TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, agosto 28, 2013

CARTA ABERTA A JOSÉ SERRA ADVERTE SOBRE OS RISCOS DA DIVISÃO DO PSDB

O economista Rodrigo Constantino postou em seu blog no site da revista Veja uma Carta Aberta a José Serra, na qual expõe a sua preocupação em relação à divisão do PSDB no que respeita à candidatura presidencial tucana.

Considera que José Serra já teve a sua vez. Concorreu em duas eleições consecutivas e perdeu, sem contar que perdeu também a eleição para a prefeitura de São Paulo e, ainda que seja um quadro tucano preparado para o desempenho de cargos em nível técnico e político, sem dúvida, as medições dos institutos de pesquisa têm apontado sempre elevada rejeição ao seu nome.

Creio que a Carta Aberta de Rodrigo Constantino deve expressar o que pensa boa parte do eleitorado oposicionista. Já afirmei aqui neste blog que as circunstâncias apontam claramente que Aécio Neves será o candidato presidencial. Assim sendo, democraticamente José Serra deverá mesmo assimilar o fato. Todavia, sua insistência em concorrer impõe uma divisão no partido que obviamente o enfraquece para a batalha eleitoral de 2014.

Concordo com as colocações de Rodrigo Constantino e por isso transcrevo a sua Carta Aberta a José Serra. Recomendo aos leitores que visitem o blog do Constantino que está de ótimo nível e oferece análises pelo viés do liberalismo econômico. Aliás, algo raro na grande imprensa brasileira onde poucos são capazes de pensar com a própria cabeça e de ter coragem de ir além das louvaminhas ao poder. Leiam:


Prezado José Serra,
Não sou tucano, e tenho feito várias críticas ao seu partido. Sinto-me sob uma hegemonia da esquerda na política nacional, e creio que o senhor concordaria comigo. A “acusação” que os petistas lhe fazem, de “neoliberal” ou “direitista”, são totalmente injustas. O senhor é e sempre foi de esquerda. Sabemos disso. E eu, como liberal, tenho várias divergências, portanto, em relação ao modelo de governo, seu e do próprio PSDB.
Dito isso, meu lado pragmático reconhece que as alternativas são bem limitadas em 2014. Lá está ela, a hegemonia de esquerda. De um lado, a ideia assustadora de permanência do PT no poder, com esse aparelhamento absurdo da máquina estatal, esse nacional-desenvolvimentismo ultrapassado, essa gestão econômica incompetente, essa política externa ideológica e nefasta.
E quem está do “outro” lado, desafiando o atual governo? Temos Marina Silva, que foi PT até “ontem”, e pelos últimos 30 anos, inclusive ministra do governo Lula. Sua Rede carrega nas cores ambientalistas de forma romântica e, assim, perigosa. Sua noção de economia é limitada, e seu governo seria um grande ponto de interrogação. Ninguém sabe o que esperar.
Eduardo Campos tem encantado alguns empresários, mas vamos lá: é a “oposição” mais governista que conheço! Ainda é do governo, até hoje! No mais, seu PSB tem até socialista no nome, e temos visto o que seus governadores têm feito com os recursos públicos. Neto de Miguel Arraes, não dá para acreditar que teria uma gestão muito amigável com o mercado. Pode ser menos pior do que Dilma, mas isso, convenhamos, é fácil demais, e muito pouco.
Resta a alternativa do PSDB. Como já disse, não sou grande fã do partido. Social-democrata nos moldes europeus, ainda prega um estado intervencionista demais para o meu gosto. Mas tenho de admitir que há possibilidade de diálogo, que existem bons economistas ligados ao partido, que importantes privatizações foram feitas no passado (ainda que mais por necessidade de caixa do que convicção ideológica), assim como reformas relevantes (Lei de Responsabilidade Fiscal, câmbio flutuante e meta de inflação, tudo ameaçado hoje pelo PT).
O retorno do PSDB ao poder federal, portanto, é visto por mim como a única alternativa em 2014 que daria sobrevida às esperanças no Brasil. Haverá uma herança maldita para o próximo governo, sem dúvida. Esqueletos foram escondidos pelo atual governo, e a conta vai chegar. Mas que seja com uma equipe melhor, com bons economistas no leme, em vez de gente medíocre que nada entende, e pensa o contrário. A ignorância, quando alimentada pela arrogância, é um grande perigo.
E é aqui que gostaria de lhe pedir um grande favor. O momento é bastante delicado. Chegamos em uma encruzilhada, e o Brasil corre o risco de virar uma grande Argentina. Não é desprezível. Mais quatro anos de PT é um preço que o país não pode pagar. Será alto demais. A democracia estará ameaçada, as instituições poderão se esgarçar mais ainda, e novos ataques à imprensa são esperados.
É hora de patriotismo de todos aqueles comprometidos com o futuro do Brasil. O momento demanda atitudes nobres e corajosas, deixando-se a vaidade de lado, os interesses particulares para depois. O PSDB deve estar unido para esse combate, que já começou, com o próprio ex-presidente Lula dando a largada para a campanha antes do tempo.
O senhor teve sua chance. Por duas vezes. Não venceu. O nível de rejeição atingiu patamares elevados. Como eu disse, os mais liberais, como eu, enxergam o senhor muito à esquerda do que gostariam, e os esquerdistas preferem o PT mesmo, já que é para ter um estado intervencionista ao extremo. Eu mesmo confesso que votei no senhor, mas como escrevi em um artigo que circulou bastante à época, foi uma “escolha de Sofia”.
Até brinquei que precisei do auxílio de um Engov (sem ofensas). Não leve para o lado pessoal. É questão ideológica mesmo. Respeito o senhor como figura pública, sei que realmente deseja o melhor para o país. Apenas discordamos quanto aos meios. E agora, pelo visto, uma vez mais.
Gostaria de ser capaz de tocar-lhe o coração com essa mensagem. O Brasil precisa urgentemente se livrar do “bolivarianismo” dos petistas. Já foi longe demais. Nossa República está em xeque, e o mensalão é prova disso. Precisamos pegar o que resta de nossa “oposição” e turbiná-la, com unidade e determinação. E Aécio Neves é o nome, atualmente, capaz disso. É hora de lhe dar uma chance.
Um gesto seu de desistir do sonho da presidência, permanecer no partido, e endossar a candidatura do colega mineiro seria de enorme valia e humildade. Seria um ato patriótico. Sei que em 2010 o próprio Aécio não entrou pesado em campo para lhe ajudar na campanha. Mas espero que seja superior a isso, e mostre o poder do perdão. Picuinhas só vão prejudicar o PSDB e, por tabela, ajudar o PT.
Isso seria um duro golpe em milhões de brasileiros que clamam por mudança. Ajude esses brasileiros todos. O projeto de qualquer um que deseja construir um Brasil melhor, mais próspero e mais livre, começa com um primeiro passo fundamental: retirar o PT do poder, eliminar o risco autoritário do “bolivarianismo”, desmontar o aparelhamento do estado feito pelos “companheiros”. Contamos com o senhor nessa árdua missão.
Atenciosamente,
Rodrigo Constantino.

