TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, dezembro 21, 2014

OPERAÇÃO LAVA-JATO ESTÁ LONGE DE TERMINAR E AVANÇARÁ AO LONGO DE 2015. OS GATUNOS DO PT E SEUS SEQUAZES SABEM DISSO. ESTÃO APAVORADOS!

Juiz Sérgio Moro
Este artigo do Elio Gaspari diz muito sobre  sobre a Operação Lava-Jato, ou seja, que está longe de terminar e avançará ao longo de 2015. Em certa medida, é muito parecida com a “Operação Mãos Limpas” italiana que começou em 1992, com a investigação de um gatuno banal e terminou como uma das maiores faxinas ocorridas na Europa e obrigou o primeiro ministro italiano ao exílio voluntário.
Gaspari se vale de um artigo do discreto juiz Sérgio Moro, que conduz o inquérito da Operação Lava-Jato. Vale a pena ler. Os gatunos do PT e seus sequazes estão vendo apenas o começo da encrenca. Leiam:
Clique AQUI para ler na íntegra o artigo de Sérgio Moro que serviu de base para o escrito de Elio Gaspari.
O juiz Sergio Moro, que conduz o processo das petrorroubalheiras, fala pouco e não polemiza para fora. O que ele está fazendo, todo mundo sabe.
O que ele quer fazer, e como quer fazer, parece uma questão aberta. Em 2004 Moro publicou um artigo intitulado "Considerações sobre a Operação Mani Pulite" na revista da revista CEJ, do Conselho da Justiça Federal. Está tudo lá.
A "Operação Mãos Limpas" italiana foi uma das maiores faxinas ocorridas na Europa. Começou em 1992, com a investigação de um gatuno banal.
A magistratura, o Ministério Público e a polícia puxaram os fios da meada, investigaram 6.000 pessoas e expediram 3.000 mandados de prisão. Caíram na rede 872 empresários (muitos deles ligados à petroleira estatal) e 438 parlamentares.
O serviço provocou a queda e o exílio voluntário do primeiro-ministro Bettino Craxi. Ele dissera o seguinte: "Todo mundo sabe que a maior parte do financiamento da política é irregular ou ilegal". (Craxi morreu anos depois, na Tunísia.) A faxina destruiu a mística dos dois grandes partidos do país, o Socialista e a Democracia Cristã.
Eles dominavam a Itália desde o fim da Segunda Guerra. Passados dois anos, minguaram. O PS teve 2,2% dos votos, e a DC, 11,1%.
A corrupção política italiana assemelhava-se bastante à brasileira na amplitude, na naturalidade com que era praticada e até mesmo na aura protetora e fatalista que parecia torná-la invulnerável.
No seu artigo, Moro mostra como a implosão da máquina de políticos, administradores e empresários levou à "deslegitimização" de um sistema corrupto: "As investigações judiciais dos crimes contra a administração pública espalharam-se como fogo selvagem, desnudando inclusive a compra e venda de votos e as relações orgânicas entre certos políticos e o crime organizado".
O Moro de 2004 diz mais: "É ingenuidade pensar que processos criminais eficazes contra figuras poderosas, como autoridades governamentais ou empresários, possam ser conduzidos normalmente, sem reações. Um Judiciário independente, tanto de pressões externas como internas, é condição necessária para suportar ações dessa espécie. Entretanto, a opinião pública, como ilustra o exemplo italiano, é também essencial para o êxito da ação judicial."
Os juízes: "Uma nova geração dos assim chamados 'giudici ragazzini' (jovens juízes), sem qualquer senso de deferência em relação ao poder político (e, ao invés, consciente do nível de aliança entre os políticos e o crime organizado), iniciou uma série de investigações sobre a má conduta administrativa e política".
A rua: "Assim como a educação de massa abriu o caminho às universidades para as classes baixas, o ciclo de protesto do final da década de 60 influenciou as atitudes políticas de uma geração".
"Talvez a lição mais importante de todo o episódio seja a de que a ação judicial contra a corrupção só se mostra eficaz com o apoio da democracia. É esta quem define os limites e as possibilidades da ação judicial. Enquanto ela contar com o apoio da opinião pública, tem condições de avançar e apresentar bons resultados."
As malas: "A corrupção envolve quem paga e quem recebe. Se eles se calarem, não vamos descobrir, jamais."
As confissões: "A estratégia de investigação adotada desde o início do inquérito submetia os suspeitos à pressão de tomar decisão quanto a confessar, espalhando a suspeita de que outros já teriam confessado e levantando a perspectiva de permanência na prisão pelo menos pelo período da custódia preventiva no caso da manutenção do silêncio ou, vice-versa, de soltura imediata no caso de uma confissão."
A imprensa: "As prisões, confissões e a publicidade conferida às informações obtidas geraram um círculo virtuoso, consistindo na única explicação possível para a magnitude dos resultados obtidos pela operação mani pulite."
Serviço: o artigo de Moro está na rede. Não tem juridiquês.

