TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, outubro 09, 2014

FABULOSA VIRADA DE AÉCIO NEVES: LARGA NA FRENTE NO 2º TURNO E TEM PREFERÊNCIA DOS ELEITORES EM TODO O BRASIL.

Foto de Pedro Ladeira da Folha de S. Paulo
Os resultados aferidos pela pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada com exclusividade por ÉPOCA, indicam que o PT deverá enfrentar a partir de agora sua campanha de segundo turno mais difícil desde que o partido conquistou a Presidência. Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva terminou o primeiro turno como o mais votado e manteve essa liderança durante todo o segundo turno, conforme as pesquisas de intenção de voto.
O mesmo ocorreu em 2006, também com Lula, e em 2010, com Dilma Rousseff. Em desvantagem, os candidatos tucanos José Serra (2002 e 2010) e Geraldo Alckmin (2006) foram obrigados a lutar contra deserções em suas campanhas e dificuldades de arrecadação, além, é claro, de terem sido obrigados a criticar duramente os líderes em busca de reduzirem a diferença. Numa campanha de segundo turno, gastar a maior parte do tempo de rádio e televisão com ataques costuma gerar desgaste e aumentar a rejeição. 
UM RESUMO DOS NÚMEROS
Outra dificuldade para a candidatura de Dilma Rousseff, conforme a pesquisa, diz respeito às classes sociais. O levantamento indica que um dos pilares desta eleição pode estar ruindo, a força do PT entre o eleitorado mais pobre. No recorte por renda, Aécio Neves (PSDB) está na frente de Dilma Rousseff (PT) em todos os quesitos, inclusive entre os eleitores com até dois salários mínimos por mês, apontados pelos especialistas como fiéis aos candidatos do PT.
Aécio tem 46% da preferência dos eleitores com renda mensal de até dois salários mínimos. Dilma tem 43%. Na outra ponta do estrato social, a faixa de quem ganha mais de dez salários mensais, Aécio também está na dianteira, com 53% contra 41% de Dilma. Nas faixas intermediárias, a chamada “nova classe média” ou “classe c”, o Aécio tem 52% entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos e 50% entre os ganham de cinco a dez salários mínimos. Dilma tem 40% nessas duas faixas.
Se Aécio abriu vantagem sobre Dilma no recorte por renda, a atual presidente e candidata a reeleição está na frente na região Nordeste: 55% para Dilma contra 36% de Aécio, tradicional reduto do PT conformem demonstraram as três últimas eleições presidenciais. Nas demais, regiões, Aécio lidera, com vantagem mais expressiva no Sul (58% a 35%). Do site da revista Época

Um comentário:

Anônimo disse...

a cara de "animado" do Çerra é impressionante...

em todas as fotos é essa cara de quem esta ali por pura obrigação...