19 comentários:

Dimas disse...

Sou leitor e admirador de Rodrigo Constantino, mas no caso dessa carta aberta, acho que pisou na bola.
Acho que Serra deveria sair imediatamente do PSDB, ir para o PPS, saindo candidato a SENADOR por São Paulo e apoiando Geraldo Alckmin para governador e Eduardo Campos para presidente.
Serra estaria eleito de lavada, Alckmin estaria eleito no primeiro turno, e Eduardo Campos sairia de São Paulo com um caminhão de votos, indo para o segundo turno contra a presidanta.
São Paulo é um estado que tem MEMÓRIA. Quem duvida, que aguarde novembro de 2014...

klauber C. Pires disse...

Aécio Neves?

Este Senhor, segundo me consta, é viciado em drogas pesadas. Além disso, jamais ouvi de sua boca algo consistente com um mínimo discurso de oposição.

Bad cop, good cop? Não participarei de tal pantomima, e ao que me parece, a rejeição do povo ao Serra advém justamente deste fato.

Prefiro que o DEM se lance de forma independente. Indio da Costa veio falar das FARC e foi calado por...Serra! Que fale agora como candidato, mesmo que perca a eleição.

No mínimo, conseguirá identificar-se com uma grossa parcela da população que se vê sem representatividade e assim conseguri formar seu eleitorado.

A esquerda esperou cem anos para chegar ao poder. Podemos chegar lá bem antes disso.

marcio disse...

ESSE SERRA OBSESSIONADO...
Esse cara me parece um obcecado pelo poder, seria uma patologia; perder, perder e perder e nunca querer dar chance a quem não perdeu; um pedra no meio do sapato do PSDB.
Prá ser um do PT e depois se ajuntar com Lula & Cia nada a ele faltaria - JÁ FORAM COLEGAS - ou estaria nessa innsistencia dentro do PSDB pra perder de novo e tudo continuar nas mãos do PT?

Anônimo disse...

