Filas quilométricas na BR-280 em Santa Catarina: discussão interminável com a Funai e o Ibama que mandam mais que o DNIT. |
As discussões entre a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre o traçado da BR-280 no lote 1 — que tem 36 km e liga São Francisco do Sul à BR-101 — estão atrasando o início da concorrência para o trecho.
O motivo da discussão é a proximidade do local onde serão as obras de uma área indígena, no Morro da Palha. O edital depende de um consenso para ser lançado.
— As conversas estão bem encaminhadas. Haverá novas reuniões na próxima semana para tratar da questão em Brasília. A expectativa é de que isto esteja definido até fevereiro —, garante o superintendente regional do DNIT no Estado, João José dos Santos.
Desde o início do planejamento das propostas para a duplicação da rodovia, a Funai tem se manifestado contrária em relação ao traçado indicado.
O projeto executivo do lote 1 já está finalizado e, segundo o DNIT, a proposta é a "melhor em termos técnicos e econômicos". Até a noite desta terça-feira, a Funai não havia se posicionado sobre o assunto.
Ainda na semana que vem, no dia 22, será aberto o edital para a licitação das obras do lote 2.2, com 23,9 km de extensão, entre o contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Nesta terça-feira, houve pregão eletrônico para escolha da empresa que executará os serviços ligados às desapropriações das áreas marcadas nos três lotes. O nome da vencedora deverá ser divulgado até esta quinta-feira. Do site do Diário Catarinense
O motivo da discussão é a proximidade do local onde serão as obras de uma área indígena, no Morro da Palha. O edital depende de um consenso para ser lançado.
— As conversas estão bem encaminhadas. Haverá novas reuniões na próxima semana para tratar da questão em Brasília. A expectativa é de que isto esteja definido até fevereiro —, garante o superintendente regional do DNIT no Estado, João José dos Santos.
Desde o início do planejamento das propostas para a duplicação da rodovia, a Funai tem se manifestado contrária em relação ao traçado indicado.
O projeto executivo do lote 1 já está finalizado e, segundo o DNIT, a proposta é a "melhor em termos técnicos e econômicos". Até a noite desta terça-feira, a Funai não havia se posicionado sobre o assunto.
Ainda na semana que vem, no dia 22, será aberto o edital para a licitação das obras do lote 2.2, com 23,9 km de extensão, entre o contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Nesta terça-feira, houve pregão eletrônico para escolha da empresa que executará os serviços ligados às desapropriações das áreas marcadas nos três lotes. O nome da vencedora deverá ser divulgado até esta quinta-feira. Do site do Diário Catarinense
2 comentários:
Quando eu estava assistindo de camarote, a suia missu, eu fiz algus comentários nesta página pedindo socorro e em varios outros blogs, como diz um gaucho amigo meu: - eu te digo uma coisa, se o povo não acordar, eles vão dominar o brasil.
Os indigenas, não são os inimigos, o problema são as pessoas que manipulam os indigenas.
Nunca cometam a injustiça de condenar os indios, o problema é outro, podes crer!
Boa noite
E aqui no PR ,mais precisamente
na cidade de Guaira , começaram as
invasões em areas rurais produtivas.
Mas , como diz José Simão, aqui é o
país da piada pronta , pois estão a
"importar" indios do Paraguai para
complementar onde faltam....
Vide reportagem exibida hj (21/01),
pela RPC , canal12,afiliada Globo,
nos tele jornais locais , as 12 e
19 hrs .
Abraços. C.O./PR
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