Fotos que ilustram matéria do jornal canadense National Post. Notem que a censura à ação policial permitiu a ação dos vândalos contra o patrimônio público e privado, o que é inadimissível. |
É do site de Veja que recolho o texto cuja postagem faço a seguir, enquanto que as fotografias que ilustram este post são do site do jornal canadense National Post, até para mostrar como a agitação ganha destaque na imprensa internacional.
O que segue é o texto da redação de Veja que resume do que aconteceu nesta terça-feira:
As ondas de choque dos protestos iniciados há duas semanas foram sentidas de duas maneiras bem diversas nesta terça-feira em São Paulo. Cerca de 50 mil pessoas se reuniram na Praça da Sé no final da tarde e rumaram até a sede da Prefeitura de São Paulo. Ali, o grupo rachou. Uma turba acuou a Guarda Civil Metropolitana, depredou o edifício, incendiou um carro de TV e uma guarita da PM e saqueou lojas pelas ruas do centro. O restante, a grande maioria, guardou distância da violência e seguiu rumo à Avenida Paulista, por onde marchou pacificamente.
O vandalismo que tomou conta do centro de São Paulo é certamente minoritário, mas não está desconectado da série de protestos que tomam conta do país. É subproduto de um discurso irresponsável segundo o qual o uso de força policial em manifestações é um resquício da ditadura militar. Não é, como se viu nesta terça-feira.
A tentativa de tachar como ilegítima e autoritária a ação da polícia militar na quinta-feira passada – e não apenas apontar seus erros – fez com que desde ontem governadores calculassem ser mais vantajoso manter tropas “aquarteladas”, deixando cidades à mercê dos marginais. Foi assim que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi depredada ontem, e o centro de São Paulo varrido por uma horda nesta noite.
A continuação dos protestos nesta terça-feira e a promessa de novas passeatas nos próximos dias deixa os políticos aturdidos. As críticas não poupam nem governo nem oposição: um boneco incendiado em frente à prefeitura de São Paulo, representando PT e PSDB, simbolizou isso. A presidente Dilma se reuniu em São Paulo com o mentor Lula e o marqueteiro João Santana para discutir uma estratégia de resposta aos acontecimentos.
Enquanto isso, governadores e prefeitos flertam com a irresponsabilidade, condescendendo com o abatimento irrefletido das tarifas de ônibus. Até o fim do dia, pelo menos quatro capitais já haviam reduzido tarifas de ônibus, e há outros descontos em estudo.
Em São Paulo, onde os protestos começaram, o prefeito Fernando Haddad admitiu nesta terça-feira que "a decisão não é técnica, é política mesmo", deixando aberta a porta para um recuo. As contas públicas do município de São Paulo não abrem espaço para o subsídio de passagens. Alternativas para viabilizar uma redução no preço das passagens estariam nas mãos da União. Do site da revista Veja
12 comentários:
Aluízio Amorim:
Acompanhei pela TV, as manifestações populares e gostaria de acrescer que foram queimados 2 (dois) bonecos em São Paulo. Um representando o PT e outro o PSDB.
Sua exposição está perfeita e a encaminhei a um grande grupo do Google+, inclusive estrangeiros.
Obrigada, amigo e conterrâneo.
O povo não existe apenas para pagar impostos para sustentar corruptos. Um dia alguém teria que se revoltar contra o estado das coisas. Agora não adianta ficar filosofando sobre o que é o certo e o que é o errado. Essa filosofação deveria ter sido feita há muito tempo.
Caro Aluizio, eu não alcancei o dilúvio, mas pisei nas lamas dele, e acho que já vi algumas cenas desse filme. Quando uma autoridade não tem competência para responder uma pergunta ou para fazer uma análise de uma situação é melhor se esquivar, e ficar de boca fechada . Pode até receber críticas por tal atitude, mais isso não gera grandes consequências. Mas por outro lado, quando a autoridade com atitude demagógica e populista fala asneira publicamente sem refletir, endossando e por tabela incentivando quebra de normas, isso pode se tornar um componente explosivo e perigoso. Eu já vi presidente fazer política demagógica para atender seus asseclas e incentivar quebra de hierarquia dentro de instituições constituídas, e deu no que deu.
Há cinquenta anos atrás havia pouca informação, e agora existe é muita desinformação.
Num dos parágrafos do excelente artigo da professora Janaina Conceição Paschoal, ela afirma que: “quem não lê, quem não conhece, acredita apenas no mensageiro”. Assim sendo, se vamos fazer alguma coisa, precisamos saber com quem e para que.
Quanto ao movimento tão endeusado pala imprensa militante, na minha modesta opinião esta muito mais para Occupy Wall Street do que para Tea Party moviment.
Afinal, cadê o LULA ?