Tânia SP
Sou admiradora de Rodrigo, mas discordo de ponto de vista dele. Prq Serra tem q ceder???? em 2006 e 2010 Aécio Minas traiu o PSDB, apoiando Lula o cachaceiro e Dilma a terrorista, já poderíamos estar sem o PT no poder há muito tempo, oq fêz Aécio???? Apoio Lula e Dilma, pois aqui em SP, tenham certeza Aécio "Never" não terá votos....traiu Serra, o Partido e o Brasil, agora vem pedir União??? e oq Aécio fêz??? ele q fique c/ Minas. Ah...tem mais Serra tem "curriculum" excelente gestor, ficaria aqui enumerando oq ele já fez como governador, ministro, senador, etc....etc... e Aécio q "curriculum" tem???? é bonito...hahahah é muito pouco, eu sempre falo q Aécio é só NETO!!!!. E sem falar q o PT faria a festa c/ o tal "curriculum" dele, quem o conhece sabe......Rodrigo me poupe!!! qto as s/ argumentações, fora de "curva", só Minas e Rio conhece Aécio....fique c/ ele.

Alexandre, The Great disse...

Admiro o economista Rodrigo Constantino e concordo com muitos de seus artigos e as observações feitas por vc Aluízio; contudo esta Carta Aberta não acrescenta nada no sentido de uma vitória do PSDB contra o pt, pois o José Serra não irá se sensibilizar com ela. Ao contrário: a situação sentir-se-á fortalecida, ante uma súplica dessas. O que o PSDB precisa (e não está fazendo) é mostrar os diversos CRIMES praticados pela quadrilha há mais de 12 anos. São Paulo não se deixa enganar, mas da nascente do São Francisco para cima há uma população carente de informação e de memória, que com facilidade torna-se refém de políticos populistas e aproveitadores. A carta de Rodrigo Constantino nos emociona, mas a sua praticidade é ZERO!

Anônimo disse...

O Tania e quem traiu Serra em 2012 em S.Paulo, foi também o Aécio, ou foi a mesma burrice, que fes ele perder a eleição de 2010 para a antalouca, me diga por favor ele perdeu, para o pior ministro da deseducação que o Brasil já teve,um verdadeiro poste, por favor menos né, o Serra ja foi bananeira que deu cacho, chegou a hora dele ser patriota minha cara.

Anônimo disse...

Um cara que tem coragem de casar com uma Marta Supllicyo e' o Q ?

Anônimo disse...

Bom, eu tenho nome e vc se chama anonimo....mas vou ti responder viu anonimo???
Serra não queria se candidatr a prefeitura, só aceitou prq o Partidinho PSDbosta implorou e ele aceitou prq tem caráter, e ele perdeu prq as URNAS FORAM FRAUDADAS EM SP ou vc não sabe ou não ficou sabendo????
Aécio NEVER não ganha em SP "nem q a vaca tussa", pois NÃO tem "know how", ele só tem p/ outras coisas q todo mundo sabe e a PTralhada vai fazer a festa c/ isso.
A burrice foi do Marketeiro dele. Realmente o povo, assim como vc não tem memória, pois esquece oq os bons políticos fizeram, olha não sou sua cara, não, ta? Não lhe conhece e nem quero, pois cabecinhas pequeninas pode ficar c/ Aécio Never, ok? Ah....não perca seu tempo pra me responder, ok? seu minerim....Ah! aproveite tbm e leia oq o Klauber Pires acima escreve, apenas o primeiro parágrafo já é o suficiente, ok? se não entender eu desenho, sou exímia!!!!

Anônimo disse...

Quem traiu o Serra em São Paulo não foi o Aécio mas foi outro que ele lançou como vice-prefeito e depois ficou dois últimos anos esquecendo da cidade para criar outro partido e bandear para apoiar o adversário.Já descobriram o traidor?Caso não consigam dou outra pista.

Anônimo disse...

Até tu, Rodrigo Constantino? Conversa mais besta, a ligação do Aécio com o PT é bem conhecida.
Aécio não se comporta como candidato da oposição, não enfrenta o governo, e sempre foi "amiguinho" dos petralhas.
Aécio só quer ter visibilidade para 2018. O programa de TV do PSDB, as atitudes de Aécio e aecistas, tudo demonstra que ele só está tirando onda, se preparando para 2018.
EU NÃO VOTO NO TRAÉCIO!!!

Anônimo disse...

Tânia SP
EU TAMBÉM NÃO VOTO NO TRAÉCIO!!!!!

