubalheira top que incluia as altas decisões dos rumos da "futurista capital". E isso fez escola.
Mais tarde tudo se repetiu na construção de Itaipu, trans-amazônica, ponte Rio-Niterói, etc e tal. E até hoje os "métodos aprimorados" durante a construção de Brasilia e "pirâmides seguintes" são utilizados nas altas decisões do governo. Isso é Brasil!!!

Luiz Gonzaga disse...

Aproveito para discordar da sua opinião sobre a “genialidade” do Niemeyer como arquiteto. Para mim ele foi um desenhista com bastante criatividade. Um arquiteto cria ambientes belos, seguros e funcionais para o bem estar dos usuários. Brasília é uma cidade suntuosa, mas não é agradável, não tem esquinas (pontos de convergência para contatos entre pessoas). Nunca moraria lá.
Seu perfil psicológico de “humanista humilde” esconde sua carência de exibicionista envergonhado, que tenta protagonizar uma atuação assintônica, uma forma de esconder-se por trás de uma imensa necessidade de ser visto e louvado. Um Pepe Mujica brasileiro!
Assim são os “socialistas”. Mostram apenas uma face para uso externo e escondem os seus verdadeiros desejos totalitários. Concordo que todo idiota, pela sua tendência radical, coloca a CONVIVÊNCIA justa e igual num patamar inferior as suas ambições individuais.

Alexandre, The Great disse...

Ontem às 22:00 hs não resisti e cantei aquela musiquinha: "morreu...morreu... antes ele do que eu..."

Anônimo disse...

A Topologia da Genialidade Brasileira: Oscar Niemeyer
Morreu Niemeyer, era tão velho que nasceu no ano em que Rudyard Kipling ganhou o Nobel. Enquanto Senna transformava curvas em retões, Niemeyer não podia ver uma linha reta que logo a transformava em curva. O grande gênio da arquitetura brasileira iniciou a carreira copiando vergonhosamente Le Corbusier e Mies van der Rohe, e terminou a carreira 80 anos depois imitando a si mesmo. No papel seus prédios são leves, elegantes, bonitos, na realidade seus prédios são não funcionais, são de difícil construção e manutenção e após apenas alguns anos envelhecem e apodrecem tristemente [basta dar uma passeada pela esplanada dos ministérios para experimentar a sensação de um cemitério de prédios sem vida e beleza]. Teve a sorte de ter o monopólio de Brasília, onde realizou seu sonho socialista, construindo uma cidade que é um hino ao estado criando um monstro que combina o brutalismo moderno com a monotonia burocrática soviética. Comunista de carteirinha foi adotado pelo corrupto JK, pelos generais da ditadura e por todos os outros políticos interessados em construir obras facilmente superfaturadas.

http://selvabrasilis.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Mais um comunista no inferno...

Anônimo disse...

Não sei bem por qual motivo, navegando, cheguei a este site. Encontrei a imbecilidade humana e a burrice em suas manifestações mais puras.
É realmente um fenômeno a reunião de tantas opiniões estúpidas reunidas.
O ser humano, como diria, Oscar, é supreendente.

Atha disse...

Niemeyer se esqueceu de arguitetá um Prezídio só para os apelidados de Bolítibus Polítigus do Politiburo.

Atha disse...

Gravado por Jorge Aragão, samba de Niemeyer critica "arquiteto capitalista".

O samba inédito escrito em 1962 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, morto nesta quarta aos 104, critica arquitetos que constroem edifícios "para agradar ao turista" e "deixa o pobre de lado". Na voz do cantor Jorge Aragão, a gravação da música foi presente de aniversário no ano passado.

Niemeyer sempre foi fã de Jorge Aragão e, há oito anos, foi pela primeira vez à casa de shows Canecão para assistir a um show dele, conta o cantor. No ano passado, Aragão foi convidado pelo arquiteto para dar voz ao samba anti-capitalista.

Dê uma escutada e observe os Versos que Niemeyer compôs, comunismo da gema9586 ToBoadd.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1197180-gravado-por-jorge-aragao-samba-de-niemeyer-critica-arquiteto-capitalista.shtml

Anônimo disse...

Entre o Atha e um anônimo surge um imodesto estúpido falando de outros.

Cai fora, meu, vai pro blog do PHA.

Sds

Marcio disse...

O QUE FEZ COM AS MÃOS, DESTRUIU COM OS PÉS!
Niemayer era muito inteligente como arquiteto, de qualidades talvez comparadas aos maiores gênios, mantendo-se apenas nisso.
Como pessoa humana, um deficiente, carente de um coração humano e mais ainda de sentimentos cristãos.
Como poderia em sua sã consciencia aprovar carniceiros da estirpe de Stálin, Fidel Castro, Pol Pot e correlatos?
Na prória Russia atual há serios movimentos do governo de repudio à memoria de Stálin, Lênin etc., e a outros apenas reconhecidos como tal por materialistas e ateus.
Ultimamente a religião na Russia tem sido muito revalorizada; basta dizer que as PARADAS GAYS ESTÃO VETADAS NOS PRÓXIMOS 100 ANOS e o ensino religioso de novo nas escolas; já descobriram no proprio berço do ateísmo comunista que ele conduz a nação ao caos total.
No Brasil ainda não desconfiaram disso ao todo, muitos ainda crêem no PT.

Anônimo disse...

Encontrei nos comentários um estúpido esquerdopata (em 06 de dezembro 2012) que achou ruim os comentários postado aqui, que ele qualifica de "imbecilidade humana e burrice".

Oras, se vc mesmo disse "Não sei bem por qual motivo, navegando, cheguei a este site." e diz essa asneira, é porque vc é a mais pura manifestação de um cérebro podre que vota em safados do PT!


É realmente, você é "um fenômeno" pois faz parte da "reunião de tantas opiniões estúpidas reunidas.", frase sua e com todos os erro seus!

E você ainda cita o seu ídolo:
"O ser humano, como diria, Oscar, é supreendente."

Primeiro que as opiniões do 'Oscar' não somam nada, e "surpreendente" são as conclusões de quem anda cagado e ainda se importa com o cheiro alheio.

Vá se enxergar!