TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, junho 24, 2014

PERDA DE PALANQUES, ALIADOS DIVIDIDOS, VAIAS E POPULARIDADE DESPENCANDO ÀS VÉSPERAS DA CAMPANHA. TCHAU, DILMA! TCHAU, PT!

Em dezembro do ano passado, quando o Datafolha realizou sua rodada final de pesquisas sobre a sucessão presidencial em 2013, a presidente Dilma Rousseff marcava 47% das intenções de voto no cenário contra seus futuros adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Como o porcentual de brancos, nulo e indecisos atingia 23%, era possível afirmar que a petista seria reeleita no primeiro turno. Mais: na época, as sondagens mostravam que Dilma recuperava aos poucos a popularidade perdida na esteira das manifestações que tomaram o país nos meses anteriores. No último levantamento de campo feito pelo instituto, em junho, Dilma marcou 34%. Seus oponentes ainda patinam para subir, mas o desempenho da petista já não assegura a vitória no primeiro turno. Há menos de duas semanas, Dilma ouviu xingamentos e vaias das arquibancadas durante a abertura da Copa do Mundo em São Paulo e, no último sábado, teve seu nome oficializado na corrida eleitoral em uma tensa Convenção Nacional do PT. No evento, coube ao presidente do partido, Rui Falcão, verbalizar a preocupação que aflige dez entre dez dirigentes petistas às vésperas do início da campanha: "Já se tornou lugar comum dizer que esta eleição será a mais dura, a mais difícil de todas. E os fatos mostram que sim".

Rui Falcão estava certo. Nos últimos dias, até arranjos que a equipe de Dilma dava como garantidos começaram a ruir. Em menos de uma semana a presidente-candidata foi abandonada pelo PTB, que anunciou apoio a Aécio Neves, foi surpreendida pelo movimento "Aezão", no Rio de Janeiro, e agora tenta desatar nós que colocam em risco o apoio de siglas como PP e PR. O primeiro realizará sua convenção amanhã, mas sequer convidou Dilma para o evento, num sinal claro de que ela não é unanimidade. O segundo adiou a decisão para o próximo dia 30 e já deixou claro seu recado: o apoio à chapa petista está condicionado a mais cargos em seu quinhão predileto no governo federal, o ministério e as autarquias dos transportes.

Nem mesmo o PMDB facilitou a vida da presidente: a convenção do partido que definiu apoio a Dilma teve votação foi muito mais apertada (59% a favor) do que o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), planejava. Nesse caso, os entraves estarão em palanques estaduais importantes, como Bahia e Ceará.
Não é por acaso que os próprios petistas veem nessa a disputa eleitoral mais difícil desde 2002. Do site da revista Veja

7 comentários:

Anônimo disse...

Um dos recursos que os petistas no desespero total estão usando por aí para tentarem convencer, apesar de não funcionar, é: "Se com o PT está ruim, sem ele será pior".
Mas, um sujeito disse que prefere o Aécio, seguindo o que disse Tiririca: pior que tá, não fica!
Não tem mesmo toda razão?

Anônimo disse...

Aluízio,
Cuidado, se Dilma cair entra Lula no lugar e a coisa ficará feia para a oposição.
A questão é o "timer" em que Lula assumiria a candidatura, se for cedo de demais ele se queima junto, mas como Lula é esperto, será candidato na última hora, assim a oposição não terá tempo pra preparar um discurso contra ele.
Podem apostar, Lula será candidato e não Dilma.



Anônimo disse...

O lula está tão ou mais queimado que a dilma. Todo mundo sabe que toda a roubalheira que houve no Brasil nos desgovernos do PT, o responsável, é o lula fingido. Todo mundo sabe que a dilma faz o que o lula manda.

"Se com o PT está ruim, sem ele será pior."

Se com o PT está ruim, se o ele ganhar, a coisa vai piorar e muito. Para os militontos que vive da boquinha do suado dinheiro dos nossos impostos fazendo propaganda para o PT, vai piorar mesmo porque perderão a boquinha de ganhar dinheiro fazendo propaganda.
Por estas e outras razões devemos todos votar na oposição porque este dinheiro das propagandas, pode ser investido na saúde.

TERMINATOR disse...

É isso aí. Vão brincar de União Soviética nos quintos dos infernos, PT de uma figa. Aqui não mais. Pena que o que esse bandidos vermelhixos já roubaram não será devolvido jamais.

Anônimo disse...

Cabisbaixa assim, so pode estar ouvindo o hino nacional, o AINDA hino brasileiro, que não revogou por milagre, diga-se...

Anônimo disse...

o Barba nao vai entrar no lugar de ninguem...

esta se pelando de medo de perder...

e as chances sao grandes...

obs.: pô, Aluizio, é dureza esse teu verificador de robos, hein?

agora me aparece um codigo em russo, ucraniano, sei la, para confirmar meu comentario....

ai fica difirci dimais!..ehehe

Anônimo disse...

Pelo que tudo indica, o estado de saúde do Lula é péssimo e ele pode estar tratando um câncer no pulmão. Será proveniente de uma metástase provocada pelo câncer de laringe. A informação sobre o estado de saúde dele estava sendo mantida em sigilo e acabou escapando, por isso não tivemos a volta do Lula.

Mesmo com a popularidade da Dilma em baixa, a imagem do Lula anda bem ruim também perante os brasileiros, ainda mais que ele adotou uma postura grosseira, debochou dos brasileiros e fomentou o ódio entre ricos brancos e pobres e entre outras classes.