8 comentários:

nelci lima disse...

REZO TODOS OS DIAS PELO DR SERGIO MORO ARA QUE NAO LHE FALTE CORAGEM, AUDACIA E COMPROMISSO COM A VERDADE E TAMBEM PARA QUE NADA DE MAL LHE ACONTECA.

Anônimo disse...

É... vamos ver se vamos ver gatuno político e político gatuno no xilindró. Não em férias compulsórias, como aquelles petralhas que passaram uma temporada na Papuda...

Anônimo disse...

Se o Brasil sobreviver à sofisticada organização criminosa, e renascer, o juiz Moro será o heroico parteiro de novos tempos para a Nação.

fred oliveira disse...

A opinião pública está do lado do juiz Sérgio Moro e da lava jato. A sangria da corrupção, levada ao extremo nos governos Lula e Dilma não pode continuar. Se queremos o brasileiro decente interessado na política precisamos ver os poderosos punidos, sejam eles quem forem.

TERMINATOR disse...

Juiz Sérgio Moro, exemplo para todos os Magistrados do Brasil. Mas uma parte muito grande, infelizmente, não serviria nem para árbitro de futebol.

Diogo disse...

Me assusta muito o trato ao jovem juiz Moro. Me assusta ver que o jeito correto de um magistrado agir, merecer tantos elogios, tratamento de herói, etc, como se ele estivesse fazendo algo além de sua função! Triste viver em um País assim. Demais a mais, sou paranaense, e acompanhei a carreira deste magistrado....torço para que ele tenha, com esta década que passou, melhorado suas avaliações, afinal, lugar de canalha é na cadeia. Porém, não entrarei em detalhes...acredito que muitos aqui conseguem obter informações a respeito do já citado magistrado, e seu comportamento em casos anteriores, como os meios em que obteve as condenações no caso Banestado, ignorando os principais responsáveis, obtendo provas ilegais, ignorando inclusive a defesa daqueles que ele resolveu condenar.... era cotado por Dilma para o STF, porém com as delações vazadas aos jornais (sem a permissão do juiz), teve que modificar seus planos. Por último, lembrem se que nomes no caso Banestado não vazaram.

Quero muito que o juiz tenha mudado, mas, pelo passado, não confio nele. Os últimos que viviam denunciando muito, caíram feio, casos como Satiaghara e o senador Demóstenes.

Anônimo disse...

Assunto: Por que ninguém divulga isso?
AS DELAÇÕES DO CAPITÃO DE MAR E GUERRA SERGIO LUIZ DA MOTTA ZOROVICH.
AS DUAS DELAÇÕES DO CAPITÃO DE MAR E GUERRA SERGIO LUIZ DA MOTTA ZOROVICH AO BRASIL QUEM A MIM CONHECER E CONFIAR QUE REPASSE, POR TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AO BRASIL E AO ESTRANGEIRO.

