Uma nova pesquisa eleitoral do instituto Ibope sobre eleição presidencial indica que a presidente Dilma Rousseff tem 39% das intenções de voto. Já Aécio Neves, do PSDB, tem 21% e Eduardo Campos, do PSB, 10%. Os votos brancos e nulos somam 13%. Como os dez concorrentes de Dilma têm, somados, 40% das intenções de voto, haveria segundo turno. No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, Dilma aparecia com 40% das intenções de voto. Aécio tinha 20% e Campos, 11%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O levantamento simulou um eventual segundo turno. Nesse cenário, Dilma venceria Aécio Neves com 43% dos votos, ante 30% do tucano. Os votos brancos e nulos somam 19%. Se a disputa fosse com Campos, Dilma manteria os 43% de votos, contra 27% do adversário. Nesse caso, os votos brancos ou nulos sobem para 21%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de junho, na sequência da abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho, quando a presidente foi alvo de vaias e xingamentos no estádio Itaquerão, em São Paulo. Foram ouvidas 2002 pessoas em 142 municípios.
Na chamada pesquisa instantânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Dilma tem 25% das intenções de voto. Aécio tem 11%, Eduardo Campos 4% e o ex-presidente Lula, 3%. Os votos brancos e nulos somam 16%.
Aprovação do governo - A pesquisa apurou ainda uma queda na aprovação do governo Dilma Rousseff: entre março e junho deste ano, caiu de 36% para 31% o número de entrevistados que avaliam o governo como ótimo ou bom. Já o índice de reprovação subiu - passou de 27% para 36% o porcentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo. Já o porcentual da população que aprova a maneira de governar da presidente Dilma caiu para 44%. Ao todo, 50% dos entrevistados desaprovam a maneira de Dilma governar.
A confiança na presidente também caiu: 52% não confiam na presidente, ante 47% registrados em março. O levantamento constatou que, quanto maior o grau de instrução, menor o indice de aprovação ao governo. Entre os entrevistados que têm até a quarta série do ensino fundamental, 44% consideram o governo ótimo ou bom. Entre aqueles com ensino superior, o índice cai a 22%.
Os principais problemas apontados no governo Dilma são saúde (78%), impostos (77%) e segurança pública (75%). Nota-se, portanto, que o programa Mais Médicos, uma das principais vitrines do governo e promessa que integrou os cinco pactos firmados por Dilma em meio aos protestos do ano passado, não surtiu efeito na popularidade da presidente. Outro carro-chefe da campanha petista, a política de combate à pobreza, tem 53% de desaprovação.
Rejeição - Dilma é a candidata com maior índice de rejeição, de acordo com o levantamento: 43% dos entrevistados afirmam que não votariam na petista de jeito nenhum. Já e relação a Aécio, a taxa é de 32% e a Campos, 33%. Dilma, contudo, é a candidata mais conhecida entre o eleitorado. Apenas 1% afirmou que não a conhecia o suficiente para opinar. Quando questionados sobre Aécio, o porcentual é de 20%. Campos é desconhecido de 25% do eleitorado. Do site da revista Veja
8 comentários:
e isso sem Aecio fazer campanha!
a governanta esta todos os dias na tv, ate quando nao deve, e nao ha mais o que se expor dela...
se é rejeitada, é porque todos a conhecem muito bem e não a querem mais...
ponto final.
thcau, PeTê!
Pesquisa ainda manipulada, a chefe da quadrilha tem um % bem menor, mais como os bandidos que pagam a conta, é manipulada.
FORA PT
QUEM TE VI, QUEM TE VÊ, HEM PT?
Muitos esqueceram que antes de Lula subir para o poder era duríssimo crítico de COLLOR, SARNEY E MALUF, esse então, o mais esculhambado de todos para eles e depois na cara dura, por interesses, AJUNTOU-SE A TODOS ELES!
Que ética dos oportunistas, hem?
Assim, passou defender os traficantes das FARC, apoio à bandidagem, luta de classes, fomentando o odio entre pessoas e grupos, nunca assume nada de errado, a culpa sempre dos outros e além de incompetentes e extremamente corruptos e desviadores de dinheiro para outros países comunistas na pior, pois comunismo além de um regime antiquado, obsoleto, é a cara da miserável favela Cuba, que uma das fontes de renda é exportar escravos.
Eu não acredito nestas pesquisas. O sentimento de revolta com a dilma, lula e petralhada toda, é muito grande. Não se deixem levar por pesquisas. Vamos todos votar na oposição.
OFF TOPIC.
Desculpem!
Chega ser revoltante ver as imagens dos Black bloc, quebrando, incendiando, vandalizando, etc., e a policia em vez de cercar e baixar o cacete pra valer nesses comunistas paus mandados do PT; vai caminhando vagarosamente enquanto os vândalos vão quebrando tudo… Algo esta errado no modo que a PM esta agindo contra esses vagabundos…
E DEPOIS da Copa?
.
#VaiTerHexa?
ÓTIMO; ainda bem que Aécio parou com discurso acadêmico - fica para depois - e PARTIU PARA CIMA DO PT NO BERRO, mostrando suas corrupções!
Acho que seu crescimento pode ser por causa de suas novas posturas, partindo para cima, da mesma forma que Lula e seu PT desesperado faz!
votarei na oposição e levarei só em casa mais dez votos juntos. Estou em intensa campanha (gratuita) nas redes sociais contra os CORRUPTOS!
Postar um comentário