TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, novembro 12, 2013

Sponholz: Fanática por helicópteros!


3 comentários:

UMA CRÔNICA POLITICAMENTE CORRETA, ESCRITA POR UM ARAONGA: disse...


A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO CLIPE NA TRAJETÓRIA DE UM POLITICO

É feriado, 1º de janeiro. O cidadão eleito prefeito toma posse.

Dia seguinte. Prefeito eleito comparece à prefeitura. Faz o reconhecimento do gabinete, se depara com o mapa do município pendurado na parede, respira fundo e diz, emocionado, "Graças às urnas ganhei tudo isso para governar! Que presentão... quer dizer... que desafio!"

Controla a emoção, vai até a mesa de trabalho, ajeita e senta na confortável cadeira giratória. Ensaia poses e semblantes dignos de um prefeito democraticamente eleito. Não leva mais do que quinze segundos e dá três giros na cadeira, vibra igual um menino visitando o escritório do papai. Sente e curte o molejo gostoso da cadeira e lembra da mamãe querida, repetindo baixinho o que ela dizia para a comadre e a respeito dele, "Veja como esse meu filho e vosso afilhado é abençoado, esperto, sapeca... que criança alegre, feliz! Benzadeus."

Antes que alguém entre, abre a gaveta da mesa , vê uma caixinha de clipes, pega e abre, tira e segura um clipe, que aperta entre seus dedos polegar e indicador da mão esquerda, e sussurra... "O meu pai falava que um clipe, além de prendedor de papéis, tem outras funções, serve até para prender gravatas!... Um dia terei um prendedor de gravatas de ouro e cravejado de diamantes... Clipe, ó clipe! Graças às urnas, você é meu!", e dá um "selinho" no clipe. Tira a carteira do bolso esquerdo da calça, confere e confirma, além da foto com esposa e filhos, Habilitação e duas notas de 20 reais. Guarda o clipe em um compartimento da carteira. Pega e fecha a caixinha de clipes e, juntamente com a carteira, coloca no bolso esquerdo da calça.

Nesse primeiro expediente, ele se ocupa em receber a imprensa, correligionários e funcionários municipais mais graduados, o juiz, padre, pastores e delegado, enquanto a simpática copeira da prefeitura serve café e bolacha maria para o prefeito e a cada uma de suas visitas. A copeira não consegue se segurar e murmura para o prefeito, "Estou caprichando, preciso de aumento de salário, nem que seja por fora...".

Final do primeiro dia de expediente. O sorriso dele é largo, olhos radiantes e sobejando alegria. Parece um adolescente depois do primeiro beijo ganho da primeira namorada. Sai da prefeitura e passa na loja de materiais para construção, de sua propriedade. Vai até o escritório da sub-gerenta da loja. Ao tirar a caixinha de clipes do bolso esquerdo da calça, se descuida e deixa cair a carteira. Rapidamente pega a carteira do chão, mas a sub-gerenta vê a carteira recheada com notas de 100 reais. Prefeito sorri para a sub-gerenta e, diz: "Boa tarde, Srta. Cleidenir! Enquanto estive na prefeitura, a loja vendeu bem?... Aqui estão os clipes que você pediu para comprar. Não desperdice esses clipes, viu?".

Vai para a casa, dá um beijo na esposa, filha e filho caçula. Toma banho. O jantar é servido. O prefeito se despede e vai para a reunião de balanço da campanha eleitoral e ações visando compor um Legislativo pró Executivo. No Diretório do partido, cumprimenta o presidente, secretário, tesoureiro e quatro vereadores eleitos. Conversam um pouco enquanto aguardam o ex-prefeito, também do mesmo partido. Ex-prefeito chega e ele é primeiro a ser cumprimentado. O ex-prefeito quase encosta a boca no ouvido dele e, cochichando, pergunta: "Companheiro, você encontrou a caixinha de clipes que deixei de presente para você?... Para o próximo prefeito, não importa se for de outro partido, não quebre essa tradição, que significa um poderoso bastão da sorte e deve ser passado de mão em mão."

Moral da História: Na vida de um político é inesquecível o primeiro clipe ganho de presente. O primeiro clipe dá sorte e ânimo para iniciar a trajetória política e obtenção de muitos e muitos outros presentes. Os demais clipes ganhos é sinal que o político é bem sucedido, segundo uma lenda surgida em Brasília e rapidamente se espalhou por todo o Brasil.

Anônimo disse...

mulher repulsiva

Anônimo disse...

Correção: essa senhora não é catarinense mas paulista. Foi mandada para nosso Estado para enlamear a política e foi eleita para vários cargos.
O grande "filósofo" Pelé sempre teve razão: o povo não sabe votar!
Eduardo.45