TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 25, 2014

A CRUEL FACETA DO MAL VOLTA A ASSOMBRAR O BRASIL: PELAS MÃOS DE BARROSO, STF PODERÁ SUAVIZAR AS PENAS DOS CRIMINOSOS DO MENSALÃO.

A última sessão do semestre, antes do recesso judiciário de julho, poderá deixar uma marca na Suprema Corte brasileira. E, ao que tudo indica, não deverá ser uma marca boa. Sob o comando do ministro Ricardo Lewandowski e a relatoria de Luís Roberto Barroso, o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá mudar nesta quarta-feira os rumos da execução das penas dos mensaleiros condenados pelo maior esquema de corrupção do país.
A pedido de Luís Roberto Barroso, o Supremo vai analisar hoje o pedido de quatro mensaleiros – José Dirceu, Delúbio Soares, Romeu Queiroz e Rogério Tolentino – para ter direito a sair do presídio imediatamente para trabalhos externos. Alguns mensaleiros condenados a regime semiaberto chegaram a conseguir a permissão de trabalho externo na Vara de Execuções Penais, mas o presidente do STF e relator do mensalão até então, Joaquim Barbosa, revogou o benefício. Por lei – e o artigo 37 da Lei de Execução Penal é claro – serviços fora do presídio dependem de fatores como aptidão, disciplina e responsabilidade, mas, sobretudo, do cumprimento mínimo de um sexto da pena – algo que nenhum deles, por enquanto, alcançou.
Os advogados dos condenados defendem uma interpretação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que há mais de dez anos dispensou o cumprimento de uma parcela da sentença para liberar o trabalho externo. A decisão de pautar a análise desses recursos foi anunciada por Barroso um dia depois de ter herdado, por sorteio, a relatoria – na prática, o acompanhamento da execução das penas – dos mensaleiros.  "Quem está preso tem pressa", afirmou, na ocasião, sem rodeios.
A posição de Barroso não chega a ser mistério na corte: antes de chegar ao STF, ele classificou o julgamento do mensalão como um “ponto fora da curva”. Mais tarde, já no cargo de ministro, foi decisivo para reverter a condenação dos réus pelo crime de formação de quadrilha, o que atenuou as penas.
Caso o plenário decida pela liberação do trabalho externo, os mensaleiros poderão acelerar o tempo de cumprimento das penas – um dia de pena a cada três trabalhados. Delúbio Soares, por exemplo, deve receber aval para voltar a dar expediente na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e José Dirceu deverá começar a trabalhar como assessor do criminalista José Gerardo Grossi, em um escritório de Brasília. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é favorável ao trabalho externo dos mensaleiros.
Prisão domiciliar – O STF também vai discutir se o ex-presidente do PT José Genoino pode cumprir em regime domiciliar os quatro anos e oito meses de prisão a que foi condenado. Barroso já afirmou no passado “lamentar” a condenação do petista, que foi submetido a uma cirurgia cardíaca. Todos os laudos redigidos por cardiologistas, a pedido do STF e da Câmara dos Deputados, concluíram até hoje que o estado de saúde do petista é estável e não há necessidade de tratamento em casa ou em um hospital. Do site da revista Veja

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Amorim
Ainda bem que não me iludo. Lá atrás, quando os famigerados embargos infringentes foram aceitos, e atá antes disso, eu cantei a grande farsa que era esse julgamento. O corte na carne para esses caras não é nada! Vale tudo pelo "Grande Projeto" que é muitíssimo superior a qualquer prisão e acusação do que quer que seja. Tudo se encaminhando como previ.
Se o Aécio e o povo do Brasil não derem um basta, nem que tenha que correr sangue, INFELIZMENTE, os caras não vão se intimidar e vão nos empurrar goela abaixo seus propósitos.
Ao famigerado "DECRETO NEGRO", excetuando-se articulistas e opinadores independentes, o STF, a OAB e poucos políticos - porque o resto é encagaçado mesmo e sem moral - não dizem uma palavra.
Estamos nos aproximendo da esquina do nosso destino!
Abraço
Odilon Rocha João Pessoa/PB

Anônimo disse...

Este NOVATO não esta para brincar, tudo que o PT mandar fazer ele obedece, eta juiz fajuto é este.

Unknown disse...

Isto ê insignificante... O que importa é que a "copa está a todo vapor". O povo se trancou dentro das arenas e esqueceram as ruas. Enquanto os otários se divertem ( e enxem a minha cabeça com aquela corneta ridícula ), A malandragem vai fazendo o serviço sujo. Se a seleção canarinho levar esta taça então, aí é que "nóis tá fu" de verdade! Povo babaca vai ter o futuro que merece. Dalhe Chile!!!

Anônimo disse...

Vai servir de estímulo à bandidagem. Os temores no exercício do crime vão desaparecendo, à medida em que as punições (criminosos e julgadores) são cada vez mais reduzidas.

Anônimo disse...

Meu boi barroso arrebentando porteiras... legais, mas quem se importa? Daqui uns messes vão anular os processos, novo julgamento e todos os bandidos serão inocentados. Duvidam?