Ah...vejam q video lindo...lindo...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FlMns1wnUEQ


HERVAL GUIMARÃES-INFO-ELETRO disse...

Penso que aqueles que afirmam não votar no Aécio estarão na direção contrária ao objetivo principal que é tirar o PT do poder.

Reflitamos, deixemos o bairrismo de lado por um momento e sejamos antes de mais nada patriotas.
É estratégico elegermos um presidente menos esquerdista possível pelo menos até que tenhamos um partido de direita no Brasil. O PSDB é o partido de oposição dentro do espectro esquerda, o mais light, ou seja da linha Fabiana. O PSDB é bem estruturado e tem boas chances de vitória.
A esquerda Fabiana representada pelo PSDB é menos danosa que a esquerda revolucionária do PDT, PSOL, PCO, PSTU, PCB, além de que o PSDB não é sócio da organização Foro de SP o que me parece importante.

Penso que seria válido termos Aécio como candidato a presidência, com um vice do porte do Álvaro Dias ou Kátia Abreu ou ainda Índio da Costa. Se assim for teríamos a contundência do Álvaro Dias ou Kátia Abreu ou do Índio da Costa, que seriam vices de centro direita mais ou menos no moldes do passado da chapa vitoriosa FHC, Marco Maciel. Pensem nisso.

Anônimo disse...

É cômico explicar a derrota de Serra em 2012 com base no "ele nem queria mesmo". Havia novos candidatos do PSDB para a cidade. Se ele não queria o cargo, que não lutasse por ele. Agora, se ele entrou de má vontade e cedeu ao PT o terceiro cargo mais importante do país isso pesa em desfavor dele, não? Serra é um político já cansado, tem alta rejeição, infelizmente. Não adianta vociferar contra fraudes nas urnas. É fato, melhor aceitar. Ou vcs querem ver ele perder pela TERCEIRA vez para só então, talvez, se convencerem de que seu tempo já passou?

Anônimo disse...

Não voto no Aécio nem tomando 6 engovs.
Esther

Anônimo disse...

A Carta Aberta do R. Constantino, mesmo sendo cuidadosa e até humilde, acabou irritando os serristas, hein? O que falta a esses eleitores paulistas do Serra é o PRAGMATISMO defendido pelos que têm como estratégia inarredável a saída do PT do poder, este sim um câncer que corrói a nossa economia através da má condução e descarada corrupção e a nossa dignidade com uma política externa que ladra para as potências e abana o rabo, sabujamente, para as ditaduras do terceiro mundo e, especialmente, para Evo Morales que, evidentemente, tem alto poder de chantagem sobre os petistas ( qual seria o trunfo...?) . Dos possíveis próximos candidatos à Presidência com alguma seriedade, talvez mais que Eduardo Campos, Serra, cuja origem é a organização católica AP (Ação Popular) é o mais chegado à ideologia petista e assim como FHC são a banda mais light do PSDB, prova disto foi a última campanha presidencial em que Serra tentou se grudar na figura asquerosa, mas popular, de Lula: impossível ser mais lambe-botas, desastrado e desatento ao eleitor anti-PT. Portanto, pensemos ESTRATEGICAMENTE: chega de eleger populistas chegados a bolsa esmola para anestesiar a plebe ignara, é preciso dar vez à classe média tradicional, a que tem sustentado compulsoriamente os 10 anos de desgoverno petista.

Anônimo disse...

Tânia SP
NÃO VOTO NO AÉCIO NEVER NEM TOMANDO UMA DUZIA DE ENGOVS........

Quero COMPETÊNCIA e não cara "bonitinha" e tais "carismas".
Mentes pequenas, povos pequenos!!!!

Aécio é furada!!!! a vida dele é repleta de......pergunte ao PT eles sabem tudinho...tudinho...

Leiam o texto do RA, este assunto aqui da ficando muito chato....chato....entediante....fui

Anônimo disse...

Muito Paulista fanático pelo Serra, cegos não consegue enxergar, se o ídolo deles perder mais uma vez, isso vai acontecer se candidato, aí é que estará totalmente liquidado.
Hoje Serra tem 15% de intenção de voto, se contra a Dilma iniciou a campanha com 36% e perdeu...o teto do Serra é 28% daí pra baixo nunca pra cima. Parabéns ao Constantino pelo apelo!

Anônimo disse...

Deus nos livre, mas a discórdia disseminada por Serra vai acabar levando até mesmo ao estado de SP cair nas garras do PT. Se tivermos o gov federal, o estado e a cidade de SP na mão da corja, aí estamos perdidos.

Anônimo disse...

Com certeza essa Tania e petralha.