O Campeão em negociações, candidato eterno ao Nobel da Paz e que se fantasiou de pacificador do Oriente Médio parece que não tem coragem para mediar conflitos no Brasil.
Agora, com carinhas bem boas e meio sorridentes LULA E DILMA vêm a público dizer que ESTÃO A FAVOR das manifestações... Que isso? Estariam é com receio da população, pensariam que estariam com a faca e o queijo nas mãos, só cortar, de repente o povo acorda e diz um NÃO ao PT: PIB e crescimento do Haiti, saúde na UTI, corrupções: uma em cima da outra, obras gigantescas apenas iniciadas, corrupções de bilhões sem punição, aliança com dinossauros e carniceiros como Fidel Castro e devoção a Stálin; infelizmente os eleitores elegeram seres humanos para quem "todos os meios justificam os fins" e que disseram que esse anos "fariam os diabos"...
Sei não, mas depois das recentes manifestações estariam muito receosos, cautelosos, sabem que todos estão contra o PT, o grande culpado de tudo e que abusou da paciencia do povo!
Aguentem, doravante o possível impeachment!
A verdade é uma só. Haddad pegou um helicóptero e correu para debaixo da saia da Dilma e do sovaco do Lula, enquanto uma turba enfurecida com o aumento da passagem de ônibus ameaçava invadir a Prefeitura.
Pobres guardas quase foram massacrados pela irresponsabilidade e ausência do prefeito petista. Funcionários entraram em pânico dentro da Prefeitura.
Segundo a Folha de São Paulo, o comandante do Batalhão de Choque da PM, coronel César Augusto Morelli, também disse que poderia ter atuado se a polícia tivesse sido acionada pela prefeitura de SP.
Mas Haddad preferiu fugir e esqueceu de chamar a PM.
Aluizio
Vc que tanto pregou, em sua cruzada, contra a corrupção do PT, agora não está vendo bem o "filme" todo dessas manifestações. Suas análises foram ultrapassadas por todos os lados em que vc se posiciona. A nova geração que se manifesta é muito mais do que o grupo minoritário que sempre descambada na violência e na destruição de vidros e fachadas de bancos. Estamos perante uma geração mais informada, mais esclarecida, mais exigente e mais democrata, farta de corruptos qualquer que seja o partido de que sejam provenientes, e que grita por mais educação, melhores serviços públicos sejam transportes ou hospitais, e que não quer mais dinheiro público gasto em obras faraonicas, como são os estádios de futebol. Eles já sabem muito bem que esse caminho só serve para encher o bolso de uma minoria que sustenta partidos e politicos corruptos e que, no final, vai sobrar uma imensa divida para o povo pagar. Aluizio, esse povo já não se satisfaz apenas com samba, sexo e futebol ou como usando a velha expressão já não quer apenas de "Pão e Circo".
Cai na real, sob pena de não entenderes mais nada deste tempo que estás vivendo.
o Governo irresponsável do PT só faz jogo de cena, é tudo teatro para o eleitor ver , não existe nem preocupação muito menos vontade de resolver os REAIS problemas do Brasil e dos brasileiros. É só marketing, frases feitas, enganação e engodo na tentativa de permanecer no poder e tentar manter toda a “cumpanherada” nos seus cargos .E olha que são milhares. Governo petralha sempre foi o governo da enganação e pela enganação em proveito próprio sempre.
Aluízio são terríveis as imagens da violência em muitas cidades.O país começa a colher as sementes lulista que plantou.A bandidagem esquerdista toma conta das ruas e ninguém sabe quem é bandido e quem é mocinho!...
Anônimo,
não retiro uma vírgula das minhas análises. Basta apenas fazer uma simples pergunta: quem governa há mais de uma década? com todos os poderes, com a base alugada, etc... e que montou um cipoal de corrupção jamais vista na história da República? Esses mesmos que estão aí promovendo os atos de protesto há 10 anos votam nos candidatos do PT. Não foi portanto por falta de aviso.
Esses protestos deveriam contar com o apio maciço da policia,dos bombeiros,medicos,enfermeiros e professores,deviamos exigir o fim dos salarios de vereadores,deputados e senadores,diminuir salarios de governadores,presisdente,ministros e do judiciario que nao tem coragem de colocar de vez lula e os mensaleiros todos atras das grades....ai sim eu e mais milhoes iriamos as ruas.
Concordo como Kiko. Ao invés da polícia ir reprimir os protestos, ela deveria se unir a eles. E juntos aos protestadores deveriam estar todos os que querem um país melhor e menos corrupto.
Se alguém pensa que com eleições esse país mudará, está enganado. Tudo já foi muito bem engendrado para que o povo, através dos meios legais, não tenha mais força para nada. Esses anos todos de brutal corrupção do governo se encarregaram de montar um esquema onde o povo é chamado somente para pagar impostos e legitimar os políticos.
Postar um comentário