PRIMEIRA DELAÇÃO
CARTA A NAÇÃO BRASILEIRA _ DELAÇÃO
AQUI ESTÁ UMA BOA PARTE DO BOJO DO ICEBERG DA CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS.
ATÉ AGORA FOI MOSTRADO E APURADO APENAS A PONTA DESTE ICEBERG
EU TENHO TODO O BOJO E O NOME :
1 _ ” PETRONEC ” = SISTEMA ELETRONICO DE LICITAÇÕES DA ESTATAL QUE É CONTROLADO POR UMA MULTINACIONAL CHAMADA ” BUREAU VERITAS ” , LEIA-SE AQUI O NOME DE RENATO DUQUE , DILMA VANA ROUSSEF E LUIZ INÁCIO DA SILVA.
2_ EXPORTAÇÃO DE ÓLEO COMBUSTIVEL SUBSIDIADO , SENDO ESTE UM DOS 10 MAIORES ÍTENS DE EXPORTAÇÃO DO BRASIL.
LEIA-SE AQUI O SENADOR SÉRGIO MACHADO PRESIDENTE DA TRANSPETRO E DELATADO POR PAULO COSTA., DILMA VANA ROUSSEF E LUIZ INACIO DA SILVA
OBS : NESTE SEGUNDO ÍTEM , APENAS PELAS MINHA MÃOS E APENAS NO PORTO DE SANTOS , PASSARAM EXATAMENTE 100.000 GUIAS DE EXPORTAÇÃO .
QUEM NÃO SE LEMBRA QUE EM 2008 HOUVE A OPERAÇÃO DA POLICIA FEDERAL REFERENTE A ” MÁFIA DO ÓLEO ” ???
POIS BEM , EU TIVE ACESSO AO INQUÉRITO VIA UMA ALTA AUTORIDADE NAVAL.
A OPERAÇÃO FOI POSTERIORMENTE ABAFADA MAS , A 20 METROS DE ONDE EU ESTAVA FOI ASSASSINATO A 32 VÍTIMA . POIS BEM 32 MORTOS DEVIDO AO QUE CITEI ACIMA NOS PORTOS DE PARANAGUÁ , SANTOS , RIO DE JANEIRO E , VITÓRIA.
TIREM SUAS CONCLUSÕES …………………….
POIS BEM , SE ESTES 02 ÍTENS FOREM EXPLICITADOS , A ESTATAL BRASILEIRA QUEBRA POIS NÃO HÁ RECURSOS NO TESOURO NACIONAL QUE A SUSTENTE O ROMBO E O ROUBO.
ESTES 02 CASOS ESTÃO SENDO ABAFADOS POR TODOS OS CONGRESSISTAS UMA VEZ QUE GRANDE PARTE MAMA NAS TETAS DESTA CORRUPÇÃO ACIMA MENCIONADA.
ESTES 02 ÍTENS SE ABERTOS A UMA INVESTIGACÃO PROBA , DERRUBA E PRENDE DILMA VANA ROUSSEF, LUIZ INÁCIO DA SILVA, DUAS CENTENAS DE PARLAMENTARES E CENTENAS DE AUTORIDADES E EMPRESÁRIOS.
O ESTADÃO SABE DISSO.
QUERO SABER POR QUE O BOLSONARO NÃO DELATOU NO PARLAMENTO TAL FATO POIS ELE SABE ????????????????????????????
EIS PORTANTO A MINHA DELAÇÃO.
QUE OS JORNALISTAS INVESTIGATIVOS HONESTOS DO BRASIL E ESTRANGEIRO PESQUISEM POIS DA APURAÇÃO OFICIAL NUNCA SAIRÁ UMA PALAVRA..
O SENADOR ÁLVARO DIAS JÁ ME BLOQUEOU TOTALMENTE OS ACESSOS DE COMUNICAÇÃO POR CAUSA DESTES 2 CASOS.
OBRIGADO
SERGIO LUIZ DA MOTTA ZOROVICH
CAPITÃO DE MAR E GUERRA
PRESIDENTE DO GRUPO ZOROVICH
OBS : DE 2.000 ATÉ JANEIRO DE 2013 PRESTEI SERVIÇOS A PETROBRAS.
SEGUNDA DELAÇÃO AO BRASIL
PARTICIPO QUE NA SEXTA FEIRA ANTERIOR A SEMANA DAS ELEIÇÕES , NA CIDADE SÃO PAULO , A ALTA DIREÇÃO DO GRUPO FOLHA , NO QUAL ESTÁ O PASQUIM FOLHA DE SÃO PAULO , RECEBEU NA SUA SEDE PARA UM ALMOÇO SECRETO , A ALTA DIREÇÃO DO GRUPO ODEBRECHT.
ACREDITO QUE NINGUÉM TENHA DÚVIDA SOBRE O ASSUNTO.
AQUELES QUE SE INTERESSAREM E POSSAM , QUE FAÇAM SUAS INVESTIGAÇÕES.
AQUI FAÇO QUESTÃO DE AFIRMAR QUE TENHO DUAS CARACTERÍSTICAS DE BERÇO :
1_ EU NÃO MINTO
2_ SOU HONESTO
OBS : ATÉ JÁ TENTARAM POR DUAS VEZES JUNTO AS ALTAS AUTORIDADES DO BRASIL , QUEBRAR A MINHA CREDIBILIDADE MAS , NÃO CONSEGUIRAM.
UMA DELAS CHAMA-SE MARIA DAS GRAÇAS , PRESIDENTE DA PETROBRAS , QUE FOI A BRASÍLIA PEDIR A MINHA PRISÃO..
E ASSIM FOI DECRETADA A VITÓRIA DE DILMA VANA ROUSSEF.
MUITO OBRIGADO
SERGIO LUIZ DA MOTTA ZOROVICH
CAPITÃO DE MAR E GUERRA
PRESIDENTE DO GRUPO ZOROVICH

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Lí todo o artigo e adorei. De fato, a linguagem é clara e sem juridiquês e tb uma bela aula sobre a operação Mãos Limpas. Como a Itália é parecida com o Brasil, né. Impressionante!, os mesmos métodos de corrupção e mentiras. É até engraçado, apesar de trágico. Abs.
Esther