terça-feira, dezembro 18, 2012
RAÍZES IDEOLÓGICAS DA CORRUPÇÃO DO PT
O filósofo Denis Lerrer Rosenfield, escritor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos poucos intelectuais brasileiros que se contrapõe ao assentimento de boa parcela da população brasileira e dos próprios políticos ao turbilhão de corrupção que enxovalha a Nação brasileira depois que o PT chegou ao poder, faz uma interessante abordagem sobre esse fenômeno que tem o seu epicentro no lulopetismo. O títuto original do artigo de Rosenfield é "Corrupção Ideológica". Vale a pena ler. Link ao final para a segunda parte do artigo. Leiam:
A corrupção desvendada no escritório da Presidência da República em São Paulo, no marco da Operação Porto Seguro, comandada pela Polícia Federal, mostra em ação uma forma de corrupção com marcas distintivas, que não podem ser simplesmente equiparadas à corrupção dita patrimonialista do Estado brasileiro. O mesmo vale para justificativas de que o PT, no dizer de dirigentes, caiu no erro de fazer o que todos os partidos fazem, como ocorreu no mensalão.
As tentativas de nivelar essas formas de corrupção, tudo reduzindo a um mesmo sistema, terminam por encobrir o que as diferencia, produzindo uma espécie de geleia geral. E essa geleia geral é extremamente perniciosa, pois a sua resultante é uma desresponsabilização dos atores envolvidos, indivíduos ou organização partidária.
No caso da Operação Porto Seguro, salta à vista o nível dos envolvidos: 1) a chefe do escritório da Presidência, Rosemary Nóvoa de Noronha, que se apresentava como "namorada" do ex-presidente Lula; 2) os irmãos Paulo e Rubens Vieira, diretores, um da Agência Nacional de Águas (ANA), o outro da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); 3) José Weber Holanda, advogado-geral adjunto da União. Note-se que não se trata de personagens secundários, denominação que procura desqualificá-los, como se o PT não estivesse envolvido nessas indicações. A desqualificação tem o objetivo de produzir uma espécie de desresponsabilização partidária, como se o partido nada tivesse que ver com membros seus no alto escalão.
Pior ainda, Lula tem alguém de sua intimidade amplamente envolvida em crimes. É bem verdade que a vida privada do ex-presidente lhe diz exclusivamente respeito, o que não significa que suas repercussões em tráfico de influência, pareceres forjados e falsidade ideológica não devam ser consideradas em suas consequências propriamente públicas. A vida privada do ex-presidente Lula tornou-se pública pelos ilícitos e crimes cometidos por sua "namorada" e companheiros.
O caso dos irmãos Vieira é também emblemático, pois se trata de diretores de agências reguladoras, que deveriam zelar pelo cumprimento dos contratos e pelo interesse dos cidadãos em geral, em atividade técnica de cunho suprapartidário. Ora, com a chegada de Lula ao governo federal, essas agências foram literalmente aparelhadas partidariamente, perdendo progressivamente a sua função. O que estamos observando é o resultado desse processo de apropriação partidária do Estado, ganhando a corrupção um matiz propriamente ideológico.
José Weber Holanda tampouco é um personagem qualquer, atuando como vice-ministro e falando em nome do titular. Trata-se, é evidente, de um cargo da maior importância na estrutura estatal.
Logo, não podem ser todos esses personagens considerados como "secundários" ou "mequetrefes", pois tal consideração seria um abuso para com os cidadãos deste país, incapazes de discriminar quem é quem. Na verdade, um desrespeito à coisa pública, à res pública, e à cidadania em geral.
A questão central é: como chegamos a isso? ==>> Clique AQUI para continuar a ler a parte final do artigo que responde a esta indagação: Como chegamos a isso?
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Excelente.
Os homens de expressão precisam, mesmo, se levantar e alertar a população quanto a estes grandes desmandos, antes que o Brasil afunde mais. Não nos esqueçamos que a ~
dona dilma foi e está sendo conivente
com todos estes e outros desmandos que ainda não vieram à tona.
Ela só não tolera a corrupção que vem ao conhecimento do público, a que está oculta, esta corre solta.
mj
Como chegamos a isto?
Refrão de Samuel em consonância com http://www.nivaldocordeiro.net/:
FHC Kerenski – aquele que chorou de orgulho quando o operário Lula foi eleito, é a personalidade mais importante do Brasil na segunda metade do século XX, não pela obra que fez, mas pelo mal que praticou. Ele cometeu o terrível erro de avaliação de todos os que abraçaram a social-democracia, de achar que chegam ao poder, cavalgando na mentira igualitarista, e nele conseguirão manter-se. Ora, eles sempre serviram e servirão de abre-alas da revolução. Nas suas pegadas sempre virão os “verdadeiros” socialistas
O PT, HITLER E MUSSOLINI SÃO IGUAIZINHOS.
O artigo foi muito interessante. De fato, os comunistas detestam que exista o lucro pessoal, de particulares, mas que seja tudo só do Estado; era o que pregava o Nazismo e o Fascismo que achavam que seriam vencedores da guerra e implantariam um regime desse mesmos moldes.
E vão aos poucos comprando os ricos, dando serviço para eles, e o plano-arapuca está na "carta que fidel castro enviou a Chavez de como implantar o comunismo na Venezuela"e nela consta de como se faz em etapas a subversão dos poderes e do povo até tomar o poder. E eles sabem subverter as pessoas para votarem neles, umas armadilhas, só arapucas e traições; depois vem a escravidão.
O idiota que vota no PT depois será um cachorrinho preso na corrente, pastando cá em baixo sem liberdade!
Postar um comentário